Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 23 2017

Do Gótico ao Renascimento (ou de Gentile da Fabriano a Masaccio)

Uma maneira de entender o salto entre uma época e outra da arte. Por exemplo, do gótico ao renascimento, é ver lado a lado uma pintura gótica e outra renascentista sobre um mesmo tema.
Do Gótico ao Renascimento
Aqui o tema é a Virgem no trono com o Menino Jesus. O primeiro quadro é de Gentile da Fabriano, foi realizado entre 1405 e 1410. Atualmente se encontra na Galleria Nazionale dell´Umbria.

O segundo de Masaccio, do ano 1426. Atualmente exposto na National Gallery, em Londres.

Na tela de Gentile, os super pequenos anjos cantam o que lêem na partitura, na de Masaccio dois anjos bem maiores tocam seus alaúdes. Nos dois quadros, duas frutas diferentes, mas com um mesmo significado alertam sobre o futuro sofrimento do Menino Jesus. No primeiro, a granada; no segundo, a uva. Ambas frutas estão nas mãos do Menino.

Do Gótico ao Renascimento – Pense nas seguintes questões para entender esta transição

  • Qual lhe parece mais real?
  • Em qual pintura, a sensação de volume é mais forte?
  • Qual Menino Jesus se parece realmente com uma criança pequena?
  • Preste atenção na aureola dos dois meninos, na de Masaccio está colocada em perspectiva, na de Gentile é plana, bidimensional.
  • O espaço de Gentile é como irreal, em Masaccio, a Virgem está em um lugar concreto, material, o trono parece pesado, existe de uma maneira que não se vê na primeira pintura. Nesta, o trono parece levitar, não ter peso!

Este jogo das diferenças é divertido, continue jogando. Isto te força a olhar de uma maneira diferente à obra de arte. Ver, não apenas “passar os olhos”!

Uma curiosidade: Masaccio trabalhou para Gentile da Fabriano. Mas foi o discípulo quem mais revolucionou a arte. Prá entender melhor a importância de Masaccio, assista no sábado o vídeo do TOP100Arte lá no meu canal do YouTube: Patricia de Camargo.

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Olha ela vista do terraço do Arco do Triunfo. Como muitos de vocês comentaram na foto que coloquei do Arco, o legal é subir um pouco antes do sol se pôr e ver o entardecer lá de cima. É algo mágico ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ É um dos poucos monumentos que fica aberto até tarde.

#leCMN #ArcDeTriomphe #paris #parislovers #arcodotriunfo
  • Na frente de um dos nossos hotéis da viagem, prá avisar que já saiu o primeiro post de PARIS, com uma dica incrível! Visite o www.tuomaquia.com ou clique no link da bio 👍

#parislovers #lamaisonfavart #paris @hotellamaisonfavart
  • Eu viajei com a Ledinara do @curitidoce isso enriqueceu de uma maneira louca minhas experiências gastronômicas.

No mesmo dia da foto anterior, também estivemos na @maisonladuree 
Ela teve a ideia de comprar este macaron en forma de coração para provar e tirar fotos no Jardim des Tulleries, que fica do ladinho de uma das lojas.

Custou 2,10€ e nos divertimos barbaridades. Aliás se eu fosse você, seguia a @curitidoce porque ela fez vídeos de todos os doces que provamos nos 4 dias que estivemos juntas 💕

#laduree #parislovers #parisfood #paris #macaron
  • Uma das grandes experiências desta viagem: comer uma das “frutas” do grande @cedricgrolet 
O limão negro que eu comi é feito com um pequeno limão desta cor que vem do Irã após ficar um mês no deserto secando. 
O senhor que nos recebe na porta e que eu chamaria de chefe de sala, é um dos responsáveis em converter esta experiência em inesquecível. 
Não é um doce barato, mas vale cada centavo 😉

#cedricgrolet #parisfood #parislovers #doce #paris
  • Tão legal estar de bobeira e de repente, dar com ela 🤗 qual é teu lugar favorito para fotografar a torre?

#toureiffel #paris #parislovers
  • Esta belezura da foto já ganhou em 2014 o título de melhor madeleine de Paris. A madeleine é um bolinho com um toque de limão. 
Eu vim na Blé Sucré e comprei o pacotinho com 4 mais um expresso e paguei 5,50€. Comi na pracinha na frente da loja porque todas as mesas estavam ocupadas e posso te confirmar que é MARAVILHOSA 😍

Te dedico @curitidoce saudades de ti!

#blesucre #madeleine #parisfood #parislovers #foodporn

Follow Me!