• O que fazer em Curitiba
  • Guia Museu do Prado
  • Saiba + sobre o Caderno de Viagens

Guia do Museu do Prado: o 1° guia Turomaquia para começar a viajar na arte!

Postado em 01.setembro.2011

Capa - Guia Prado

prado-1
Eu sou apaixonada por museus. Ok, até aí você deve estar pensando, isto não habilita ninguém escrever sobre arte e museus. Acontece que sou formada em Artes Plásticas. Trabalhei anos em diferentes museus de Curitiba e também aqui em Las Palmas de Gran Canaria (Espanha). Fui professora de Artes e de História da Arte da Educação Infantil até o Mestrado. Escrevi material didático de Artes Visuais e Teatro. Por fim, uma tese sobre “Turismo Cultural e Museus”.

Mas acho que de verdade, o mais importante, é por onde comecei: SOU a LOUCA dos MUSEUS! Tentando espalhar este amor, vi que a melhor maneira seria criando guias sem complicações. O mais chato para quem não está acostumado com a arte, deve ser pagar por um audio-guia que ao invés de explicar, confunde. Ou que ao falar de uma obra que está na tua frente, utiliza referências de outro pintor ou obra que você nunca ouviu falar na vida!

Com isso na cabeça, acabo de escrever o primeiro guia Turomaquia, que vai fazer parte de uma série chamada: Viajando na Arte. O museu escolhido foi o 11º. museu de arte mais visitado do mundo: o Museu do Prado. O mais importante de Espanha. E uma daquelas visitas obrigatórias na capital.

prado-2
Prá começo de conversa, desenvolvi 10 passos para que qualquer pessoa se divirta mais do que nunca visitando qualquer tipo de museu. No guia chamei estes passos de: Mandamentos para se divertir à beça em um museu.

mandamentos-visita

Continuo com curiosidades sobre o lugar, por exemplo, porque o Prado leva este nome, ou qual é o maior quadro exposto por lá. São duas páginas sob o nome: “Você sabia que …”.

Depois entramos de cheio na coleção do museu, no “Imperdível no Prado”. O museu tem um montão de obras expostas, que obviamente num dia ninguém consegue ver. O melhor numa primeira visita é escolher aquilo que você só pode ver no Museu do Prado. Como assim? Em nenhum outro museu do mundo vai ver tantas obras de Diego Velázquez e tampouco o quadro que em 1985 foi considerado um dos melhores da pintura ocidental!

Com estes critérios selecionei uma série de obras de 3 artistas. Mas nada de linguagem técnica ou chatices. O que pretendo é que você curta muito a visita e que perceba que a arte é acessível a todos. Que é questão apenas de treinar os olhos. Que algumas poucas indicações lhe darão uma nova perspectiva fascinante dos quadros, esculturas, o que seja! E que esta nova forma de ver, vai realmente fazer parte da tua vida. Você vai deixar de ser daqueles que foi porque afinal tinha que ir, para esperar ansioso a próxima visita a um museu de arte!
prado-velazquez

O guia termina com as informações necessárias para planejar a visita. Com preços, horários de funcionamento, serviços oferecidos e como chegar ao museu, na seção: “O Prado na hora H”.

prado-3
NÃO! Se você quer saber um pouco mais sobre Velázquez, Goya ou Bosch, te juro que este é TEU livro. Através das obras selecionadas, faço uma pequena viagem na vida e forma de pintar destes 3 mega-blaster-artistas. São 54 páginas A5 (metade de uma folha sulfite normal), sendo que a maioria fala dos artistas e das obras. Precisamente da página 10 a 51, portanto uma forma de conhecer mais sobre arte. E como o guia traz as imagens das obras, é uma forma de começar a treinar teu olhar!

prado-4
Custa praticamente o mesmo que o audio-guia no museu: 4,00€. A diferença é que você não terá que devolver o guia no final da visita. Poderá revê-lo quando queira. E outra grande diferença: vai ler no teu idioma. O museu não oferece audio-guia em português!

Escrevi o guia, mas todo o projeto gráfico é da Carol e da sua equipe da ddq design. O desenho torna a leitura ainda mais gostosa!

prado-5
Que a minha loucura por museus te contagie!

prado-6
O guia será vendido apenas on-line, em duas versões de pdf:
1. Versão para impressão: escolha esta se quer ler no teu computador ou imprimir. Está preparada para imprimir duas páginas por folha sulfite normal.
2. Versão para E-Book: é a melhor se quiser ler o guia no IPAD, Kindle e afins.Você também pode imprimir, mas sairá uma página por folha sulfite.

