Guias de Viagem e Arte

 
 
out 13 2017

Música medieval e a criação das notas musicais

Você sabia que a escritura musical começou a ser inventada nos mosteiros?
O lance é que existiam vários cantos religiosos, mas como não existia uma escritura musical cada um cantava como havia escutado ou outra pessoa tinha lhe contado. Como naquela brincadeira do telefone sem fio, imagina no que se convertia a melodia original depois de umas seis “telefonadas”?

Para tentar evitar tal situação, e buscando uniformizar a música, os monges começaram a inventar uma forma de “escrevê-la”! O primeiro de tudo foi a utilização de uns símbolos, chamados de neumas.

Os quatro neumas fundamentais eram: punctum, virga, clivis e podatus. Eram colocados em cima do texto e marcavam quando se devia cantar do agudo para o grave ou aumentar/diminuir a voz. Nada além disso, mas foi o começo de tudo!

criação das notas musicais
Neumas Fundamentais

criação das notas musicais

Canto com os neumas colocados em cima das palavras

No século X começaram a utilizar uma linha vermelha. Para que servia? Está linha delimitava uma nota musical, normalmente o FA. Tudo que estava acima dela era mais agudo e abaixo, mais grave.

Com o tempo para dar mais precisão, foram aumentando o número de linhas. Até que chegou o monge beneditino Guido D´Arezzo (ou Guido Monaco) e criou o tetagrama, ou seja, uma composição de quatro linhas, e não foi só isso não, também deu nome às seis primeiras notas de uma escala: UT, RE, MI, FA , SOL, LA. Para nomeá-las, sabe o que fez? Utilizou as primeiras sílabas dos versos de um hino dedicado a São João Batista que erado século VIII. Com o tempo UT virou DO. E juntando as duas primeiras letras dos versos subsequentes, apareceu o SI. Louca esta história não?!

criação das notas musicais

Como era naquela época e como é hoje

Na Idade Média, a música religiosa utilizava o tetagrama do Guido e a música profana acrescentou outra linha, ao que se chamou de pentagrama musical. As notas começaram a aparecer quadradinhas entre estas linhas ou sobre elas. O resto é história para quando o Renascimento chegar …

Criação das notas musicais – Podcast

Novidade Turomaquia: Cansado para ler o texto, escuta uma pequena parte neste podcast!

Mais arte medieval

Será que você teria sua alma assegurada na Idade Média?
Bestiário Medieval, ui, o que é isso?!
A roupa na Idade Média
Arte bizantina e como se produziam os mosaicos
Capela Sistina do Românico
Características de uma igreja românica
O que eram os livros de horas?
Gótico, de onde vem esse nome?!
Escultura medieval talhada num dente de elefante
A virgem que se abre – Tríptico da Idade Média
Notredame
O que é uma Pietà?
Do gótico ao renascimento

Arte medieval no TOP100 Arte



Meus livros de arte

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Imagens: http://mariajesusmusica.files.wordpress.com