Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 26 2017

Escultura medieval talhada em um dente de elefante!

Escultura talhada no dente de elefante




Vocês pensam que é um título sensacionalista, mas é quase verdadeiro. Quase? Porque na verdade foi talhada em meio dente canino de um elefante! Isso mesmo, meio dente! Assombroso!?

Eu nem sabia deste pequeno-grande detalhe quando me apaixonei por ela. Olha a delicadeza da peça. Sei lá, se me encantou este olhar asustado-virginal da Ariana, ou conjunto em si.

Foi realizada em Constantinopla, e claro não se sabe por quem, apenas que é do século VI. Considerada pelo refinamento da talha como uma obra-prima do período.

Perceba a influência, ainda presente, da mitologia no Império Romano do Oriente. Ariana era filha de Minos, foi abandonada por Teseu, e acabou casando com o deus que sabia tudo de festa, Dionísio. Identifica-se o personagem pelo bastão e o copo que leva em suas mãos, e pelas figuras que estão ao seu redor.
Escultura talhada no dente de elefante
Está no Museu Cluny, em Paris. Mede 40 x 14 cm.

Veja todos nossos posts de PARIS

Busque e reserve seu hotel em PARIS, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Para comprar as entradas dos principais atrativos da cidade, clique aqui, e evite filas de até 2 horas de pé \o/

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

fotos: turomaquia_2010

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Follow Me!