Guias de Viagem e Arte

 
 
fev 09 2010

Um roteiro a pé por Lisboa – Alfama e muito fado

Naquele fim de tarde, depois de deixar muito contra a vontade o Convento do Carmo, necessitava um café para voltar à Estação Terra. A Nicola foi a escolhida. Estivemos sentados um pouco mais de meia hora falando sobre como o dia havia sido maravilhoso entre as salas do Gulbenkian, o bitoque da Pastelaria Azul e sob o teto de estrelas do Convento do Carmo. Com tanta adrenalina no corpo, decidimos que era noite de fado.

Lisboa - Natal 2009/2010

Subimos para o Alfama, bairro que é sinônimo de fado. As ruas estavam todas decoradas de Natal. E diante de tanta lindura nem sentimos a pequena caminhada até a imponente Catedral da Sé. Com ela surge o panorama cartão-postal: de repente aparece o eléctrico 28 descendo e passando bem em frente à catedral. Dois símbolos da cidade, unidos por breves segundos. Como os eléctricos 28 passam a cada 10 minutos, estivemos esperando que outro passasse e outra vez aparecesse aquele cartão-postal dinâmico na nossa frente.

Catderal da Sé

Catedral da Sé

Subimos pela Catedral da Sé, adentrando no bairro, nas suas pequenas ruelas, até encontrar o Clube de Fado. Era impossível para aquele dia e os dois subsequentes, tudo lotado. Nada de desânimo, caminhamos um pouquinho mais e encontramos o Restaurante – Bar S. Miguel D´Alfama. Um senhor simpático nos deixou conhecer o espaço, pequeno, mas acolhedor. Não cobravam nada pelo fado, mas era necessário jantar. Não tinhamos um pingo de fome. O senhor nos convida a voltar depois das 22:00 horas. Neste horário a maioria das casas de fado permitem que as pessoas entrem e fiquem no balcão. Ainda era oito da noite!

Alfama - Lisboa
Alfama

Continuamos subindo, passamos por várias casas de fado vadio, no qual todos podem cantar (claro, quando tenham as mínimas condições!), inclusive na Tasca do Chico, visitada pelo Riq Freire. Até que encontramos a Mesa de Frades. Também era necessário jantar para conseguir mesa. Olhamos o cardápio, os preços não eram nada absurdos, e fizemos uma reserva para a noite seguinte. Naquela noite, também já estava lotado.

Com o fado garantido, mas ainda sem a mínima vontade de dar por encerrado o dia, continuamos subindo até alcançar a igreja que Fernando Pessoa considerava a mais bonita de Lisboa – a Igreja de São Vicente de Fora. Toda branca e iluminada pela lua quase cheia. A placa mostrava que o Castelo São Jorge estava perto, mas desanimados por outra subidinha, optamos pela fácil descida. Passando pelo Miradouro de Santa Luzia e outra vez pela Catedral da Sé.

Igreja São Vicente de Fora

A fome fazia o corpo pensar em uma pastelaria, vamos conhecer “A Brasileira”. Impossível, muita gente. Até o pobre Fernando Pessoa não deixou de trabalhar, posando de foto em foto. “Vamos passar naquela pequena na Rua Augusta?” Esta decisão revelou a enésima e última surpresa do dia, a Cafetaria S. Nicolau. Fim de noite e de um dia redondinho, redondinho!

Café A Brasileira

Leia também:
Lisboa com muita arte: Museu Gulbenkian
Comendo ao mais puro estilo português: bitoque em uma pastelaria
Convento do carmo – o teto estrelado de Lisboa
FotoGaleria: Convento do Carmo
As pastelarias de Lisboa: uma viagem à parte

fotos: turomaquia_2009

4 Comentários

  1. Mari Campos - Pelo Mundo

    Eu adoro o Alfama! O lugar bom pra caminhar, subir e descer, nao? E que linda essa decoracao de Natal, cheia de presentinhos!

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Mari, Lisboa estava completamente enfeitada, incrível. Desde a Augusta até a Praça Eduardo VII com aquela árvore gigantesca!Beijos

    responder
  3. Deise

    Patricia,
    Estivemos na Brasileira ontem, mas o restaurante subterraneo e muito abafado e sombrio e do lado de fora só tinha lugar temporário na mesa do Fernando Pessoa. Optamos pelo Café do Chiado. Fica na rua em frente, um pouco depois da sorveteria Haggendaz. Ótimo atendimento, comida deliciosa e preco razoável. 35€ almoço pra dois com bacalhau e taça de vinho e um couvert delicioso.
    Hoje foi dia de Sintra. Perfeito o CVT! Depois dou mais detalhes.
    Bjs

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Deise, que jóia!
      Já fica anotada + uma dica de Lisboa.
      Beijos

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Primeiro vídeo de Barcelona 😁 Legal prá quem chega de avião na cidade; prá quem está precisando de um hotel supimpa e outras coisinhas mais 😊 Link na bio ou vá para o canal de YouTube - Patricia de Camargo
.
#barcelona #vueling #prataeroport #hotel4estrelas #ondeficarbarcelona
  • Olha as colunas jônicas aí gente 😗 Quando dava aula comentava que era a coluna dos cabelinhos enrolados 😂
.
#atenas #acropolis #greekart #greciaantiga #grecia #colunagrega #turogrego
  • Acordar com esta vista em ATENAS foi uma experiência incrível. Recomendo ao menos uma vez na vida 😉
.
#view #greece #acropolis #experience #beautifulday #atenas
  • Exatamente como penso e falei hj de manhã no Stories #Repost @reynaldogianecchini (@get_repost)
・・・
#Ficaadica
  • Todo mundo devia esbravejar. Não dá prá deixar quieto algo tão revoltante e retrógrado. Como já falei no Stories, se você pensa como o juiz, é você quem deve se tratar. Porque ninguém devia se preocupar com quem uma pessoa faz sexo, desde que seja consentido e não envolva menores. Isso se chama vida PRIVADA. Peguei esta imagem da @danibelgium minha irmã do coração 💓
  • E depois dizem que Atenas é sem graça 🙄  ainda no dia 14 do #turogrego .
#atenas #greece #plaka #roteirogrecia #grecia #beautifulcity #flowerpower

Follow Me!