Guias de Viagem e Arte

 
 
abr 15 2007

Seguimos na Maragatería … um dia inesquecível … (A Saga do Caminho 21)

Na saída de Santa Catalina de Somoza um céu azul já dava a entender o dia lindo que nos guiaria. Estávamos a cerca de 950 metros acima do nível do mar e o dia era de subida.

Na metade do dia, chegaríamos à mitológica “Cruz de Hierro”, o ponto mais alto do Caminho Francês, a 1.500 metros acima do nível do mar. Ademais, o lugar onde se deve deixar uma pedra para pedir proteção. Eu carregava desde França nossas pequenas pedras … mas isto será mais adiante … (Ou quem sabe eu deva dividir em dois este relato, porque este foi um daqueles dias em que todo sai “redondo” e deve-se aproveitá-lo até o fim!).

À saída de Santa Catalina de Somoza este cachorro tão enigmático parecia vigiar nossos passos. Era como se ele estivesse na janela de sua casa espiando a dois forasteiros que deixavam a cidade!
Caminho de Santiago Francês Caminho de Santiago Francês

Comemos em Rabanal del Camino, uma típica e linda cidade maragata, que resurgiu com o redescubrimento do Caminho de Santiago na década de 1990. Nesta cidade vivem cerca de 60 pessoas, mas aqui o peregrino tem a sua disposição quatro albergues! Aqui reencontramos por última vez a este peregrino que se vê na foto com Tom, e com o qual havíamos começado nossa jornada na França.
Caminho de Santiago Francês

Uma subidinha, passando por paisagens de tirar o fôlego e com uma chuvinha ocasional que não tirava o brilho do que se via pelo caminho. Quando estávamos há 1.400 metros de altura encontramos Foncebadón, que é um povoado em processo de reconstrução. Durante a Idade Média foi um dos lugares mais famosos da Maragatería. Aqui em 946, se realizou o Conselho do Monte Irago, para tentar remediar os roubos que sofriam os antigos peregrinos, e no século XI albergou uma pensão e uma igreja.
Caminho de Santiago Francês

Neste antigo povoado, comemos uma torta dos deuses e bebemos um chá delicioso. Começava a chover forte, e necessitávamos um respiro. Entramos em um bar-restaurante: La Taberna de Gaia, com uma ambientação medieval super original e um cardápio bem diversificado. Neste lugar você pode comer carne de cervo, congrio, sopas ou simplesmente fazer como nós fizemos, um pequeno lanche com a “tarta de la abuela”, uma espécie debolo de chocolate FANTÁSTICO!!!

De Foncebadón, outra pequena subida de cerca de 1,9 Km e se alcança a “Cruz de Ferro”. Lugar aonde se devem deixar uma pedra para pedir proteção. Como dizia antes, eu carreguei duas pequenas pedras desde França, e agora chegava o mágico momento de deixá-las na Cruz de Ferro. Curtimos muito esta parada, foi como a primeira grande vitória do caminho. Porque vários peregrinos que repetiam a experiência contavam de forma veemente a subida à Cruz de Ferro. Depois de todo o esforço que você fez até aqui, é uma subida, mais nada que assuste!
Caminho de Santiago Francês Caminho de Santiago Francês

Fazia frio e devíamos seguir, porque ainda faltavam mais de 17 quilômetros para alcançar Molinaseca!!!


Posts relacionados:

Tudo que é bom … (de Saint-Jean-Pied-De-Port a Roncesvalles)
Dificuldades … (de Roncesvalles a Zubiri)
Eu x Eu (de Zubiri a Cizur Menor)
Perdão e Reflexão (de Cizur Menor a Puente de la Reina)
Eu necessito … (de Puente de la Reina a Estella)
Da fonte de vinho a pocilga (de Estella a Los Arcos)
A chegada a La Rioja (de Los Arcos a Logroño)
Um lugar abençoado por Deus … (de Logroño a Ventosa)
O importante não é chegar … é ir! (de Ventosa a Santo Domingo de la Calzada)
O primeiro grande desafio (de Santo Domingo de la Calzada a Montes de Oca)
Divagações em Atapuerca (de Montes de Oca a Agés)
Os grandes tesouros (de Agés a Burgos)
Feliz na Aldeia Global! (de Burgos a Hontanas)
Gente de todas as cores e sabores … (de Hontanas a Boadilla del Camino)
Da obra gigantesca ao pequeno milagre da vida! (de Boadilla del Camino a Carrión de los Condes)
Simplesmente humanos! (de Carrión de los Condes a Sahagún)
Não estou louca, nem virei psico-autora, apenas tive vontade de me abrir ao mundo! (de Sahagún a Mansilla de las Mulas)
Tempo de Turismo! (de Mansilla de las Mulas a León)
Em homenagem ao Gustavo: cancun, cancun … (de León a Puente y Hospital de Órbigo)
Chuva e cozido: um dia de reis (de Puente y Hospital de Órbigo a Santa Catalina de Somoza)

Imagens: turomaquia_2006

1 Comentário

  1. Astroyorch

    Felicidades por tu matrimonio (al final sigo por aquí, aunque en breve espero irme a México…)besitosJorge

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Feriadão na Espanha. Semana Santa é um feriado tão forte (em termos de turismo) como festas de Natal e Ano Novo. O que significa muita atividade social. Por isso tô precisando de uma imagem bucólica como essa de Moustiers-Sainte-Marie para relaxar 😜

#moustierssaintemarie #provencelovers #provence #greatlittleplaces #beautifulplaces
  • Uma das esculturas de rua de um município muito fofo de Gran Canaria - Agüimes. Fica no sudeste da ilha, dá para passar por lá saindo de Las Palmas em direção ao sul da ilha. 
#aguimes #canarianislands #grancanarialovers #grancanaria #islandlife🌴
  • Vem descobrir um dos povoados mais lindos da FRANÇA através de uma lista de 8 coisas que você pode fazer por lá 👁👁 No www.turomaquia.com ❣️ #francelovers #provencelovers #provence #moustierssaintemarie #beautifulcities
  • Já está na espera de GOT? Por aqui será de madrugada 🥺 Daí estou aproveitando para adiantar os posts desta semana. E olha as belezuras que vão pintar no site 👀

#gorgesduverdon #provencelovers #lacstecroix #francelovers #provence
  • Hoje o café da manhã foi aqui, o Dará fica dentro do Gourmet Experience do Corte Inglês de Las Palmas. Eles priorizam comida saudável, todo dia tem um suco especial do dia. Servem desde café da manhã até jantar. 
Café beeem gostoso e o croissant com abacate e omelete era surpreendente é delicioso. O abacate, que na verdade o que aqui se vende acho que no Brasil seria o avocado. Ele não é doce, uma vez tentei colocar açúcar e ficou horrível kkkkk 
#darahealthy #foodporn #laspalmasdegrancanaria #canariaslovers #restaurantelaspalmas
  • O episódio mais esperado da road trip pela Provence - Onde ver as lavandas 💜💜💜 No YouTube - Patricia de Camargo ou clique no link da bio 🤳🏽 #roadtripprovence #lavandas #provencelovers #valensole #provence

Follow Me!