IPAD
Kindle

A venda em si se realiza através de PayPal, o que é muito melhor, já que é um ambiente seguro. Você pode comprar através da tua conta PayPal, mas se não tiver uma, não se preocupe, pode utilizar teu cartão de crédito. Em ambos casos, em menos de 3 minutos estará lendo teu guia.

Depois que efetuar o pagamento, é só clicar em venda completada ou “complete purchase” e abrirá uma página para você descarregar seu guia. Não conseguiu. Não se preocupe, você receberá um e-mail com um link, onde terá outra possibilidade de fazer o download.

prado-7

Compre agora guia impressão Compre agora guia ebook
fotos: turomaquia_2011 e ddq design

60 Comentários

  1. Wow!! Mais um fantástico produto com a grife Turomaquia!! Sucesso, querida!

    responder
    • Patricia de Camargo

      hehehe brigaduuuu. Continuo emocionada!

      responder
  2. Renata Inforzato

    Oi patrícia,

    Acabei de comprar o meu. Estou “folheando” e assim que terminar meu trabalho vou ver com mais calma….Olha, parabéns por mais essa iniciativa. Trabalhos como o seu são mais do que necessários para que as pessoas passem a ver os museus como um lugar vivo e não como um passeio chato….Tb sou fanática por eles e ninguém tem paciência de visitá-los comigo. Demoro muito, rsrsrsr

    bjsss

    responder
    • Patricia de Camargo

      Renata, depois me conta o que você achou ;)
      beijos e obrigado pela confiança!

      responder
  3. Lindo e útil! Quer coisa melhor?

    :*

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuu Rapha, e de verdade espero que ajude as pessoas a desfrutarem ainda mais com a ARTE!
      beijos

      responder
  4. Que lindo ficou, Patricia :-) Quero logo ir a Espanha e aproveitar seu guia como guia para mim. Um beijo,

    responder
    • Patricia de Camargo

      Então, vc vai amar também o próximo ;)
      beijos

      responder
  5. Uau! Parabéns pelo lançamento oficial Pati!

    O guia está ótimo em todos os sentidos, conteúdo, arquiterura da informação, facilidade de leitura e layout ;) rsrsrs

    Sabe que torço muito para todos os seus projetos derem certo.

    Super beijos e sucesso!!!!!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Carô, brigaduuu por tudo, especialmente pelo teu profissionalismo.
      beijos

      responder
  6. Patricia… que coisa boa amiga!!!
    Super mega feliz por esse seu projeto!!! Parabens e sucesso sempre…
    Estou aqui na dúvida! Não sei qual comprar… ainda não tenho iPad, mas esta na lista! Vou pensar um pouquinho e já te aviso :)
    bjos

    responder
    • Patricia de Camargo

      Mirella, eu coloquei no Kindle, e ficou jóia. A versão para tablet também para imprimir, mas se quiser utilizar melhor cada folha terá que configurar a impressora.
      beijos

      responder
  7. Claudia Beatriz

    Wow! Que demais!!!!! Quero ir pra Espanha soh pra visitar o Museu… E vou comprar o Guia ja, porque o D. AMA arte vc sabe… E quero ter material em Portugues pra ele!!!!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuu por apostar no trabalho do Turomaquia, e adquirir teu exemplar! beijos

      responder
  8. Célia (@regina26)

    Pat, que delícia! Parabéns pelo trabalho! Estou comprando o meu agora! Beijo enorme!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Célia, já que vi que vc também comprou! Muito obrigada! beijosss

      responder
  9. Que legalllll!!! A Patricia sempre surpreendendo a gente, ehehhehe.
    Adorei o lançamento, pode ter certeza que comprarei assim q agendar minha visita a Espanha.
    Lindo demais! Sucesso sempre ;)
    Bjs

    responder
    • Patricia de Camargo

      hehehe e até dezembro vai rolar mais novidades! ;)
      beijos

      responder
  10. Isabel O., Portugal

    Parece-me um belo trabalho. Parabéns!
    Bjnho

    responder
    • Patricia de Camargo

      Que bom te ver por aqui Isabel! Feliz que vc curtiu!
      beijinho

      responder
  11. Vim dar uma olhadinha, conforme o prometido.
    E, como eu esperava, o post tá lindo. Não merecia mesmo ser visto no celular.
    Ana gostou tanto que já comprou e baixou. Daqui a pouco vou lá fuçar.
    Sorte e sucesso!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Carmem, fiquei muito feliz que a Ana comprou, espero que vcs desfrutem muito deste guia, e quem sabe não nos encontramos na próxima vinda a Madri?!!!
      beijos

