Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 31 2017

A Virgem que se Abre – Um tríptico da Idade Média

Os trípticos eram bem comuns na Idade Média. Como realizar uma obra de arte era algo bastante caro. As pequenas igrejas que estavam relativamente próximas, utilizavam uma mesma obra, que “rodava” por estas igrejas.

Estas obras serviam tanto para decorar o altar. Como para catequizar os cristãos com as histórias que as imagens contavam, normalmente passagens da Bíblia.

Para ser fácil de transportar e de montar, os formatos mais utilizados eram os dípticos e trípticos. Normalmente na união das duas partes laterais também se pintava, e quando se abriam novas histórias eram reveladas.

Depois de um tempo, os mais ricos tinham em suas casas dípticos e trípticos em seus altares privados.
Um tríptico Privado da Idade Média
Um tríptico Privado da Idade MédiaNo final da Idade Média surgem uns trípticos privados bem particulares. Veja só, a simples vista parecem esculturas da Virgem. Mas elas se abrem e se revelam. São trípticos que contém outras imagens. O tríptico abaixo é de 1400, procedente da Prússia Ocidental (atualmente Polônia).

Dentro o que se vê é um representação da Trindade. Com Deus ao fundo, Cristo na Cruz (esta imagem foi substituída no século XVIII). Também estava a pomba (representação do Espírito Santo), que desapareceu.
Um tríptico Privado da Idade Média

Para vê-la? Visite o Museu Cluny, em Paris. Esta obra é de madeira policromada (pintada com diferentes cores) e tem 45 cm de altura.

Planeje aqui sua viagem para PARIS

Veja todos nossos posts de PARIS, clicando aqui

Planejamento ViagemBusque e reserve seu hotel em PARIS, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Guia Louvre
Siga a gente no Instagram, clicando

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Trailer de mais um vídeo da “Odisseia Grega” no YouTube - Patricia de Camargo. Link na bio, te espero por lá 👁

#greecelovers #atenas #vlogatenas #acropoledeatenas #grecia
  • Vistas da Acrópole. O templo grego mais bem preservado do mundo, o de Hefesto 🏛

#greecelovers #templodehefesto #atenas #greciaantiga #mundoantigo
  • Muita gente me diz que sítio arqueológico é só pedra e mais pedra. Mas que nada, são aquilo que a gente foi, são pilhas da nossa memória coletiva, são nossa chance de entender como chegamos até aqui e de que forma queremos ser lembrados em 200 anos quando outros homens e mulheres caminharem pelas ruínas do nosso legado 🙌🏼 #greecelovers #acropolis #atenas #artegrega #estilojonico
  • Dica de Sevilha: café da manhã na tradicional “La Campana” fundada em 1885. O lugar é bonito, gostoso e oferece uma boa relação custo x benefício . Gastamos 13,10€ por 2 sucos de laranja natural, 2 cafés e 2 mistos. 
Também é um ótimo lugar para comer um doce tradicional ou comprar um presente gostoso 😉

Abre todos os dias das 8:00 às 22:00 horas.

#sevilha #lacampana #ondecomersevilha #espanhalovers
  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins

Follow Me!