Guias de Viagem e Arte

 
 
set 23 2006

A chegada a La Rioja (A Saga do Caminho 7)

Acordamos cedo, já não via a hora de sair da pocilga. Foi uma noite tremenda …
Caminho de Santiago

Neste dia fizemos 32 Km, de Los Arcos à capital da Comunidade Autônoma de La Rioja – Logroño. Passamos por Torres del Río, e entramos em Viana. Esta cidade foi fundada no século XIII, e possui muitas construções históricas. Uma delas é esta Igreja – Santa María, com portadas côncavas e repletas de relevos. Nesta igreja está enterrado o filho do Papa Alejandro VI – César.

Os Borgia eram de Valencia e foram grandes personagens históricos (e um tanto quanto depravados!). Esta para estrear por aqui um filme que vai contar um pouco da história dos Borgia.
Caminho de Santiago

De Viana a caminho de um outro estado español. As comunidades autônomas são mais ou menos como nossos estados. Chegamos a Logroño e claro que já não havia lugar no albergue, mas tchan, tchan, tchannnnnnnnn, tinhamos uma reserva na Residência Universitária. Acontece que a residência estava a 1,5 Km da entrada da cidade. Este último kilômetro foi difícil, e cheguei me arrastando.
Caminho de Santiago Caminho de Santiago

Gostei muito de Logroño, apesar de meu estado catastrófico (hehehehehe). A cidade tem 135.000 habitantes. Já foi palco de muitas batalhas em todos os sentidos, por exemplo em 1572 tornou-se a sede do Tribunal da Santa Inquisição. Aonde em 1610, quarenta mulheres que viviam perto das cavernas de Zugarramundi foram julgadas e doze foram condenadas à fogueira por bruxaria. Atualmente, realizam-se festas nestas cavernas, relembrando estas mulheres que provavelmente apenas se reuniam para comer e dar boas risadas, mas que foram condenadas por práticas demoníacas.

Este é apenas um dos vários episódios desta capital da terra do vinho. La Rioja é sinônimo de bom vinho espanhol. Quando se entra nesta comunidade, as videiras ganham protagonismo. Por todos os lados, e o caminho de Santiago passa por dentro de diversas fazendas vinícolas. É uma paisagem única e deliciosa! E é melhor aproveitar cada minuto, porque em breve sairemos de La Rioja e entraremos na enorme Castilla-León.
Siga a gente no Instagram, clicando
Posts relacionados:
Tudo que é bom … (de Saint-Jean-Pied-De-Port a Roncesvalles)
Dificuldades … (de Roncesvalles a Zubiri)
Eu x Eu (de Zubiri a Cizur Menor)
Perdão e Reflexão (de Cizur Menor a Puente de la Reina)
Eu necessito … (de Puente de la Reina a Estella)
Da fonte de vinho a pocilga (de Estella a Los Arcos)

Imagens: turomaquia_2006

4 Comentários

  1. Astroyorch

    A mi la llegada a Logroño se me hizo muy dura. Yo hice exactamente la misma etapa: Los Arcos-Logroño, y el tramo de bajada al final me dejó las rodillas para el arrastre… De todas formas, recuperarse es más fácil ante un buen vino.Muchos besitos desde TenerifeJorgePD.,- Ya deposité la tesis en la Comisión de Doctorado de la Universidad.Fecha de defensa provisional: 18 de Diciembre

    responder
  2. Astroyorch

    Ah, se me olvidaba… En Noviembre vamos al Womad (Ani y yo). Espero que nos veamos, y así conoces a mi churri…

    responder
  3. Silvia Oliveira

    Sabe o que me impressiona? Sua capacidade de sair sorrindo em to-das as fotos! Além do texto ser atraente e conquistador, as fotos são só emoção e alegria!Beijos!

    responder
  4. Morgana

    Patrii!!!Não me admiro que cada um que lê sua história se facina e lê cada palavra com a mesma cede com que se estivesse caminhando os 800km. A expectativa torna-se semelhante aos capítulos finais das novelas…Apenas hoje que fui ler sua saga e estou adorando todas as histórias! Me lembra muito quando assistíamos suas aulas em que cada dia era uma nova inspiração, uma novidade a conquistar todo mundo.Agora espero a continuação de tudo isso e acabarei me obrigando a entrar aqui freqüentemente para não perder as novidades assim que escrevê-las…HeheheTudo isso, de certa forma, me inspira, e muito… e vc sabe para que!Planejar e realizar!!! Viajar! Conhecer! Viveeer!Beijooooos

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Toda vez que entro no Louvre tiro uma foto com uma escultura que me emociona. Aquela primeira obra que acendeu dentro de mim uma vontade louca de entrar nesse museu. Ela, a Vitória de Samotracia. 
Uma escultura grega de 190 a.C. E você, qual é a obra de arte que mais te emociona?

#louvremuseum #vitoriadesamotracia #paris #arte #artegrega
  • Para Paris levei esta mochila da Pull & Bear (irmã da Zara). Ela imita as famosas mochilas suecas Kanken, portanto não pesa nada e aguentou bem meu equipamento de filmagem. O que você leva quando viaja? Bolsa, mochila, pochete? 
Foto by @curitidoce tirada no Jardin des Tuileries.

#mochila #pullandbear #paris #parislovers #jardindestuilleries
  • Uma semana cheia de energia e amor para todos nós 💕💕💕 #torreeiffel #parislovers #paris #happymoments
  • As cores do outono no local que inspirou a High Line de New York (quem me contou foi a Natália do @destinoprovence ). O Coulée Verte é um parque elevado de 4,5 km construído sobre um viaduto ferroviário que estava abandonado no 12º arrondissement de Paris. 
É um passeio lindo. Dá para fazer até um picnic por lá na hora do almoço.

#couleeverte #paris #parque #parislovers
  • Em 2011, nossos irmãos Campana redecoraram o café do relógio do Museu D’ Orsay. Era o único que eu ainda não havia testado, mas nesta última viagem almocei por lá.

Adorei o atendimento e a comida. O preço é o esperado em um café de museu. Por uma sopa e uma taça de vinho paguei 14€. Tudo delicioso 😜

#irmaoscampana #parisfood #parislovers #paris #museudorsay
  • Olha ela vista do terraço do Arco do Triunfo. Como muitos de vocês comentaram na foto que coloquei do Arco, o legal é subir um pouco antes do sol se pôr e ver o entardecer lá de cima. É algo mágico ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ É um dos poucos monumentos que fica aberto até tarde.

#leCMN #ArcDeTriomphe #paris #parislovers #arcodotriunfo

Follow Me!