Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 23 2017

Do Gótico ao Renascimento (ou de Gentile da Fabriano a Masaccio)

Uma maneira de entender o salto entre uma época e outra da arte. Por exemplo, do gótico ao renascimento, é ver lado a lado uma pintura gótica e outra renascentista sobre um mesmo tema.
Do Gótico ao Renascimento
Aqui o tema é a Virgem no trono com o Menino Jesus. O primeiro quadro é de Gentile da Fabriano, foi realizado entre 1405 e 1410. Atualmente se encontra na Galleria Nazionale dell´Umbria.

O segundo de Masaccio, do ano 1426. Atualmente exposto na National Gallery, em Londres.

Na tela de Gentile, os super pequenos anjos cantam o que lêem na partitura, na de Masaccio dois anjos bem maiores tocam seus alaúdes. Nos dois quadros, duas frutas diferentes, mas com um mesmo significado alertam sobre o futuro sofrimento do Menino Jesus. No primeiro, a granada; no segundo, a uva. Ambas frutas estão nas mãos do Menino.

Do Gótico ao Renascimento – Pense nas seguintes questões para entender esta transição

  • Qual lhe parece mais real?
  • Em qual pintura, a sensação de volume é mais forte?
  • Qual Menino Jesus se parece realmente com uma criança pequena?
  • Preste atenção na aureola dos dois meninos, na de Masaccio está colocada em perspectiva, na de Gentile é plana, bidimensional.
  • O espaço de Gentile é como irreal, em Masaccio, a Virgem está em um lugar concreto, material, o trono parece pesado, existe de uma maneira que não se vê na primeira pintura. Nesta, o trono parece levitar, não ter peso!

Este jogo das diferenças é divertido, continue jogando. Isto te força a olhar de uma maneira diferente à obra de arte. Ver, não apenas “passar os olhos”!

Uma curiosidade: Masaccio trabalhou para Gentile da Fabriano. Mas foi o discípulo quem mais revolucionou a arte. Prá entender melhor a importância de Masaccio, assista no sábado o vídeo do TOP100Arte lá no meu canal do YouTube: Patricia de Camargo.

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • O ano começou assim com esta cara de temporal, mas parece que logo, logo vai abrir sol 😉 Prá ser justa com a situação, estou neste momento vivendo uma linda, louca e motivante primavera! Brigaduuuu 🙏
  • Alerta laranja nas Ilhas Canarias por vento e temporal. Coisas da natureza 😉 Espero não sair voando durante minha ginástica kkkkk

#canaryisland #grancanaria #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria
  • Que hambúrguer minha gente: carne de primeira + tomate seco + um bom pedaço de muçarela + pesto + rúcula. O nome mais que adequado: La vida es Bella 🍔🍟 #criar 6/359

#laspalmasdegrancanaria #triana #200gramos #hamburguer #foodporn #canaryisland #grancanaria
  • Meu companheiro no Top100Arte desta semana. Acho que todo mundo em algum momento da sua vida se sentiu tal qual o personagem desta ponte! Para saber mais, clique no link da bio ou vá ao meu canal do YouTube: Patricia de Camargo.

#Top💯Arte #historiadaarte #munch #expressionism #arte
  • Entre 1870 e 1906, Cézanne trabalhou o tema dos banhistas. Foram mais de 200 desenhos, gravuras e telas a óleo. Por que ele pintou este tema? Por que Cézanne é tão importante para história da arte? Isso e muito mais no novo vídeo  do TOP100Arte de hoje no YouTube: Patricia de Camargo ou clique no link da bio 👈

#arte #cezanne #posimpressionismo #artemoderna #historiadaarte #Top💯Arte
  • Uma rua qualquer de Las Palmas 🌴🌴🌴 que acaba no mar #criar 5/360

#lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #canaryisland

Follow Me!