Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 14 2010

O que fazer numa segunda-feira em Lisboa

Segunda-feira em Lisboa, como em outras partes do mundo, estão fechados a maioria dos museus e monumentos. Ao invés de escalonar, não, segunda é meio dia de luto. Mas sempre existem exceções. Comecei a pesquisar dali e daqui, e descobri algumas atrações bem interessantes abertas neste dia fatídico: Casa Fernando Pessoa, Museu Berardo (este museu já não abre na segunda-feira!), Palácio de Queluz e o Oceanário. Nos decidimos por estas duas últimas.


Primeiro fomos ao Palácio de Queluz e depois à parte ultra moderna da cidade, fruto dos investimentos da Expo98 – o Parque das Nações.

A linha vermelha do metrô finaliza no Parque das Nações, e a estação recebe o nome de Oriente. Como estávamos em Queluz pegamos o trem em Queluz-Belas e descemos no ponto final, Roma-Areeiro. Esperamos outro trem que nos deixou na Estação do Oriente. Em alguns horários, o trem vai diretamente de Queluz a Oriente. Mas é fácil fazer a correspondência, onde você descer, é só esperar o trem de dois andares que vá até o Oriente. As “televisões” da plataforma vão informando para onde vão os trens. O trajeto total custa 1,70€.


Estação Roma-Areeiro, que esperamos o trem até o Oriente

Estação do Oriente, e trem de dois andares que faz o trajeto Areeiro-Oriente

fotos: turomaquia_2009

23 Comentários

  1. Marcie

    Saudades de Lisboa! Um dia preciso te contar a aventura que vivi aí durante a Expo98! Besitos, querida, e aproveite bastante sua viagem.

    responder
    • titia

      + 1 Museu aberto à segunda feira, O Palácio Nacional da Ajuda, onde viveu o Rei D. Luis com a Rainha D. Maria Pia de Saboia e onde nasceram os principes D. Carlos (q sucedeu a seu pai) e D. Afonso… recomendo vivamente!

      responder
  2. fla

    Olá, gostaria de saber se preciso marcar antecipadamente a visita ao palacio? NO site dá a impressão qeu sim, mas nao sei se a necessidade é só para grupos.Obrigada…o blog é muito util!

    responder
  3. Patricia de Camargo

    Fla, ñ é necessário agendar antecipadamente a visita. E não é um palácio que enche, ao menos fora do alto verão europeu.Beijos

    responder
  4. CarlaZ

    Boa essa de segunda feira! Não tinha pensado que era um dia com tudo fechado.Vou passar uma segunda lá e bom saber…

    responder
  5. Patricia de Camargo

    Carlinha, vc vai amar Lisboa e região, oh lugar lindo, sem contar a maravilhosa gastronomia!beijos

    responder
  6. Alice Matteoli

    Olha eu mais uma vez aqui! será que no Carnaval terei dificuldades para encontrar atrações abertas na segunda e na terça?
    Obrigadinha

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Alice, na segunda-feira há atrativos q ñ funcionam, tenho um post sobre o q fazer exatamente neste dia da semana: http://turomaquia.com/o-que-fazer-numa-segunda-feira-em-lisboa/

      Dia 21/02 (terça de carnaval) é um feriado facultativo em Lisboa, ainda sujeito à aprovação do Primeiro-Ministro
      Um abraço 🙂

      responder
  7. Daniel Roxo de Paula Chiesse

    Olá,

    Irei para Lisboa no dia 31/12/12, e estou com dúvidas sobre o que abre ou fecha no dia 01 de janeiro de 2013. Poderia nos ajudar? Muito obrigado!

    Att.,
    Daniel Chiesse

    responder
  8. eleica

    Muito bom seu blog! Porque nao seria possivel fazer o roteiro do primeiro dia em Lisboa, se ele cair numa segunda? Dessas dicas q vc passou o q estara fechado? Estarei por ai numa segunda e como tenho pouco tempi queria aproveitar o maximo. Obrigada.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuuu Eleica 🙂 Do primeiro dia, o que fecha na segunda são os dois museus: Gulbenkian e o do Azulejo.
      Um abraço!

      responder
  9. eleica

    Praticia, vou abusar da sua boa vontade e simpatia com seus leitores…
    vou chegar em LIsboa no Domingo a tarde, passo o dia da segunda e terça. terça a noite’ 23hs, retorno ao Brasil. Me de uma dica seguindo seu roteiro de lisboa em 3 dias, como devo seguir… a visita ao oceanario e em torno dura o dia todo? Fica muito distante do centro? pq posso faze-la na terça mas tenho medo da distancia do deslocamento…No domingo a tarde sera que da pra visitar belem, mosteiro dos jeronimos ou no domingo eles fecham cedo?Na segunda sera q posso fazer o seu roteiro do primeiro dia, ou o castelo s jorge estara fechado, pq pelo o q eu entendi a Catedral da Se
    esta aberta. O convento do carmo nao sei se esta aberto…
    Obrigada desde ja e desculpa tantas perguntas!!!!!!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Eleica,
      1) dá para fazer à visita ao Oceanário e entorno em meio dia, é corrido, mas dá. Chega-se de metrô – estação Oriente.
      2) o bairro de Belém é uma delícia, mas num ritmo mais rápido dá para fazer numa tarde o Mosteiro e ver algo do bairro. O horário é o mesmo no domingo. Mas eu faria esta parte pela manhã para estar mais “fresca” e aproveitar mais o Mosteiro.
      3) O Castelo S. Jorge abre todos os dias.
      4) O Convento do carmo, se ñ alteraram o horário, só fecha no domingo.
      Um abraço!

