set 10 2007

Faltam menos de 100 Km!!! (A Saga do Caminho 25)

Samos – Portomarín: 41,54 Km
Não houve escapatória, de Samos até Sarria são cerca de 8 quilômetros sem nenhuma cidade, mas a paisagem da Galícia é super verde e pode te surpreender a cada momento. Se em Castilha pela manhã podia fazer um pouco de frio, aqui é quase certeza que de manhã fará frio e perto das 12:00 muchíssimo calor. A umidade é alta, e de manhã ao peregrino lhe acompanha a neblina que deixa tudo meio fantasmagórico, não no sentido que te dê medo ou coisa parecida, e sim que tudo se reveste de uma atmosfera de mistério!
Image00014 Image00015

E também não houve escapatória na saída, tivemos que sair:às 06:00 da manhã do Monastério de Samos, acordar com os monges (hehehehehehe). Ainda estava escuro, e nós demos o presente de sentar em uma cafeteria e passar quase uma hora comendo torradas, tomando café e apreciando o grande movimento de peregrinos. Quando resolvemos começar a caminhar já éramos os últimos da fila, para variar … Mas não nos importava nada, este era nosso ritmo.

Sarria é uma cidade relativamente grande, com muitos albergues e serviços. Caso necessite baixar as fotos da máquina fotográfica, aqui é um bom lugar, ou comprar algo. Eu consegui perder meu chapéu na saída, deu bobeira, fiquei triste porque faltava tão pouco, até este momento não havíamos deixado nada prá trás, o que é um exercício de memória e paciência, porque todos os dias você faz e desfaz a mochila. Nesta foto eu estou em Sarria com meu chapéu novo. Nem pense em andar sem proteção para a cabeça, não dá pé!
Image00016 Image00017

Esta etapa é emocionante porque você se depara com o aviso que te faltam apenas cem quilômetros, te entra uma alegria, uma vontade de pular, de abraçar, sei lá …
Image00019 Image00018

Depois de subidas e descidas duras, muito asfalto, chegamos a cidade de Portomarín, e de longe você vê esta cidade lá no alto, com sua pequena igreja do século XII, que teve que ser retirada das margens do rio para que não desaparecesse, e foi remontada pedra por pedra na praça principal. Esta cidade oferece muitos albergues públicos e privados.