Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 22 2010

Dicas para visitar o Bairro de Belém – Lisboa

4294733099_539c42fdc4_o
Ir a Portugal ainda continua sendo umas das Viagens baratas dentro da Europa. Mas a experiência que se produz num encontro com nossos colonizadores é de grandes dimensões. É aquele tipo de viagem que se pode enquadrar no que o Ricardo Freire chama de BBB das viagens (Viaje na Viagem).

Em Lisboa, para sentir aquela emoção do tipo: eu faço parte de alguma maneira disso tudo, visite o bairro de Belém. Nós estivemos por lá no nosso segundo dia, que era uma terça-feira. Na segunda-feira todos os monumentos estão fechados, e tivemos que escolher a dedo aqueles poucos que estão entre os “visitáveis” neste dia da semana. Eu já havia estado em Belém, mas de uma forma rápida demais, e estava excitada em pensar que voltaria com tempo, e acompanhada pelo maridão.

E por que chama Belém?

A uns 6 Km do centro de Lisboa, Belém a princípio era um lugar povoado de forma irregular, e com uma praia que era o lugar mais seguro para atracar no Tejo. Aos poucos alguns habitantes foram oferecendo serviços aos marinheiros, que deixaram de ir até a cidade de Lisboa, e permaneciam pelo local que naquele momento se conhecia como Restelo.





Mas uma revolução chamada “era dos descobrimentos portugueses” leva Restelo a prosperar. O Rei D. Manuel manda construir uma torre para proteger a cidade, e mais tarde para comemorar os descobrimentos de Vasco da Gama, o Mosteiro dos Jerônimos. A partir daí, Restelo vai se convertindo neste conjunto monumental, que vai ser integrado à cidade de Lisboa e passar a se chamar Belém. Ah, e na verdade o nome é Santa Maria de Belém, uma homenagem à Virgem Maria.
Dicas para visitar o Bairro de Belém - Lisboa

Por que é um lugar que toca fundo nos corações brasileiros?

Foi deste lugar que no dia 9 de março de 1500 zarpou Dom Pedro Alvares Cabral para encontrar um novo caminho às Indias, e acabou descobrindo o Brasil. Nos paineis que explicativos do Mosteiro dos Jerônimos, nos ajudam a entender o impacto que os colonizados tiveram nos colonizadores. A partir daquele momento, o herdeiro do trono passou a receber o título de Princípe do Brasil. Nas monarquias, os herdeiros sempre recebem um título que confere este status. Por exemplo, na Espanha o herdeiro se conhece como Princípe de Asturias.
< Dicas para visitar o Bairro de Belém - Lisboa

Como chegar em Belém

O jeito mais fácil é pegar o elétrico 15 na Praça do Comércio ou no Cais do Sodré. Custa 2,85€ se você pagar diretamente dentro do bonde (sai mais barato se você comprar o cartão de transportes de Lisboa). Não esqueça de ter moedas à mão, porque todo o processo é realizado em uma máquina que não aceita bilhetes e se encontra no interior do bonde. Ela dá troco, e é fácil de usar.

Ao entrar verá que as paradas em Belém recebem os nomes dos monumentos, a primeira é a do Museu Nacional dos Coches e a última (turística) é a da Torre de Belém. O melhor é descer na Torre de Belém, andar uns metros até a dita cuja, visitá-la e depois caminhar até o Padrão dos Descobrimentos. Neste lugar existe uma passagem subterrânea até os jardins que estão em frente ao mosteiro. A confeitaria dos Pastéis de Belém está bem perto do mosteiro. E em frente, fica a parada do eletrico 15 para voltar à Praça do Comércio.

Dicas para visitar o Bairro de Belém - Lisboa

O que visitar em Belém

Ao menos visite os dois monumentos que integram a lista dos Patrimônios Mundiais da Humanidade – a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerônimos. Sem contar, que é até pecado passar pelo bairro e não saborear um pastel de belém na confeitaria onde foi criado.

