Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 25 2010

Rinoceronte na Torre de Belém – Curiosidades de Lisboa

O estilo manuelino também incorporava motivos que mostravam o contato dos portugueses com outros povos e culturas. Uma prova disto é a cabeça de rinoceronte da fachada oeste da Torre de Belém. Um rinoceronte foi oferecido pelo Rei de Cambaia (sultanato na Índia) ao Rei D. Manuel I!?

O bicho chegou em 1515, e o rei português o enviou como presente ao Papa Leão X. Mas durante esta viagem, o navio naufragou e o pobre morreu, mas sua pele foi empalhada e assim chegou até o papa. Um alemão que trabalhava como impressor em Lisboa fez um desenho do animal e o enviou por carta a seu amigo Durer. Pense que era um animal super exótico para o europeu. Durer fez uma gravura a partir do desenho e das descrições de seu amigo!

/>Para ver o rinoceronte da torre, vá até a sala do Governador (1 andar) saia na sacada que dá para a rua, e olhe para tua esquerda!

Torre de Belém

Torre de Belém

Gravura Durer:http://jordidoce.blogspot.com
Fotos: turomaquia_2009
Leia também:
Visitando a Torre de Belém

1 Comentário

  1. luffi

    esta não sabia eu!!!! Para a próxima visita vou procurar o rinoceronte

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Inventando novas perspectivas para gravar os primeiros vídeos da nova série de arte, que estreia no domingo no YouTube - Patricia de Camargo. 
Na verdade, eu queria lançar primeiro outra série, mas a danada está me dando mais trabalho e por isso decidi colocar em prática uma nova ideia que será fixa no canal se vcs curtirem 😉

#youtubersbrasil #arte #arte+10 #historiadaarte
  • Me conta, você já esteve na Bélgica?

Se já esteve, o que mais gostou, lugares, museus, comidas, vale tudo 😜

Se nunca foi, tem vontade de ir?

#belgicalovers #museu #bruxelas #arte #art
  • Post novo e fundamental para quem vai visitar Bruxelas - como se locomover pela cidade. Inclui preços, como usar o cartão do transporte público, aplicativos e mapa. Link na bio ou visite o www.turomaquia.com. 
#belgicalovers #bruxelas #grandplace #dicasdeviagem
  • Oiiii, hoje temos bate papo ao vivo sobre arte. Às 19:00 horas no YouTube Patricia de Camargo. Mais tarde vou colocar o link direto no Twitter do Turomaquia e no Facebook. E aqui na bio 👈🏽 Compartilhe este vídeo com aquela pessoa que você sabe que ❤️ arte!

#renascimento #venezalovers #tiziano #arteemveneza #lendoarte
  • 14 obras que você não pode perder em um dos museus mais importantes da Itália, a Accademia de Veneza. Guia gratuito by Patricia de Camargo 😉no www.turomaquia.com 👈🏽 #accademiadevenezia #venezalovers #guiademuseu #arte365 #historiadaarte
  • Tenho uns clientes maravilhosos! Olha o carinho da Bruna e do Bruno que se lembraram de mim em Paris e me enviaram estas fotos lindas 💕💕💕 Prá quem chegou aqui há pouco tempo, os Cadernos de Viagem Turomaquia (CVT) são guias personalizados. 
#turomaquia #paris #guiapersonalizado #guiadeviagem

Follow Me!