Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 26 2010

Pasteis de Belém: indescritivelmente bons!

A visita à Torre de Belém aconteceu entre chuva, vento, grandes ondas e pasmem, momentos ensolarados. Tudo isso em menos de duas horas (risos)! Inverno em Lisboa é assim. O frio era bem suportável, mas venta muito e a chuva vai e vem. Melhor vir preparado com o kit : capa, guarda-chuva e algo para cobrir as orelhas.

Pasteis de Belem

Para dar uma esquentada básica no corpitcho, decidimos provar os tais dos famosos pasteis de belém. Nem eu nem o Tom somos muito de doces (eu era até casar com o Sr. Tom) e eu não colocava fé nos tais manjares! Uma fila medonha na porta, muita gente compra e come no balcão ou leva os pasteis para casa. Entramos, muitos salões e muitas mesas. Sentamos no final da pastelaria. Para constar pedimos o pastel de belém, mas a fome estava pegando, e atacamos uns salgados. O pastel de massa tenra é divino, recheado com carne, e fica entre nosso pastel e uma empanada argentina. O bolinho de bacalhau, crocante e sequinho. E chega o momento de provar o tal pastel que dá nome à pastelaria  (…)

 

M – A – R –A – V – I – L –H – O – S – O

Pasteis de Belem

É indescritível. Um folhado fininho e crocante. Um recheio que não é nem muito doce, nem tem aquela textura de creme cheio de maizena. Era perfeito! Para aumentar o prazer, cumpra o ritual de polvilhar com canela. O pessoal também polvilha com açucar.

É possível observar todo o processo de fabricação dos pasteis, que se realizam há mais ou menos 150 anos! Foi o senhor José Vicente da Silva que fundou a pastelaria e começou a fabricá-los, antes disso saiam dos fornos do Mosteiro dos Jerônimos!

Pastelaria de Belém

Pastelaria de Belém

Neste mesmo dia, depois da visita ao Mosteiro dos Jerônimos, voltamos à Pastelaria de Belém. Era impossível resistir à tentação, e o inverno era a desculpa perfeita para buscar refúgio nos salões do paraíso!!!

fotos: turomaquia_2009

8 Comentários

  1. Carol Wieser

    Hum, hum e Hummmmmm!!!A Margarida já me falou tanto desses pastéis que eu já sou fã, antes mesmo de ter provado eles (risos).Mas acredito serem deliciosos mesmo.E disputados!!Os posts sobre Portugal estão bem bacanas Pati!!Beijos

    responder
  2. Silvia Oliveira

    Eu sou bem doçólatra, mas acho que sou a única pessoa no mundo que não é fã dos pastéis de belém. Bão, faz um par de ano que não como nenhum, é verdade! Mas se tiver que provar algum, eu também recomendaria esse lugar: um clássico é sempre um clássico! (Estou melhor com o pulso, mas tive que parar geral para ele melhorar de vez!) =)

    responder
  3. Patricia de Camargo

    Carol, eu não colocava realmente fé, mas são muito bons! Ainda tem bastante coisa para postar de Portugal!Silvinha, você tem que voltar com o Raul,seria legal se nós encontrassemos os cinco por lá! ¡Cuidáte mucho!Beijos às duas

    responder
  4. Anonymous

    Como é que este bolinho, tão pequenino, consegue ser tão bom?!Eu não sei qual é o segredo, mas o meu segredo é que eu sou viciada em pasteis de belém!Quentinhos com canela! Amo!

    responder
  5. Viaje com a Flora

    Esta não foi propriamente uma dica, pois foi a terceira vez que fui lá me deliciar com estes fantásticos Pasteis de Belém. Assim como o dono do comentário anonimo também sou fanática por esses pasteizinhos quentinhos com canela. Mas tem que ser saboreados lá. Eles murcham rapidinhos e ai já não são tão especiais.Pena que me esqueci da dica dos bolinhos de bacalhau. Fica para a próxima…BjsFlora

    responder
  6. Patricia de Camargo

    Flora, fiquei pensando que os pasteis são otimos potrque vendem mais, ou vendem mais porque são fresquinhos!? heheh lembra da Tostines?Ai que pena, terá que voltar outra vez para lisboa ooooooooooooohhhhheheBeijos

    responder
  7. Cristina Mergner

    Amei seu site!!!!Moro na Alemanha, estaremos indo a Lisboa depois do natal para passar 1 semana. Gostei muito da forma detalhada de como vc descreve!
    Peguei suas dicas de transporte aeroporto de Madrid-centro. Acredita q já devo ter feito escala pelo menos umas 10X em Madrid e mesmo com tempo nunca fui ao centro!!!Proxima vez, com certeza! Obrigada pelas dicas!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Cristina, valeu pelo feedback, e espero vê-la outras vezes por aqui!

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte
  • Junto ao Museu do Prado, vemos a escultura de Murillo. Ele foi um pintor barroco que colocou na tela a doçura das meninas, dos anjos, das virgens. 
Nasceu em Sevilha em 1618 e faleceu em 1682.

#murillo #barroco #arte #madri #arthistory

Follow Me!