Roteiro para visitar Lisboa
Roteiro para visitar Lisboa
Em uma primeira viagem à Europa, os viajantes permanecem entre 2 e 3 dias nas principais cidades do continente. Esta costuma ser uma viagem de aproximação, como o início de um namoro, onde a intimidade é controlada. Depois virão encontros mais longos e se me permitem dizer “calientes”. Mas acho importante este primeiro momento, eu comecei assim, e minha ânsia de intimidade só aumentou!
Pensando em 2 ou 3 dias em Lisboa, proponho um roteiro por cima, pelo meio e por baixo. Navegando pela cidade ou para ver a cidade.
Roteiro para visitar Lisboa – Dia 1
Pegue o eléctrico 28 no Largo Martim Moniz e desça no Largo da Graça, é rapidinho. Para curtir o “bonde” por mais tempo, o melhor é pegá-lo na Basílica Estrela. Este sim será um super passeio por Lisboa.
Do Largo da Graça se alcança rapidamente o Castelo de São Jorge. Dos mirantes do castelo se entende a cidade que aparece esparramada diante dos nossos olhos. Desça caminhando, afinal não é nesse momento que todo santo ajuda?! Vá pelas Portas do Sol até o Mirante de Santa Luzia. Local perfeito para uma pausa, um cafezinho e um bolinho de bacalhau.
Do mirante em poucos minutos estamos diante da Sé. Espere na rua lateral em frente à igreja, o 28 passar e conseguirá aquela foto tradicional, onde o eléctrico aparece emoldurado pela catedral.
Continue descendo até a Rua Augusta, coração da cidade. Vá até o Elevador de Santa Justa. Não há fila? Se quiser suba com ele, ou caminhando. Detrás se veem as escadarias que te levarão até o Convento do Carmo.
Descendo do Convento até o Rossio, escolha uma das muitas pastelarias. Afinal, a gastronomia local faz parte das descobertas de uma viagem. O que vem depois dependerá do gosto de cada um. Pegue o metrô até o Museu Gulbenkian ou até o Museu Nacional do Azulejo.
Se decidir pelo Museu Gulbenkian, não deixe de fazer uma boquinha na Pastelaria Azul. À noite, é hora do fado. Reserve antes da viagem um lugar na Mesa dos Frades.
Roteiro para visitar Lisboa – Dia 2
É hora de pegar o eléctrico para outro lado da cidade. O melhor é pegar o 15 no seu ponto inicial, a Praça da Figueira. Para ir sentado e desfrutando da paisagem até Belém. A maioria das pessoas espera o 15 na Praça do Comércio (que é a seguinte parada). Desça na Torre de Belém. Depois de visitá-la, caminhe até o Padrão dos Descobrimentos.
Na frente do Padrão, utilize a passagem subterrânea para os jardins do Mosteiro dos Jerônimos. Mas antes de entrar neste Patrimônio Mundial da Humanidade, vá à outro lugar excepcional, seu estômago agradecerá. Na Pastelaria de Belém não prove apenas os indescritíveis pastéis de nata. Os pasteis de massa tenra e os bolinhos de bacalhau são deliciosos.
Após este momento felicidade total, entre no Mosteiro (antes passe na igreja com acesso onde está a fila da bilheteria). Na saída, eu voltaria a Pastelaria de Belém, mas antes se o tempo permite, visite o Museu Nacional de Coches (carruagens, a melhor coleção da Europa) ou o Centro Cultural Belém.
Nesta segunda noite, depois do espetáculo da noite anterior, mude os esquemas e se atreva com um fado vadio. Locais em que todos podem cantar. Dizer todos, é faltar com a verdade, porque cantam aqueles que “podem” cantar! Por sugestão do Ricardo Freire, vá à Tasca do Chico.
Roteiro para visitar Lisboa – Dia 3
De manhã, escolha entre o Museu do Fado ou a Casa Fernando Pessoa. Depois se dirija ao Cais do Sodré. Pegue um ferry regular até Cacilhas. Curta a capital de outra perspectiva e desfrute de um peixinho com Lisboa no horizonte.
De volta ao Cais do Sodré, pegue a linha verde do metrô. Desça em Alameda e troque para a linha vermelha, em direção ao Oriente. Chegue até o ponto final – a linda estação desenhada por Calatrava. Esta é a parte mais nova da cidade, nascida com a Exposição Universal de 1998. O Parque das Nações oferece muitas possibilidades de diversão, entre elas, o Oceanário. Para aquelas compras finais está o Shopping Vasco da Gama. No subsolo do centro comercial, um supermercado enorme faz a alegria do viajante que no dia seguinte vai pegar um trem para outras paragens e precisa de umas delícias portuguesas na mochila para aquele pic-nic esperto!
Veja nossas indicações de hotéis em Lisboa, clicando aqui.
Veja todos nossos posts de LISBOA
Busque e reserve seu hotel em Lisboa, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste ano de 2016, coloque o código: AFILI2016. Para ver os descontos em outros anos, clique aqui
Evite filas, compre as entradas para os principais atrativos de Lisboa e também excursões, clicando aqui.
Quer receber mais dicas de viagem?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.
fotos: turomaquia_2009_2010