Guias de Viagem e Arte

 
 
out 05 2006

Um lugar abençoado por Deus … (A Saga do Caminho 8)

A saída de Logroño é genial! A travessia é por um parque enorme, e a salvação é um bar em frente a um lago depois dos primeiros cinco quilômetros! Este dia decidimos que seria nosso descanso. O que não significava que íriamos ficar parados, o que é muito ruim para quem caminha tantos quilômetros. Nosso descanso era uma caminhada leve de cerca de 18 quilômetros.
Caminho de Santiago

Mais ou menos quando estávamos no meio da caminhada, demos de cara com o símbolo español – o touro. Que em verdade é o símbolo de uma marca de vinhos – Osborne, que já nem pertence mais a Familia Osborne española. Mas falou em Espanha, as pessoas lembram do vermelho e amarelo; do flamenco e do touro. Na verdade esta é apenas uma Espanha, como também: samba, futebol e carnaval, é apenas um Brasil!

Nesta parada para fazer as típicas fotos … Aproveitando, ninguém tem que ter vergonha de parecer turista! Hoje as pessoas tentam esconder este status, querem ser desbravadoras, e seria uma heresia fotografar tudo. As fotografias são ativadoras da memória. Quem de vez em quando não precisa destas imagens para voltar a sentir o sabor daquela comida ou daquele beijo …

Voltando, nesta parada, conhecemos a um britânico que levava duas “alforjas” (estas “mochilas” para bicicletas) e que estava voltando de Santiago. Sim! Ele estava voltando, já havia realizado todo o caminho, e agora ia em bici até Barcelona pegar seu avião para casa. O homem levava até uma mini-cozinha porque dizia que comer sempre fora não fazia bem para seu estômago, e tinha até uns cantos de Santiago. Parece meio louco,? Mas não era!!! Hay que respeitar, eu gosto de tirar fotos, e o homem gosta de cozinhar nas férias … por uma vida sem preconceitos!
Caminho de Santiago

Quando chegamos a Ventosa era como uma dádiva. Eu estava super bem, haviam sido poucos quilômetros e a cidade era bem pequena: rua da direita, rua da esquerda, rua do centro e rua da igreja, estes eram os nomes das quatro ruas principais … Mas sabe aquele ditado: pequenos frascos, grandes perfumes, acertou em cheio! Que surpresa!
Caminho de Santiago

O albergue era absolutamente perfeito, e era privado. O dono conhecia o Brasil, seu filho vive em Itaparica, e ele tinha mandado fazer a típica pulseira do Senhor do Bonfim, mas com o escrito: Camino de Santiago – Ventosa! E a super surpresa do dia, um restaurante incrível: Mesón San Antón, maior ambientaço, e comida de chef! Não existe coisa melhor que comer bem! E neste dia, a primeira brasileira do caminho: Marli, e de onde era? De Ponta Grossa, esta mãe coragem estava fazendo o caminho sozinha e desde Roncesvalles!

Neste dia tivemos que dormir no chão, o que não estragou para nada o dia genial que passamos. Eram pessoas especiais em um lugar abençoado por Deus e bonito por natureza …
Caminho de Santiago

Siga a gente no Instagram, clicando

Posts relacionados:
Tudo que é bom … (de Saint-Jean-Pied-De-Port a Roncesvalles)
Dificuldades … (de Roncesvalles a Zubiri)
Eu x Eu (de Zubiri a Cizur Menor)
Perdão e Reflexão (de Cizur Menor a Puente de la Reina)
Eu necessito … (de Puente de la Reina a Estella)
Da fonte de vinho a pocilga (de Estella a Los Arcos)
A chegada a La Rioja (de Los Arcos a Logroño)

Imagens: turomaquia_2006

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte
  • Junto ao Museu do Prado, vemos a escultura de Murillo. Ele foi um pintor barroco que colocou na tela a doçura das meninas, dos anjos, das virgens. 
Nasceu em Sevilha em 1618 e faleceu em 1682.

#murillo #barroco #arte #madri #arthistory

Follow Me!