Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 29 2007

Em homenagem a Gustavo: cancun, cancun … (A Saga do Caminho 19)

León – Puente y Hospital de Órbigo: 36,73 Km
O dia começou frio por aquelas paragens. Mesmo em agosto, eu já avisei: faz frio pela manhã em Castilla y León. E o frio dá pé a certo mau-humor e a pensar: “Senhor, Deus do Amor, que estou fazendo aqui nas minhas sagradas FÉRIAS!”

Não tema tais pensamentos, em algum momento você também os terá, não será pecado. Isto apenas significa que és humano! Pela minha cara na foto abaixo na saída de León, se percebe que o mar não estava para peixe, e mesmo assim veja o contraste no sorriso aberto do Tom. Estas fotos foram tiradas na frente do Parador de Turismo de León. Os paradores são lugares históricos, como antigos palácios, mansões ou de absoluta beleza natural, que o governo espanhol converteu em hotéis com charme e requinte. E os pensamentos abundam: “Senhor, por que eu não estou em uma viagem entre paradores!?”
Caminho de Santiago Francês Caminho de Santiago Francês

Neste trecho tivemos que rir de histórias absurdas e até fazer música para que o tempo passasse, mas foi bem divertido. E quando estávamos chegando em San Martín del Camino com seu albergue e ao fundo o depósito de água tipo OVNI, esta paisagem bizarra virou o mote que o Tom precisava para a história dos et´s e que íamos ser abduzidos. Portanto, se vier acompanhado, deixa teu namorado mal-humorado ou teu primo “cara fechada” para ir a Disney, talvez passar tantas horas com eles não seja suportável. Ou quem sabe, você queira se candidatar ao Prêmio Nobel do Aguenta Chato, sei lá, cada um é cada um. Um amigo, chamado Gustavo, para encurtar esta história de que cada pessoa é um universo nos dizia: “Cancun, cancun” jejejejejeje
Caminho de Santiago Francês

Faltava a seção de história, então vamos lá. Quando você chega a Ponte que une Puente a Hospital de Órbigo, descobre que o rio que passa por ela, é o Rio Órbigo. E que você está cruzando um espaço pelo qual já passaram as legiões romanas, os exércitos godos e até as tropas francesas e inglesas durante a Guerra da Independência.
Caminho de Santiago Francês

O caminho é assim, quando menos se espera, estamos novamente dividindo espaço com cavaleiros, romanos e com outros peregrinos …

Posts relacionados:

Tudo que é bom … (de Saint-Jean-Pied-De-Port a Roncesvalles)
Dificuldades … (de Roncesvalles a Zubiri)
Eu x Eu (de Zubiri a Cizur Menor)
Perdão e Reflexão (de Cizur Menor a Puente de la Reina)
Eu necessito … (de Puente de la Reina a Estella)
Da fonte de vinho a pocilga (de Estella a Los Arcos)
A chegada a La Rioja (de Los Arcos a Logroño)
Um lugar abençoado por Deus … (de Logroño a Ventosa)
O importante não é chegar … é ir! (de Ventosa a Santo Domingo de la Calzada)
O primeiro grande desafio (de Santo Domingo de la Calzada a Montes de Oca)
Divagações em Atapuerca (de Montes de Oca a Agés)
Os grandes tesouros (de Agés a Burgos)
Feliz na Aldeia Global! (de Burgos a Hontanas)
Gente de todas as cores e sabores … (de Hontanas a Boadilla del Camino)
Da obra gigantesca ao pequeno milagre da vida! (de Boadilla del Camino a Carrión de los Condes)
Simplesmente humanos! (de Carrión de los Condes a Sahagún)
Não estou louca, nem virei psico-autora, apenas tive vontade de me abrir ao mundo! (de Sahagún a Mansilla de las Mulas)
Tempo de Turismo! (de Mansilla de las Mulas a León)

Imagens: turomaquia_2006

1 Comentário

  1. silvia oliveira

    Uau, levei um susto! Você postou no dia 29/03, mas só agora vi os “cambios”! Meu susto não foi pelas mudanças no visual (que aliás, ESTÁ UM CHARME ESSE TOM VERMELHO!), mas é que consegui ficar 5 dias sem entrar aqui ! hohohohohoho! Manda mais!

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Inventando novas perspectivas para gravar os primeiros vídeos da nova série de arte, que estreia no domingo no YouTube - Patricia de Camargo. 
Na verdade, eu queria lançar primeiro outra série, mas a danada está me dando mais trabalho e por isso decidi colocar em prática uma nova ideia que será fixa no canal se vcs curtirem 😉

#youtubersbrasil #arte #arte+10 #historiadaarte
  • Me conta, você já esteve na Bélgica?

Se já esteve, o que mais gostou, lugares, museus, comidas, vale tudo 😜

Se nunca foi, tem vontade de ir?

#belgicalovers #museu #bruxelas #arte #art
  • Post novo e fundamental para quem vai visitar Bruxelas - como se locomover pela cidade. Inclui preços, como usar o cartão do transporte público, aplicativos e mapa. Link na bio ou visite o www.turomaquia.com. 
#belgicalovers #bruxelas #grandplace #dicasdeviagem
  • Oiiii, hoje temos bate papo ao vivo sobre arte. Às 19:00 horas no YouTube Patricia de Camargo. Mais tarde vou colocar o link direto no Twitter do Turomaquia e no Facebook. E aqui na bio 👈🏽 Compartilhe este vídeo com aquela pessoa que você sabe que ❤️ arte!

#renascimento #venezalovers #tiziano #arteemveneza #lendoarte
  • 14 obras que você não pode perder em um dos museus mais importantes da Itália, a Accademia de Veneza. Guia gratuito by Patricia de Camargo 😉no www.turomaquia.com 👈🏽 #accademiadevenezia #venezalovers #guiademuseu #arte365 #historiadaarte
  • Tenho uns clientes maravilhosos! Olha o carinho da Bruna e do Bruno que se lembraram de mim em Paris e me enviaram estas fotos lindas 💕💕💕 Prá quem chegou aqui há pouco tempo, os Cadernos de Viagem Turomaquia (CVT) são guias personalizados. 
#turomaquia #paris #guiapersonalizado #guiadeviagem

Follow Me!