      responder
  10. eleica

    Muito obrigada 🙂

    responder
  11. Wagner Alberto Assumpcao

    Olá, Patricia
    Desculpe te incomodar. Descobri seu site através do Ricardo e agradeceria algumas dicas. Estamos – minha esposa e eu – indo a Portugal no fim de Abril e ficaremos 10 dias. Nosso roteiro – ainda em elaboração final – contempla 4 dias em Lisboa e gostaria de contar com dicas de como melhor aproveitar a viagem. Outras cidades que pretendemos visitar: Fátima/Obidos/Tomar e Alcobaça – Évora e Batalha – Coimbra – Douro e Sintra/Cascais. Por fim Porto, de onde voltamos ao Brasil. Abraços,

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Wagner, é muito complicado falar em roteiro sem conhecer vários detalhes de cada viagem. Por isso criei o produto – Caderno de Viagens Turomaquia – http://turomaquia.com/cadernos-de-viagem-roteiros-personalizados/

      Em 10 dias, vai ser corrida sua viagem, mas é possível. A melhor maneira para conseguir ver tudo que vc deseja é de carro. Poderia ser:
      Lisboa – 4 dias (com Sintra)
      Deixaria Évora de fora para uma outra viagem
      Óbidos e Alcobaça – 1 dia
      Batalha e Fátima – 1 dia (quem sabe Tomar)
      Coimbra – 1 dia
      Porto e Douro – 3 dias

      Um abraço!

      responder
  12. luis fernando menardi

    Olá, Patricia!!
    Gostaria de saber se em Sintra os palacios abrem na segunda-feira e se é possivel visita-los em um unico dia.
    Muito obrigado.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Luis Fernando,
      visitar todos os palácios num dia é bem corrido, e se incluir alguns da periferia daí a coisa pega 😉 Mas saindo mega cedo de Lisboa, poderá fazer Palácio da Pena com castelo dos Mouros, Quinta da Regaleira e Palácio Nacional de Sintra. Os palácios ñ fecham na segunda, evite ir na quarta porque muitos restaurantes fecham neste dia!
      Um abraço e depois em conta como foi!

      responder
  13. Maria

    Patricia, passear em Sintra no dia 25 de dezembro é uma boa opção, estou receosa, pois além de ser dia de natal, é uma quarta, e segundo vc, muitos restaurantes estarão fechados. Obrigada!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Maria 🙁 má notícia, o Palácio da Pena fecha no dia 25/12, bem como o Palácio Nacional de Sintra e a Quinta da Regaleira. Decididamente ñ é um bom dia para ir a Sintra!
      Um abraço

      responder
  14. titia

    + 1 Museu aberto à segunda feira, O Palácio Nacional da Ajuda, onde viveu o Rei D. Luis com a Rainha D. Maria Pia de Saboia e onde nasceram os principes D. Carlos (q sucedeu a seu pai) e D. Afonso… recomendo vivamente!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Que jóia, brigaduuu pela dica!

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • “Seu lugar feliz. Sua alegria. O lugar em que a vida parece mais boa do que não boa”. Você já encontrou este lugar? 
Trecho do livro “O ano em que disse sim” , da Shonda Rhimes.

#quotes #myplaceintheworld #laspalmasdegrancanaria
  • Oh, lugar especial este Carrières de Lumières, até o café é legal demais. Conta aí, o café/restaurante de um atrativo ou monumento turístico que você adorou 💕

#provence #lebauxdeprovence #carrieredeslumieres #france #arte
  • “Por mi trabajo me veo obligada a usar las palabras para pegar un hecho con otro, y al final todo debe parecer coherente aunque no lo sea” (“La niña perdida” da Elena Ferrante). #laspalmasdegrancanaria #quotes #literatura #islascanarias
  • Já conhecia Segóvia, mas graças a Deus eu ainda consigo me emocionar com velhos “amigos” 😉 E vc, qual é aquele lugar que volta a te emocionar a cada reencontro?

#segovia #aqueduto #arteromana #espanha #patrimoniomundialdahumanidade
  • “Ela quer ser seu território” (“Amiga de juventude” de Alice Munro).
#laspalmasdegrancanaria #quotes🖋 #literatura #alicemunro #cactos🌵
  • Detalhes de um restaurante que eu amei @casagalleta Atendimento perfeito do Andrei.
#espanha🇪🇸 #madri #restaurante #casagalletta #ondecomermadri

Follow Me!