Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 23 2017

Do Gótico ao Renascimento (ou de Gentile da Fabriano a Masaccio)

Uma maneira de entender o salto entre uma época e outra da arte. Por exemplo, do gótico ao renascimento, é ver lado a lado uma pintura gótica e outra renascentista sobre um mesmo tema.
Do Gótico ao Renascimento
Aqui o tema é a Virgem no trono com o Menino Jesus. O primeiro quadro é de Gentile da Fabriano, foi realizado entre 1405 e 1410. Atualmente se encontra na Galleria Nazionale dell´Umbria.

O segundo de Masaccio, do ano 1426. Atualmente exposto na National Gallery, em Londres.

Na tela de Gentile, os super pequenos anjos cantam o que lêem na partitura, na de Masaccio dois anjos bem maiores tocam seus alaúdes. Nos dois quadros, duas frutas diferentes, mas com um mesmo significado alertam sobre o futuro sofrimento do Menino Jesus. No primeiro, a granada; no segundo, a uva. Ambas frutas estão nas mãos do Menino.

Do Gótico ao Renascimento – Pense nas seguintes questões para entender esta transição

  • Qual lhe parece mais real?
  • Em qual pintura, a sensação de volume é mais forte?
  • Qual Menino Jesus se parece realmente com uma criança pequena?
  • Preste atenção na aureola dos dois meninos, na de Masaccio está colocada em perspectiva, na de Gentile é plana, bidimensional.
  • O espaço de Gentile é como irreal, em Masaccio, a Virgem está em um lugar concreto, material, o trono parece pesado, existe de uma maneira que não se vê na primeira pintura. Nesta, o trono parece levitar, não ter peso!

Este jogo das diferenças é divertido, continue jogando. Isto te força a olhar de uma maneira diferente à obra de arte. Ver, não apenas “passar os olhos”!

Uma curiosidade: Masaccio trabalhou para Gentile da Fabriano. Mas foi o discípulo quem mais revolucionou a arte. Prá entender melhor a importância de Masaccio, assista no sábado o vídeo do TOP100Arte lá no meu canal do YouTube: Patricia de Camargo.

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Na meca do windsurf em Las Palmas - Pozo Izquierdo. Vento pouco é bobagem 😂
.
#windsurf #pozoizquierdo #grancanaria #canaryisland #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁
  • Primeiro vídeo de Barcelona 😁 Legal prá quem chega de avião na cidade; prá quem está precisando de um hotel supimpa e outras coisinhas mais 😊 Link na bio ou vá para o canal de YouTube - Patricia de Camargo
.
#barcelona #vueling #prataeroport #hotel4estrelas #ondeficarbarcelona
  • Olha as colunas jônicas aí gente 😗 Quando dava aula comentava que era a coluna dos cabelinhos enrolados 😂
.
#atenas #acropolis #greekart #greciaantiga #grecia #colunagrega #turogrego
  • Acordar com esta vista em ATENAS foi uma experiência incrível. Recomendo ao menos uma vez na vida 😉
.
#view #greece #acropolis #experience #beautifulday #atenas
  • Exatamente como penso e falei hj de manhã no Stories #Repost @reynaldogianecchini (@get_repost)
・・・
#Ficaadica
  • Todo mundo devia esbravejar. Não dá prá deixar quieto algo tão revoltante e retrógrado. Como já falei no Stories, se você pensa como o juiz, é você quem deve se tratar. Porque ninguém devia se preocupar com quem uma pessoa faz sexo, desde que seja consentido e não envolva menores. Isso se chama vida PRIVADA. Peguei esta imagem da @danibelgium minha irmã do coração 💓

Follow Me!