      responder
  12. A-D-O-R-E-I!!! Sou mais uma do time que ama museus, e tudo que eu sempre quis foi achar um super guia que explique o melhor do museu e das obras, ainda mais em português!
    Vou comprar o meu já e esperar pelos próximos guias de outros museus (vai ter mais, né?? Diz que sim!)!
    Sucesso, Pat! Um trabalho destes merece! :D

    responder
    • Patricia de Camargo

      Carina, se tudo sair bem esta será uma série que começara na Europa e chegará aos EUA e BR!
      brigaduuu pelo apoio ;)
      beijos

      responder
  13. Carla Tolosa

    Maravilha, Patricia! Parabéns! Acabei de fazer o download, mas vou ler com calma – pelo que eu espiei, tá lindo, parabéns!!!!! Agora vou ter que voltar ao Prado, e dessa vez com companhia especializada – um luSHooooooo!!!! beijos e que venham mais guias!!!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Carla, brigaduuu pelo feedback e por contar comigo nas tuas viagens, tô felizona :)
      beijos

      responder
  14. Parabéns por mais esta empreitada Patricia! Sou superfã do Turomaquia, quando estive nos museus da Espanha, levei seus Guias Práticos impressos e já ajudaram um monte. Este aí deve estar fantástico. Muito sucesso!!

    responder
  15. Patrícia,
    Agora que já tive tempo de começar a ler o meu, posso dizer que adorei o material! Sou “rata de museu” e antes de viajar sempre leio sobre o que vou ver nos museus.
    Seu guia está ótimo, bem conciso, mas com aquelas informações que realmente fazem a gente ver o que torna cada obra especial e que podem despertar o interesse de alguém que nunca tenha achado graça em museus.
    Eu sei que você pensou no guia pra ser usado em tablets, que são maiores, mas eu baixei o meu no iPhone mesmo. Ficou bom e vai ser prático pra usar durante a visita ao museu, mas seria perfeito se a fonte usada fosse um pouco mais “gordinha”. As letras ficam muito fininhas no iPhone, o que não impede, mas dificulta um pouco a leitura.
    Espero ainda conseguir comprar outros pra minha ida a Madri ainda este mês! Parabéns!

    responder
  16. virginia camargo

    diego velasquez Las meninas.Madrid Museo Nacional del Prado lembra dessa dedicatoria: Para mis”viejitos” mas lindos por estos dias tan especialis 25 03 2007 so nos sabemos como e visitar um museu com vc e uma viajem e tanto.Tudo que vc faz e com muito carinho e conhecimento .Parabens

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuuu Vica ;)
      beijos

      responder
  17. Parabéns!!

    Tenho certeza que esse guia será um sucesso. Pena que ele ainda não estava pronto quando viajei a Madri ano passado e visitei o Museu do Prado. Agora estou inspirado em ir de novo só para usar o Guia Turomaquia.

    Vou estrear no twitter uma série semanal chamada TipTrip Indica e vamos recomendar o guia.

    Sucesso
    Jr

    responder
  18. Letícia Pelagio

    uhullll compreiii uahuahuah

    responder
    • Patricia de Camargo

      brigaduuuu, depois me conta o q achou!!!
      beijos

      responder
  19. Lilian Lopes

    Oi Patricia, como faço para comprar o guia?
    Moro na Espanha.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Lilian, neste post que você comentou, ao final aparecem duas imagens.
      1) Uma delas diz versão para impressão e outra E-book. Se você quer imprimir a guia, compre a primeira. Agora se você vai ler no IPAD, Kindle e afins, compre a segunda, que também pode ser impressa, mas 1 página por folha sulfite.
      2) Ao clicar na imagem, você vai cair numa página de compra segura, ou seja, onde teus dados estarão totalmente protegidos.
      3) Nesta página, se você tem uma conta PayPal (pagamento por Internet) pode pagar com ela, mas caso não tenha, sem problemas, opte por pagar com cartão de crédito. Não se preocupe, é totalmente seguro.
      4) Quando você terminar de pagar, eles vão te dar um enlace para descarregar o guia, e vão enviar o mesmo enlace para teu e-mail, e vc terá 3 chances de descarregá-lo.
      5) E se ainda vc não conseguir, também não se preocupe, porque te envio via e-mail, é totalmente garantido :)

      Se vc ainda tiver dúvidas, pode me escrever no turomaquia@gmail.com
      beijos

      responder
  20. Acho que este guia é daqueles que você ainda nem leu e comprou, mas sabe que vai virar fã e recomendar de olhos fechados!