Aconselho passar o dia pelo bairro que ainda oferece: o Padrão dos Descobrimentos, o genial Museu Nacional dos Coches, o maior e mais importante do gênero na Europa (são carruagens), o Centro Cultural Belém e o Museu Nacional de Arqueologia. No verão, com o tempo esprimido, dedique ao menos uma manhã ou uma tarde inteira. No inverno os monumentos fecham antes, e a chuvinha faz com que os deslocamentos sejam mais lentos, assim deixe-se estar em Belém todo o dia. Viajar não pode ser sinônimo de estressar!!!
Torre de Belém
Para saber mais sobre os atrativos é só clicar sobre eles:
Mosteiro dos Jerônimos
Torre de Belém
Museu Nacional dos Coches
Centro Cultural Belém
Pastéis de Belém
Padrão dos Descobrimentos

Onde comer em Belém

– Para um drink com uma vista incrível: A Margem
– Para almoçar num lugar lindo e inusitado: Darwin, fica bem pertinho da Torre de Belém, na Av. Brasília Ala B. É melhor reservar: http://www.darwincafe.com/
Dicas para visitar o Bairro de Belém - Lisboa
– para uma comida de altura, das mãos de um chef estrelado, Feitoria Restaurante. Fica dentro do Altis Belem Hotel & Spa, Doca do Bom Sucesso, entre a Torre e o Padrão do Descobrimento.É necessário reservar: http://www.restaurantefeitoria.com/es/
– é claro no tradicional e delicioso, Pastéis de Belém.

Veja todos nossos posts de LISBOA

Busque e reserve seu hotel em Lisboa, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de até 60% \o/ Clique aqui, e escolha seu cupom de desconto 🙂

Evite filas, compre as entradas para os principais atrativos de Lisboa e também excursões, clicando aqui.

Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Viaje com a gente no Google+ – google.com/+TuromaquiaViagens
Inscreva-se no nosso canal no YouTube, e seja o primeiro a ver nossos videos Turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

fotos: turomaquia_2009_2014

38 Comentários

  1. Malu

    Olá Patricia!Depois de mto tempo volto aqui pra comentar sobre esse post pq antes de vir embora fui para Lisboa e voltei extremamente encantada com tudo, mas realmente este bairro é MARAVILHOSO!!!Vale mto a pena ir nesses lugares, até pq quem é estudante, e tem como comprovar, q foi o meu caso, não paga pra entrar nem no Mosteiro dos Jerônimos e nem na Torre de Belém…Bjos!!!

    responder
  2. Camila

    Patricia, como você disse, não pode é deixar o mau tempo ou os lugares fechados nos desanimarem. Só passear ao lado de monumentos tão interessantes e tão relacionados à nossa história já vale a pena! E melhor ainda é poder fazer essa viagem nos padrões da Silvia. ;)Beijos!

    responder
  3. Patricia de Camargo

    Oi Malu, muito legal te ver de novo por aqui, já estava preocupada com teu sumiço.Beijos

    responder
  4. Patricia de Camargo

    Malu, outra coisa, obrigada pela dica da entrada free para estudantes!Camila, Portugal se ajusta como uma luva ao padrão "Silvia – Matraqueando" (risos), realmente é uma Europa mais acessível!Beijos

    responder
  5. Érica França

    Olá. Daqui a duas semanas, vou para Lisboa. Estou extremamente ansiosa e estes posts estão me deixando com mais água na boca. Obrigada pelas dicas. Beijos.

    responder
  6. Patricia de Camargo

    Érica você vai amar!!!! E daqui a duas semans, certamente o tempo já estará mais estabilizado!!!Beijos

    responder
  7. Juliana Yonezawa

    Patrícia, amei seu blog!! Acabei de encontrá-loEstou devorando os posts sobre Portugal! Vc será minha principal fonte de informação heheBeijo, Juliana

    responder
  8. Patricia de Camargo

    Oi Juliana, seja bem-vinda, qualquer dúvida é só perguntar em qualquer dos posts!Beijos

    responder
  9. GRAÇA COUTO

    Oi Patricia. Bom dia. Sou free lancer em turismo de grupo e levaremos 1 grupo a Portugal/ Espanha. Estou amando seu blog. Muito está me auxiliando para conhecer e transmitir para os colegas de viagem. Parabéns

    responder
  10. jose geraldo

    Patricia, suas dicas são animadoras! que blog legal! VALEU!

    responder
  11. Jane

    Viajo breve, com boas dicas no bolso.
    Obrigada

    responder
  12. Luiz

    Olá Patrícia. Elogiar o blog é chover no molhado mas é sempre bom agradecer por grandes dicas que acabei de ler tanto de Madrid quanto de Lisboa. Sobre Belém eu tenho uma questão: Estarei com carro alugado. O estacionamento por lá é difícil?
    abs

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Luiz, brigaduuu pelo feedback! Olha só se vc não quiser estacionar na rua e ficar sossegado tem um estacionamento (onde se conra) no Centro Cultural Belém. O prédio é enorme e está bem na frente do Padrão dos Descobrimentos.
      Boa Viagem!!!

