Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 20 2017

Características de uma igreja românica – San Martín de Frómista

Olha esta igreja, é a Igreja de San Martin, de Fromista (Palencia/Espanha). Começou a ser construída em 1.066. É o que se chama igreja românica, quer saber por quê?
Características de uma igreja românica

Características de uma igreja românica – Material

Características de uma igreja românica

Relevo de Adão e Eva

Pedras naturais selecionadas para construção que não admitem polimento. Basicamente se utilizam tal e qual se retiram das pedreiras. Apenas se cortam de forma regular.

Características de uma igreja românica – Abóbadas de aresta

Características de uma igreja românica
Que raios é isto? É muito fácil, veja só, ao arco normalzinho se chamava abóbada de berço. Mas este arco como tinha que suportar muito peso, uma extremidade não podia estar muito longe da outra. E as paredes que suportavam o arco tinham que ser mais grossas. E se quisesse colocar uma janela ou um abertura em uma das paredes, estas tinham que ser mínimas para evitar que a estrutura não desabasse.

Mas daí veio no românico a utilização em massa de um invento romano: a abóbada de aresta. Que nada mais é que a união de duas abóbadas de berço. O que permite distribuir melhor o peso da estrutura, e portanto, que as paredes sejam mais finas, e que as janelas possam ser maiores. Dá um aspecto de maior leveza ao ambiente.

contrafuerteContra-forte ou Pilares maciços: mas não bastava com as tais abóbadas de aresta. Para que as construções não desabassem começaram a utilizar uns pilares de pedra para distribuir ainda mais o peso da construção. Estes contra-fortes eram colocados (em sua maioria) na parte de fora da igreja.

Características de uma igreja românica – relação com os mosteiros

A maioria das igrejas românicas estavam relacionadas com mosteiros. Lembra que eram nas bibliotecas destes mosteiros que se encontravam a maioria dos conhecimentos romanos, que vão possibilitar a construção de certos edifícios.

Ainda não haviam grandes cidades, por isso a maioria destas igrejas estavam no meio rural e necessitavam pessoas que as conservassem e dirigissem o culto.

Exterior x Interior: simples, e interior com pinturas e relevos. Era um reflexo do bom homem, que devia cultivar sua alma, seu interior e não o exterior, dando chance às tentações e ao pecado!
Características de uma igreja românica

Curiosidade: Este capitel (parte superior de uma coluna) não é original, e sim uma cópia. Como traz nús, sofreu ataques, e para que fosse preservado foi transferido para o Museu de Palencia. Está inspirado em um sarcófago romano do século II d.C., que foi encontrado a uns quilômetros da igreja!!!

Características de uma igreja românica
A Igreja de San Martin se encontra no Caminho de Santiago Francês. Vale a visita!
Características de uma igreja românica

Chamada video 2

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • 10 curiosidades sobre Basquiat, dentro do programa em que esta semana toda estou falando da sua vida e obra. Link na bio 😻

#basquiat #historiadaarte #arte #neoexpressionismo
  • "Vivimos esperando que pase algo, y lo unico que pasa es la vida" - exatamente! #Repost @ariadneartiles @get_reposter 
La vida no espera y así te lo hará saber algún día ❤️ #Repost @inmajimenezelle
  • No segundo episódio da vida e obra de Basquiat, o jovem artista que ganhou sua primeira exposição individual com 21 anos de idade 😱 No YouTube - Patricia de Camargo 💃🏽
  • Basquiat - Vida e Obra. Uma semana com vídeos todos os dias às 9:00 da manhã sobre um dos grandes artistas do século XX. Onde? No YouTube - Patricia de Camargo ou clique diretamente no link da bio 🔆

#basquiat #historiadaarte #samo #artecontemporanea #neoexpressionismo
  • Voltou o Top100Arte 🎈🎈🎈 no episódio 98 temos arte brasileira + Coca-Cola + Cédulas de 1 cruzeiro 😲 No YouTube - Patricia de Camargo ou clique diretamente no link da bio 🤛🏼 #artecontemporanea #artebrasileira #cildomeireles #projetococacola #top100arte
  • Trailer do novo episódio da Provence. Um lugar mais lindo e literalmente gostoso, do que o outro 😂 Para assistir o episódio completo visite o canal de YouTube - Patricia de Camargo ou clique no link da bio 🤗

#provencelovers #provence #lavandas #valensole #goult

Follow Me!