Guias de Viagem e Arte

 
 
fev 19 2010

Museu gratuito em Lisboa: Colecção Berardo

Em Lisboa é possível unir conceitos que se pensam incompatíveis: Viagens Baratas + Consumo Cultural. A cidade oferece visitas a coleções de arte a preços módicos como é o caso do Museu Gulbenkian. E em alguns casos sem cobrar nadica de nada, como o Museu Colecção Berardo.

Colecção Berardo

Este museu gratuito foi uma grata surpresa da viagem. Tenho que confessar que entramos porque voltamos ao Belém para visitar o interior do Padrão dos Descobrimentos, e demos com “os burros n´água”! Estava fechado. Quando atravessamos a avenida em direção mosteiro e demos de cara com o Centro Cultural Belém e um cartaz vermelho e enorme: Entrada Gratuita – Coleçao de arte moderna e contemporânea, logo as que eu mais gosto. Vupt! Para dentro!

Eu fiquei louca com a quantidade de exposições e sua diversidade. Naquele espaço estavam entre tantos Jean-Auguste Dominique Ingres, Francis Bacon e Louise Bourgeois, e uma exposição enorme sobre Amália Rodrigues. Tudo super bem montado, com folhetos que realmente explicavam e não atrapalhavam ou confundiam o visitante.

Colecção Berardo
Édipo, de Ingres
Colecção Berardo
Uma instalação de Bjork
Colecção Berardo
Ao fundo a entrada da exposição de Amália Rodrigues

Amália Rodrigues

As normas do museu não estavam colocadas em cartazes ou folhetos com um “não” gigantesco reinando absoluto. Simplesmente escreveram ações na parede da entrada, aquelas que não são bem-vindas dentro do museu aparecem riscadas, e assim com muito humor que se adentra às exposições.

Colecção Berardo

E a lojinha do museu!? Primeiro, aqui entre nós, de lojinha nada. Uma senhora loja com objetos de design, presentes perfeitos, e livros mais livros de arte. Uma tentação, que claro esta sim, incompatível como o conceito de viagem low cost. Mas por outro lado, a gente sempre pode pensar, já que embarquei em um Voo low cost Lisboa porque não aproveito para gastar meu rico dinheiro em um presentinho básico para mim mesma!!!

Colecção Berardo

O museu ainda oferece um final de visita perfeito. Da sua terraça, belas vistas do Mosteiro dos Jerônimos. Lá de cima se percebe melhor a grandeza do bairro de Belém e daquele patrimônio da humanidade.

Colecção Berardo

Informações práticas
endereço: Centro Cultural Belém
telefone: (+351) 213-612-878
e-mail: museuberardo@museuberardo.pt
site: http://museuberardo.pt
Horários:
De terça a domingo das 10:00 às 19:00 Horas (último acesso às 18:30 horas)
Tarifa: gratuita

Leia também:
Dicas para visitar o Bairro de Belém – Lisboa
Visitando a Torre de Belém – Lisboa
Rinoceronte na Torre de Belém – Curiosidades de Lisboa
Pastéis de Belém – indescritivelmente bons!
Mosteiro dos Jerônimos – Patrimônio Mundial da Humanidade
Lisboa com muita arte: Museu Gulbenkian

fotos: turomaquia_2009

2 Comentários

  1. Anonymous

    Eu desejo ir a Portugal. Vou anotar o Museu Berardo!!! para ir em un futuro viagem a esse pais vizinho.BjsCarmen

    responder
  2. Anonymous

    Boa noticia: Lisboa tem mais de 30 museus, sendo que a grande maioria é gratuito domingos e feriados entre as 10h e as 14h!Aconselho vivamente o museu dos coches!

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte
  • Junto ao Museu do Prado, vemos a escultura de Murillo. Ele foi um pintor barroco que colocou na tela a doçura das meninas, dos anjos, das virgens. 
Nasceu em Sevilha em 1618 e faleceu em 1682.

#murillo #barroco #arte #madri #arthistory

Follow Me!