      responder
  13. JAN CASTRO

    24 de dezembro é segunda monumentos fechados… 25 de deembro terça feriado monumentos fechados?? Sera que passar o Natal 2012 em Lisboa vai ser sem passeio em monumentos?

    responder
  14. Leny

    Olá Patrícia, vi um comentários que estudantes não pagam entrada em alguns museus, isto procede, pois tenho 02 filhas. Para comprovar basta mostrar a carteira do colégio.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Leny, por exemplo, nos atrativos de Belém – Mosteiro e Torre, crianças menores de 14 anos não pagam. Pela idade e não pela condição de estudantes. No caso de estudantes, funciona mais para maiores de 18 anos, e é necessário ter a carteira internacional, para comprovar a condição.
      Um abraço!

      responder
  15. Chayene Marques Georges do Amaral

    Programando meu Natal em Portugal. Estou lendo tudo e vou seguir seus passos. Ficarei 1 semana no país e estou mto animada. Adorando as dicas, os vídeos e fotos! Lindo trabalho! Parabéns!!!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuu Chay, agora vá preparada para o frio, passei um Ano Novo em Lisboa e fazia muito frio, na verdade a temperatura nem era tão baixa, mas o vento aumentava a sensação de frio rsss
      beijos

      responder
  16. luis fernando menardi

    Ola Patricia.
    Gostaria de saber sobre o uso de carteira de estudante em Lisboa e Sintra.Tem que tirar um documento especifico ou vale usar a carteira de estudante brasileira emitida pelos colégios?
    Muito obrigado.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Luis Fernando, normalmente apenas aceitam a carteira internacional de estudantes quando o visitante é de fora da União Européia.
      Um abraço

      responder
      • luis fernando menardi

        Ola Patricia.
        É possível arrumar esta carteira internacional no Brasil?

        responder
        • Patricia de Camargo

          Luis, tem que ser feita no Brasil.

          responder
  17. luiza esteves

    Irei para Portugal dia 26 de Abril, Amei suas dicas. Com certeza vou visitar
    este lugar. deve ser maravilhoso. ATT. luiza

    responder
    • Patricia de Camargo

      Luiza, depois me conta como foi!

      responder
  18. Maria Carolina

    Olá Patrícia,

    estou indo, em Agosto, para a Europa e meu vôo fará uma conexão em Lisboa, aonde ficarei 7 horas esperando pelo próximo.
    Andei pensando que terei, pelo menos 4 horas livres para conhecer algum ponto em Lisboa.
    Eu e meu marido vamos deixar as malas nos lockers do aeroporto (caso a gente tenha que retirá-las e depois despachar novamente) e estamos pensando em pegar um táxi, pois de metro, teria que fazer baldiação e acho que perderemos muito tempo.
    Andei pesquisando algumas coisas pelos bairros do Rossio e Chiado, mas uma outra opção de passeio, que é minha preferida, seria ir até Belém conhecer a torre, o mosteiro e comer um pastel.
    Gostaria de saber, na sua opinião, se acha que em 4 horas consigo ir até Belém e conhecer esses 3 pontos turísticos?
    Obrigada pela atenção!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Maria Carolina, consegue sim e vai amar, comece pela Torre de Belém, dedique uma meia hora/45 minutos; vá em direção ao Padrão dos Descobrimentos e tome um drink aqui: http://turomaquia.com/dica-de-bar-genial-em-lisboa-a-margem/ (uns 20 minutos de relax). Dá até para você subir no Padrão dos Descobrimentos e ver o bairro desde cima (20 minutos); depois atravesse a rua pelo túnel e caia no Mosteiro dos Jerônimos (tenho posts de todos estes atrativos!), pense numa visita de 1 hora e meia. E ainda teria 1 hora para relaxar nas mesas dos Pastéis de Belém.

      Na volta me conta como foi!

      responder
  19. LEIDIANE

    olá Patrícia! Tenho anotado várias dicas legais de Lisboa aqui nos seus posts. Gostaria que me tirasse uma dúvida, qual a melhor forma de ir de Belém para o Palácio Nacional de Queluz. Abs.

    responder
  20. Daisy

    Olá,Patríciaa,sou brasileira, estou indo com minha neta,em maio/2015,para Lisboa; passarei 08 dias.
    Encontrei seu blog e estou muito feliz por isso,suas dicas são espetaculares.
    Quero saber como faço para ir até Coimbra,e retornar para dormir em Lisboa;você recomenda
    um passeio deste???? Vale á pena????
    Aguardo sua resposta…desde já agradeço Daisy.

