Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 20 2017

Características de uma igreja românica – San Martín de Frómista

Olha esta igreja, é a Igreja de San Martin, de Fromista (Palencia/Espanha). Começou a ser construída em 1.066. É o que se chama igreja românica, quer saber por quê?
Características de uma igreja românica

Características de uma igreja românica – Material

Características de uma igreja românica

Relevo de Adão e Eva

Pedras naturais selecionadas para construção que não admitem polimento. Basicamente se utilizam tal e qual se retiram das pedreiras. Apenas se cortam de forma regular.

Características de uma igreja românica – Abóbadas de aresta

Características de uma igreja românica
Que raios é isto? É muito fácil, veja só, ao arco normalzinho se chamava abóbada de berço. Mas este arco como tinha que suportar muito peso, uma extremidade não podia estar muito longe da outra. E as paredes que suportavam o arco tinham que ser mais grossas. E se quisesse colocar uma janela ou um abertura em uma das paredes, estas tinham que ser mínimas para evitar que a estrutura não desabasse.

Mas daí veio no românico a utilização em massa de um invento romano: a abóbada de aresta. Que nada mais é que a união de duas abóbadas de berço. O que permite distribuir melhor o peso da estrutura, e portanto, que as paredes sejam mais finas, e que as janelas possam ser maiores. Dá um aspecto de maior leveza ao ambiente.

contrafuerteContra-forte ou Pilares maciços: mas não bastava com as tais abóbadas de aresta. Para que as construções não desabassem começaram a utilizar uns pilares de pedra para distribuir ainda mais o peso da construção. Estes contra-fortes eram colocados (em sua maioria) na parte de fora da igreja.

Características de uma igreja românica – relação com os mosteiros

A maioria das igrejas românicas estavam relacionadas com mosteiros. Lembra que eram nas bibliotecas destes mosteiros que se encontravam a maioria dos conhecimentos romanos, que vão possibilitar a construção de certos edifícios.

Ainda não haviam grandes cidades, por isso a maioria destas igrejas estavam no meio rural e necessitavam pessoas que as conservassem e dirigissem o culto.

Exterior x Interior: simples, e interior com pinturas e relevos. Era um reflexo do bom homem, que devia cultivar sua alma, seu interior e não o exterior, dando chance às tentações e ao pecado!
Características de uma igreja românica

Curiosidade: Este capitel (parte superior de uma coluna) não é original, e sim uma cópia. Como traz nús, sofreu ataques, e para que fosse preservado foi transferido para o Museu de Palencia. Está inspirado em um sarcófago romano do século II d.C., que foi encontrado a uns quilômetros da igreja!!!

Características de uma igreja românica
A Igreja de San Martin se encontra no Caminho de Santiago Francês. Vale a visita!
Características de uma igreja românica

Chamada video 2

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Descubra o ponto exato para tirar esta foto em PARIS e outros 10 lugares que serão cenários geniais para suas fotos na cidade 💕💕💕 Link na bio ou visite o canal do YouTube - Patricia de Camargo 📷📸 #parislovers #fotosemparis #torreeiffel
  • Mais um roteiro do Japão publicado. Hoje te levo para o bate e volta clássico desde Kioto, para aquela que foi a primeira capital imperial do Japão - NARA. No www.turomaquia.com 👁👁 #japanlovers #nara #roteirojapao #kioto
  • Hoje tem dica de PARIS no www.turomaquia.com 
Vem descobrir um hotel 4 estrelas na melhor localização de Paris e com um preço bem interessante 👁👁 Também coloquei o link na bio 🤛🏼 #hotel4estrelas #hotelparis #dicasdeparis #parislovers
  • Quem diria hein?! Já estamos no episódio 93 do Top100Arte 😱😱😱 a artista de hoje realizou entre 1977 e 1980 uma série que é considerada a série fotográfica mais importante do século XX 💯💯 No YouTube - Patricia de Camargo e também vou colocar na bio, o link direto 😉

#arte #cindysherman #fotografia #posmodernismo #artecontemporanea #arthistory
  • Recomendo muito este tour, que vai ser realizado por duas mulheres incríveis, a @raphinadasblog e a @helorighetto 
O tour da Jane Austen mudou de dia. Ele acontecerá no dia 27 de julho de 2019. Para todos que mostraram interesse de participar, aí uma nova oportunidade 😉 Ele está sendo organizado com carinho e competência por mim e a @helorighetto 💪 Estamos torcendo para conseguirmos o número suficiente de inscritos, já que na primeira data não atingimos a meta. É 🦴 Mas estamos aqui para tentar mais uma vez. Jane merece, e o tour está uma lindeza que dá gosto 🤞Se você tiver amigos morando na Inglaterra ou vindo para cá em Julho, marca ele nesse post 📝 Será um dia inteiro de tour pelo interior da Inglaterra - 4 cidades - guias, almoço no pub fofo, entradas e carro incluídos no valor 🎉 170 libras. Mais detalhes no link da bio. #janeaustentour #toursemportugues #guiasbrasileiras #reinounido #janeausten
  • Tem como ser mais lindo??? Para você ter esta baita experiência de ver o FUJI, escrevi o passo a passo do bate e volta mais complicado e mais lindo desde TÓQUIO. Clique no link da bio ou vá diretamente ao site de viagens e arte - www.turomaquia.com 🗻🗻🗻 #japanlovers #montefuji #toquio #bateevoltatoquio #roteirotoquio

Follow Me!