Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 20 2017

Características de uma igreja românica – San Martín de Frómista

Olha esta igreja, é a Igreja de San Martin, de Fromista (Palencia/Espanha). Começou a ser construída em 1.066. É o que se chama igreja românica, quer saber por quê?
Características de uma igreja românica

Características de uma igreja românica – Material

Características de uma igreja românica

Relevo de Adão e Eva

Pedras naturais selecionadas para construção que não admitem polimento. Basicamente se utilizam tal e qual se retiram das pedreiras. Apenas se cortam de forma regular.

Características de uma igreja românica – Abóbadas de aresta

Características de uma igreja românica
Que raios é isto? É muito fácil, veja só, ao arco normalzinho se chamava abóbada de berço. Mas este arco como tinha que suportar muito peso, uma extremidade não podia estar muito longe da outra. E as paredes que suportavam o arco tinham que ser mais grossas. E se quisesse colocar uma janela ou um abertura em uma das paredes, estas tinham que ser mínimas para evitar que a estrutura não desabasse.

Mas daí veio no românico a utilização em massa de um invento romano: a abóbada de aresta. Que nada mais é que a união de duas abóbadas de berço. O que permite distribuir melhor o peso da estrutura, e portanto, que as paredes sejam mais finas, e que as janelas possam ser maiores. Dá um aspecto de maior leveza ao ambiente.

contrafuerteContra-forte ou Pilares maciços: mas não bastava com as tais abóbadas de aresta. Para que as construções não desabassem começaram a utilizar uns pilares de pedra para distribuir ainda mais o peso da construção. Estes contra-fortes eram colocados (em sua maioria) na parte de fora da igreja.

Características de uma igreja românica – relação com os mosteiros

A maioria das igrejas românicas estavam relacionadas com mosteiros. Lembra que eram nas bibliotecas destes mosteiros que se encontravam a maioria dos conhecimentos romanos, que vão possibilitar a construção de certos edifícios.

Ainda não haviam grandes cidades, por isso a maioria destas igrejas estavam no meio rural e necessitavam pessoas que as conservassem e dirigissem o culto.

Exterior x Interior: simples, e interior com pinturas e relevos. Era um reflexo do bom homem, que devia cultivar sua alma, seu interior e não o exterior, dando chance às tentações e ao pecado!
Características de uma igreja românica

Curiosidade: Este capitel (parte superior de uma coluna) não é original, e sim uma cópia. Como traz nús, sofreu ataques, e para que fosse preservado foi transferido para o Museu de Palencia. Está inspirado em um sarcófago romano do século II d.C., que foi encontrado a uns quilômetros da igreja!!!

Características de uma igreja românica
A Igreja de San Martin se encontra no Caminho de Santiago Francês. Vale a visita!
Características de uma igreja românica

Chamada video 2

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Em 2011, nossos irmãos Campana redecoraram o café do relógio do Museu D’ Orsay. Era o único que eu ainda não havia testado, mas nesta última viagem almocei por lá.

Adorei o atendimento e a comida. O preço é o esperado em um café de museu. Por uma sopa e uma taça de vinho paguei 14€. Tudo delicioso 😜

#irmaoscampana #parisfood #parislovers #paris #museudorsay
  • Olha ela vista do terraço do Arco do Triunfo. Como muitos de vocês comentaram na foto que coloquei do Arco, o legal é subir um pouco antes do sol se pôr e ver o entardecer lá de cima. É algo mágico ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ É um dos poucos monumentos que fica aberto até tarde.

#leCMN #ArcDeTriomphe #paris #parislovers #arcodotriunfo
  • Na frente de um dos nossos hotéis da viagem, prá avisar que já saiu o primeiro post de PARIS, com uma dica incrível! Visite o www.tuomaquia.com ou clique no link da bio 👍

#parislovers #lamaisonfavart #paris @hotellamaisonfavart
  • Eu viajei com a Ledinara do @curitidoce isso enriqueceu de uma maneira louca minhas experiências gastronômicas.

No mesmo dia da foto anterior, também estivemos na @maisonladuree 
Ela teve a ideia de comprar este macaron en forma de coração para provar e tirar fotos no Jardim des Tulleries, que fica do ladinho de uma das lojas.

Custou 2,10€ e nos divertimos barbaridades. Aliás se eu fosse você, seguia a @curitidoce porque ela fez vídeos de todos os doces que provamos nos 4 dias que estivemos juntas 💕

#laduree #parislovers #parisfood #paris #macaron
  • Uma das grandes experiências desta viagem: comer uma das “frutas” do grande @cedricgrolet 
O limão negro que eu comi é feito com um pequeno limão desta cor que vem do Irã após ficar um mês no deserto secando. 
O senhor que nos recebe na porta e que eu chamaria de chefe de sala, é um dos responsáveis em converter esta experiência em inesquecível. 
Não é um doce barato, mas vale cada centavo 😉

#cedricgrolet #parisfood #parislovers #doce #paris
  • Tão legal estar de bobeira e de repente, dar com ela 🤗 qual é teu lugar favorito para fotografar a torre?

#toureiffel #paris #parislovers

Follow Me!