    responder
    • José

      Daisy, suponho que você sai do aeroporto e vai directo ao hotel em Lisboa.
      Seja como for, apanhe um táxi desde o hotel e peça para o condutor a levar à:
      Rede-Expressos. “-Podia-me levar à Rede Expressos por favor?”
      Estão sempre a sair expressos de Lisboa para Coimbra e vice-versa.
      De Lisboa a Coimbra demora + ou- 90 minutos. Mas pode conferir tudo aqui.
      http://www.rede-expressos.pt/
      Clique em Horários e Preços.
      Não precisa comprar de antecedência, basta chegar no balcão e comprar bilhete.
      Aconselho a não comprar ida e volta,para não estar sujeita ao horário do bilhete.
      Pois a gente sempre se demora um pouco mais do que previa.
      O terminal da Rede Expressos em Lisboa de onde partem e chegam todos os autocarros fica em: Praça Marechal Humberto Delgado – Estrada das Laranjeiras
      1500-423 LISBOA
      (logo em frente fica o Jardim Zoológico)

      responder
    • Patricia de Camargo

      Daisy, o João já te comentou sobre o ônibus (que normalmente é mais barato) mas dá também uma olhada no trem. Sobre valer a pena, de ônibus são 2 horas e 15 minutos, ou seja, 4 horas e meia de ônibus ida e volta, eu acho meio puxado para um bate e volta e tem outros passeios legais e mais próximos de Lisboa, como Sintra, Cascais, Sétubal, Tróia, Óbidos, etc.

      Beijos 🙂 e brigaduuuu João!

      responder
  21. keizy

    estarei em lisboa dia 16 de setembro e quero ir ao Algarve no dia 18 e regressar a lisboa no dia 20 queria saber qual a meneira mais facil de sair de lisboa para o algarve

    responder
    • Patricia de Camargo

      Keizy, você pode ir de carro, mas caso ñ queira alugar carro, a maneira mais fácil é o ônibus.

      Um abraço

      responder
  22. lana

    Olá, Patricia! Você saberia me dizer, atualmente, qual é o melhor meio para ir do aeroporto até Belem? seremos apenas um casal.

    responder
    • lana

      Para esclarecer farei uma conexão e chegarei a Lisboa em um sábado as 05:55 e sairei as 14:50. Pretendo conhecer Belém, por isso gostaria de saber o meio de transporte mais adequado para ir do aeroporto até lá, assim como voltar para o aeroporto. seremos um casal.

      responder
      • Patricia de Camargo

        Olá Lana, você pode pegar o Aerobus 1 até a Praça do Comércio e de lá pegar o eléctrico 15 para Belém, na ida é bem prático pra ti porque chegará cedo, e os monumentos estaro fechados, e poderá caminhar por lá e tomar um café nos Pastéis de Belém. Na volta, para aproveitar mais o bairro, acho mais prático pegar um táxi até o aeroporto, que custará entre 15,50 e 20 euros, dependendo do trânsito. Mas também podem voltar da mesma maneira-. O aerobus é mais barato comprando o bilhete online: http://www.aerobus.pt
        Um abraço

        responder
  23. Nonato

    Olá! Você esqueceu de comentar sobre o Beco do Chão Salgado, importante monumento erguido por Dom Jose I, em alusão ao processo dos Távoras.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Nonato, brigaduuuu. Eu não conhecia este monumento!

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dia 14 de dezembro, caçamba! Depois que passei dos 30, parece que os anos aceleraram seu ritmo de passagem 🤔

Este lugar da foto, foi um dos mais incríveis que conheci neste 2017.
.
#greece #voidokiliabeach #peloponeso #happiness😊
  • Hoje o mar não está prá peixe 🦈🐳🐋🐬🐟🐡
.
#lascanterasbeach #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #canaryisland #laspalmasdegrancanaria #españa
  • Kyoto e seus rituais budistas. Por uma vida mais zen ou ao menos uma semana de paz e amor prá todos nós 🙏
.
#kyoto🇯🇵 #budismo #zen #japan🇯🇵 #templo
  • Um domingo maravilhoso prá vocês 😍🤸💏 Foto by Ale Avelar
  • O encontro no @masp_oficial de dois grandes: Anita Malfatti e Pablo Picasso. .
#arte #masp #historiadaarte #picasso #anitamalfatti
  • Dia preguiçoso e lindo por aqui. Porque hoje na Espanha é feriado, dia da Constituição 💃
.
#españa #lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria #canaryisland #feriado

Follow Me!