Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 02 2017

O que eram os Livros de Horas?

Os livros de horas eram os livros mais comuns na Idade Média. Bem, comum é maneira de falar, porque como todos os livros eram escritos à mão, ter um livro não era prá qualquer um!

Os nobres encomendavam estes livros, que levavam este nome porque traziam as orações que deviam ser realizadas em determinadas horas do dia. O número de orações estava baseado no Salmo V que diz “ eu te louvarei sete vezes ao dia”. E as estas sete, o salmo ainda somava outra, “a meia-noite me levantarei para te agradecer”. Desta maneira se chegavam aos oito momentos do dia em que se devia orar.

O que eram os Livros de Horas
Black Hours (18v/19r); New York, Pierpont Morgan Library – 1475

Não felizes com as orações e pensando no elemento de exclusividade e originalidade de cada livro, acrescentavam-se outros dados utéis como podiam ser os calendários. E é claro desenhos e as famosas iluminuras.
Livros de Horas - Idade Média
O que eram os Livros de Horas
Em muitos casos, a pessoa que encomendava o livro era retratada em seu interior. Veja neste livro de Margarida de Cleves. Ela aparece orando junto à Virgem Maria e o Menino Jesus.

Livro de Horas de Margarida de Cleves
Livro de Horas de Margarida de Cleves – 1395-1400 (Museu Gulbenkian/Lisboa)|Tamanho: 14 x 10,5 cm

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi
Imagens: turomaquia_2009 y Wikipedia. Imagens centrais: Afbeelding Middeleeuws getijdenboek (handschrift) met teksten van Geert Grote (1340 -1384) | St. Fabian holding a book and a sword and St. Sebastian holding arrows and a sceptre, 1490

2 Comentários

  1. Carmen

    Bravo. Um vídeo excepcional. Absolutamente didático. Agora tudo parece simples, mas o homem já percorreu um longo caminho, cheio de dificuldades. Manuscritos que me entusiasmam porque eu reconheço o esforço e processo custoso. O patrono que encomendou o mosteiro ou o manuscrito ou códice. O papel, tinta, ou saber latín, tem uma boa caligrafia … Um processo complexo. Estou pensando em as Cantigas de Santa Maria ou o Codex Calixtinus (Códice Calixtino).

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuu Carmen. Ontem estava vendo um programa na Primeira, e eles mostraram alguns manuscritos do Escorial. Realmente não entendo porque não dão mais destaque a este patrimônio 🙁 Em Dublin, eles montaram uma mega exposição por causa do Manuscrito de Kells!
      Beijos

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de 15 anos sem usar jaqueta jeans, não resisti à coleção da Zara com 3 artistas espanhóis. Mostrei mais no Stories 👕
.
#zara #jeans #arte #decompras #shopping
  • Paz, paz e paz dentro do complexo de Chion-in, cujas escadarias foram utilizadas no filme com o Tom Cruise - "O Último Samurai". E que é uma das estrelas do vídeo que vou publicar hoje no YouTube - Patricia de Camargo 👈
.
#kyoto🇯🇵 #chionintemple #youtuber #vlogjapao #vlogkioto #budismo
  • Descubra no TOP100Arte, o primeiro artista a defender-se contra a pirataria e adotar um copyright 🖼🖼🖼 link na bio👈
.
#art #arte #durer #renascimento #Top100Arte #youtuber
  • Picasso, juro que hoje tava precisando te encontrar. Tô necessitada deste tipo de arte que remove as entranhas!
.
#picasso #moma #arte #cubismo #art #necessidade #artlover #newyork
  • O Pavilhão do Templo Dourado é um lugar super sagrado para o Budismo, já que guarda relíquias do Buda. É um dos símbolos do Japão junto com o Monte Fuji 🗻 .
#kinkakujitemple #kyoto🇯🇵 #vlogjapao #pavilhaodourado #japan🇯🇵 #budismo #buda
  • A poderosa Eiffel e o arco mais lindo de PARIS desde uma das janelas do museu de arte mais visitado do mundo. Para ver meu guia desse museu, clique no link da bio 😉
.
#Louvre #Paris #museum #museumguide #janela #arte #art

Follow Me!