Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 02 2017

O que eram os Livros de Horas?

Os livros de horas eram os livros mais comuns na Idade Média. Bem, comum é maneira de falar, porque como todos os livros eram escritos à mão, ter um livro não era prá qualquer um!

Os nobres encomendavam estes livros, que levavam este nome porque traziam as orações que deviam ser realizadas em determinadas horas do dia. O número de orações estava baseado no Salmo V que diz “ eu te louvarei sete vezes ao dia”. E as estas sete, o salmo ainda somava outra, “a meia-noite me levantarei para te agradecer”. Desta maneira se chegavam aos oito momentos do dia em que se devia orar.

O que eram os Livros de Horas
Black Hours (18v/19r); New York, Pierpont Morgan Library – 1475

Não felizes com as orações e pensando no elemento de exclusividade e originalidade de cada livro, acrescentavam-se outros dados utéis como podiam ser os calendários. E é claro desenhos e as famosas iluminuras.
Livros de Horas - Idade Média
O que eram os Livros de Horas
Em muitos casos, a pessoa que encomendava o livro era retratada em seu interior. Veja neste livro de Margarida de Cleves. Ela aparece orando junto à Virgem Maria e o Menino Jesus.

Livro de Horas de Margarida de Cleves
Livro de Horas de Margarida de Cleves – 1395-1400 (Museu Gulbenkian/Lisboa)|Tamanho: 14 x 10,5 cm

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi
Imagens: turomaquia_2009 y Wikipedia. Imagens centrais: Afbeelding Middeleeuws getijdenboek (handschrift) met teksten van Geert Grote (1340 -1384) | St. Fabian holding a book and a sword and St. Sebastian holding arrows and a sceptre, 1490

2 Comentários

  1. Carmen

    Bravo. Um vídeo excepcional. Absolutamente didático. Agora tudo parece simples, mas o homem já percorreu um longo caminho, cheio de dificuldades. Manuscritos que me entusiasmam porque eu reconheço o esforço e processo custoso. O patrono que encomendou o mosteiro ou o manuscrito ou códice. O papel, tinta, ou saber latín, tem uma boa caligrafia … Um processo complexo. Estou pensando em as Cantigas de Santa Maria ou o Codex Calixtinus (Códice Calixtino).

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuu Carmen. Ontem estava vendo um programa na Primeira, e eles mostraram alguns manuscritos do Escorial. Realmente não entendo porque não dão mais destaque a este patrimônio 🙁 Em Dublin, eles montaram uma mega exposição por causa do Manuscrito de Kells!
      Beijos

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dia de muita felicidade. Encontrei casualmente um leitor do blog na exposição do Guernica. O Francisco foi tão gentil, que alegrou ainda mais meu dia. Que teve Picasso, uma exposição incrível do crítico de arte brasileiro - Mário Pedrosa e 3 restaurantes que em breve vou postar prá vocês 😉
  • O café da manhã foi nesta lindura dentro do Museu Reina Sofía. Café + pão com tomate e azeite + pequeno suco de laranja = 5€.
.
#nubel #museoreinasofia #gastronomia #restaurante #museum #madri #españa
  • Em Madri #aeroporto #aeropuertodebarajas #españa
  • Sabendo das últimas no Aeroporto de Atenas. Em algumas horas, Madrid. E amanhã tem exposição especial do Guernica no Museu Reina Sofía 😎
.
#turogrego #athensairport #greece #airport #gameofthrones #time
  • Atenas, simplesmente Atenas. Para as pessoas legais, que não enganam, não roubam suas ideias, desejo que ao menos uma vez na vida venham para esta cidade, que cidade! 
Monte Licabeto visto da Acrópole.
#turogrego #atenas #greece #acropole #acropolis #licabeto
  • As cariatides reinando sobre Atenas. Na verdade, estas são réplicas, as originais estão protegidas da poluição e deterioração lá no Museu da Acrópole 🏛
.
#acropolis #greekart #cariatides #atenas #turogrego #openairmuseum #greece

Follow Me!