Guias de Viagem e Arte

 
 
abr 08 2007

Chuva e cozido: um dia de reis (A Saga do Caminho 20)

Puente y Hospital de Órbigo – Santa Catalina de Somoza: 27,17 Km
Meus amigos, primeiro quero pedir um milhão de desculpas, porque em algum momento do caminho eu pulei diretamente da Saga do caminho 17 para a 19, e daí saí do prumo, hoje retorno ao correto caminho!

E retorno ao equilíbrio temporal com um dia que certamente permanecerá por muito tempo na memória e no estômago. Neste dia avançamos na região conhecida como “Maragateria” – dentro da Província de León, uma região com história controversa que para alguns data da dominação romana. No século XVIII, o Frei Sarmiento afirmou que os maragatos descendiam dos mauritanos ou dos cartagineses, que antes da dominação romana imigraram para Espanha. Como eles foram perseguidos pelos romanos em sua fuga, resolveram estabelecer-se nas montanhas de Astorga. Os filhos destes primeiros fugitivos, que não eram nem mouros nem godos, foram conhecidos como maurogothos” – os maragatos.
Mapa Maragateria

Não importa se esta história é a verdadeira ou aquela que diz que sua origem é celta. O que eu posso afirmar é que uma região linda, com povoados de casas de pedras, e uma comida que é “de lamber os dedos”.
Caminho de Santiago Francês

A principal cidade da maragatería é Astorga – e aqui caminhantes não se pode deixar de provar o “cocido maragato”. Uma comida dos trabalhadores do campo que somente tinham tempo para uma refeição por dia, imaginem como era esta refeição!!?
Caminho de Santiago Francês

O cozido se prepara com todos os ingredientes, mas depois se serve em diferentes etapas. Primeiro se comem as carnes, depois o grão-de-bico com repolho e verduras e por último a sopa com macarrões finos e curtos – fideos. Se você quer a receita, entre em: http://www.cocido-maragato.com/

Nós comemos o cocido maragato, e foi demais!!! E depois caminhamos pouquinho porque ninguém merece, jejejejeje!!! Mas com um pequeno detalhe, caminhamos com uma chuva que em alguns pontos foi torrencial. Mas não estávamos preocupados, tínhamos uma reserva em um albergue privado em Santa Catalina de Somoza. As fotos são do dia seguinte, na nossa saída, porque neste dia todos os santos choravam e não pudemos nem sair do albergue. Mas depois de comer feitos reis, tudo era lindo, e os céus podiam cair na nossa cabeça … chove chuva, chove sem parar … e em uma mistura de entusiasmo, “buen rollo” e grandes doses de camaradagem, chegamos ao nosso destino do dia, rezando para que a maragatería não nos abandonasse tão cedo!
Caminho de Santiago Francês

mapa: www.maragateria.com


Posts relacionados:

Tudo que é bom … (de Saint-Jean-Pied-De-Port a Roncesvalles)
Dificuldades … (de Roncesvalles a Zubiri)
Eu x Eu (de Zubiri a Cizur Menor)
Perdão e Reflexão (de Cizur Menor a Puente de la Reina)
Eu necessito … (de Puente de la Reina a Estella)
Da fonte de vinho a pocilga (de Estella a Los Arcos)
A chegada a La Rioja (de Los Arcos a Logroño)
Um lugar abençoado por Deus … (de Logroño a Ventosa)
O importante não é chegar … é ir! (de Ventosa a Santo Domingo de la Calzada)
O primeiro grande desafio (de Santo Domingo de la Calzada a Montes de Oca)
Divagações em Atapuerca (de Montes de Oca a Agés)
Os grandes tesouros (de Agés a Burgos)
Feliz na Aldeia Global! (de Burgos a Hontanas)
Gente de todas as cores e sabores … (de Hontanas a Boadilla del Camino)
Da obra gigantesca ao pequeno milagre da vida! (de Boadilla del Camino a Carrión de los Condes)
Simplesmente humanos! (de Carrión de los Condes a Sahagún)
Não estou louca, nem virei psico-autora, apenas tive vontade de me abrir ao mundo! (de Sahagún a Mansilla de las Mulas)
Tempo de Turismo! (de Mansilla de las Mulas a León)
Em homenagem ao Gustavo: cancun, cancun … (de León a Puente y Hospital de Órbigo)

Imagens: turomaquia_2006