    Sou fanática por história da arte, e sobretudo pela história de quem faz a arte. Então, os pedacinhos do Guia que você descreveu em que conta os bastidores, curiosidades e vida desses pintores já tocou meu coração!

    Não tive a oportunidade de ir ao Museu do Prado ainda (o que, de certa forma, é bom! Agora já posso ir “equipada”!).

    Adorei e vou comprar! Já admiro muito os seus textos aqui no blog. No livro, então, feito com todo um carinho que só de ver e ler o texto já dá para notar, vai ser melhor ainda!
    Bjos e parabéns! Vai ser um sucesso, sem dúvidas!

    responder
  21. Manuela

    Genial! Parabéns pela iniciativa, espero que seja um sucesso. Bem, há um ano atrás ele teria feito da minha visita ao Prado um sucesso ainda maior. Aguardo as próximas edições!!!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Manuela,
      o guia está pensado ñ só para quem vai ao Prado, mas também para quem quer saber um pouco mais sobre 3 grandes pintores: Velázquez, Goya e Bosch.
      O próximo será do museu de arte mais visitado do mundo :)
      beijos

      responder
  22. Li o guia quando estava planejando minha viagem e durante a visita ao Museu do Prado (baixei no celular). Foi muito mais interessante, tanto que acabei sentindo falta da mesma “preparação” em relação aos outros museus que visitei nessa viagem.
    Parabéns, Patrícia! Espero que a série seja longa!

    responder
  23. Tarcísio Araújo

    Olá Patrícia, muito interessante o seu site.

    Já adquiri o guia Museu do Prado e pelo visto vou me deliciar bastante.
    Em janeiro estarei em Madri e pretendo fazer um excelente uso dele.

    Pelo visto, o próximo será sobre o Louvre. Gostaria que você me mandasse um email informando do seu lançamento, pois nesse mesmo mês irei até Paris.

    o meu abraço.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Tarcísio, pode deixar que te aviso sim, e brigaduuu pelo feedback.
      Um abraço

      responder
  24. Biba

    Patrícia,
    comprei seu Guia do Prado, baixei no computador mas não sei como transferir ele para o IPhone. Como faço?
    Li o conteúdo do Guia no meu computador e gostaria muito de tê-lo no telefone para levar comigo à Madrid. Não tenho IPad ainda, pretendo comprá-lo no final de janeiro. Será que poderei colocar nele pelo mesmo link, já que baixei pro meu computador?
    Agradeço,
    Biba

    responder
    • Patricia de Camargo

      Livia, tenho uma cliente que colocou no Iphone, disse que fica meio grande, mas que conseguiu utilizá-lo no Prado. Se vc quiser pergunto para ela como fez a transferência!
      Obrigado por confiar nos produtos Turomaquia :)

      responder
      • Biba

        Oi Patrícia!
        Se não for te incomodar muito, gostaria sim que você perguntasse a sua cliente como instalar o Guia do Prado no IPhone, mas se não for possível, tudo bem já que eu vou comprar um Ipad no final de janeiro. Só preciso saber se consigo instalar o Guia no Ipad com o mesmo link que você me mandou agora por e-mail quando comprei.
        Grata por tudo,
        Livia

        responder
        • Patricia de Camargo

          Livia, pode deixar que vou lhe perguntar. Vc já baixou o livro, agora vc pode colocá-lo onde queira e quantas vezes sejam ncessárias :) Pode por exemplo, colocá-lo no Iphone e depois no Ipad.
          um abraço, assim que esta cliente me responda, passo por aqui!
          beijos

          responder
  25. Patricia,
    Aqui em casa adoramos um museu e somos viciados em áudio guias. Já pegamos alguns ótimos e outros horríveis, que eram desaconselhados até pelos funcionários do proprio museu.
    Mas como agora temos a Alice, nossas idas a museus requerem um tempo bem limitado e planejado.
    Isso posto, gostaria de dizer que o guia do prado nos ajudou de mais. Adoramos mesmo. Espero sinceramente que você continue com o projeto e venham mais guias por ai.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Melissa, comentários como esse, me motivam ainda mais para continuar com a série, obrigada :)

      responder
  26. Cybele Costa Moreira

    Patricia, deu tudo certo com o meu guia!!! Feliz da vida!!
    Obrigada!!

    responder
    • Patricia de Camargo

      iupiiiiii feliz por aqui também Cybele :)

      responder
  27. Tá na mão! Ou menor, no Kindle. Agora o Prado que me aguarde :D
    Beijos

    responder
    • Patricia de Camargo

      :) Kelli, obrigado por confiar nos Produtos Turomaquia! Depois me conta como foi a visita!

      responder
  28. Margareth Silveira

    Olá Patricia ….
    adorei seu blog e suas dicas … em outubro estarei viajando à Europa/Espanha,
    serão 14 pernoites, sendo 06 para conhecer Madrid e arredores(Toledo,Avila, Segovia. Estou pensando em conhecer Valência e Cuenca. Neste caso com 1 pernoite em Cuenca e 2 em Valência. Os 05 pernoites restantes em Barcelona. O que você acha deste roteiro? teria alguma sugestão a dar?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Olá Margareth :)
      Achei bem legal teu roteiro. Inclusive a noite em Cuenca (que é linda!) e as 2 noites em Valencia. Em Barcelona poderia fazer um bate-e-volta a Figueres (Museu Dalí) ou para Montserrat. Escolheria apenas 1, porque tem muita coisa para fazer em Barcelona.

      Nos dias dos bate-e-volta desde Madrid saia cedinho, porque as 3 cidades estão cheinhas de atrativos!

      Depois me conta como foi! Acredito que antes de outubro terei material novo de Avila, Segovia e Toledo!

      beijos

      responder
  29. Flavio B

    Boa tarde,
    Estou tentando comprar o guia para e book mais a pagina do paypal aparece como invalida…
    Se puder ajudar ficaria muito feliz!

    Obrigado

    responder
    • Patricia de Camargo

      Olá Flavio, acabo de te mandar um e-mail :)

      responder
  30. Alexandre

    Qual o tamanho do arquivo? Estou aqui no museu e quero comprar o guia , mas minha internet da vodafone é um pouco limitada… ; ) por isso queria saber o tamanho do arquivo antes…

    Parabéns pelo site! Excelente!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Eu já respondi o Alexandre por e-mail, mas como esta pergunta dele é ótima queria deixar aqui a resposta – 10,6mb :)

      responder
  31. Oi Pati, passo aqui para elogiar o que eu já sabia que era bom, e que agora foi testado na minha rápida passagem por Madri!
    O Guia do Museu do Prado foi muito útil! ME ajudou muito a entender mais um pouco das obras e do próprio museu. Eu já tinha visitado o Prado há 5 anos, e agora voltei, levando meus pais e o Caetano, meu digníssimo. Meus pais, principalmente, adoraram poder entender um pouco mais sobre as obras “ooooh” e “aaaaaah”e se permitiram soltar suas exclamações!
    Adoro seu trabalho de desmistificação e democratização de museus e obras de arte, tornando-os mais interessantes para todos. Já havia aprendido muito sobre El Greco através do Artetropia. Parabéns!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Adri, agradeço de coração teu feedback. Escrever é algo tão solitário, que os comentários são o combustível que a gente precisa para seguir adiante!
      beijos

      responder
  32. Jorge Paulo

    Ola Patricia,

    Compramos seu guia para nossa primeira viagem a Espanha e adoramos!!

    Nos estamos aprendendo aos poucos a valorizar visitas a museus com mais “sentido”. Estamos longe de ser intelectuais, mas estamos pegando gosto de entrar na atmosfera da cultura do pais q visitamos, entender historia, geografia política e humana da sociedade, coisa muito sem graça nos livros, e tudo ali…perto da gente mas na inalcansavel distancia da ignorância …

    Seu guia do Prado marcou minha família pois saímos muito felizes do Prado, conhecemos mais Velasquez, Goya e Bosch. Mas o melhor mesmo foi fazer a viagem ter todo sentido para nossa família.

    Confesso que tenho q lhe pedir que expanda seus guias para outros museus do mundo, voce faz bem isso, sua leitura e agradável, e a internet garante atualização necessária nesse casos.

    Parabens!

    O maior legado dessa viagem ficara para nosso filho de 9 anos q diante dos quadros lia seu guia para nos.
    E ver seu filho olhar para o quadro e identificar detalhes de luz, é “priceless”.

    Obrigado!

    responder
Deixe seu Comentário






Últimos Comentários