Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 31 2017

A Virgem que se Abre – Um tríptico da Idade Média

Os trípticos eram bem comuns na Idade Média. Como realizar uma obra de arte era algo bastante caro. As pequenas igrejas que estavam relativamente próximas, utilizavam uma mesma obra, que “rodava” por estas igrejas.

Estas obras serviam tanto para decorar o altar. Como para catequizar os cristãos com as histórias que as imagens contavam, normalmente passagens da Bíblia.

Para ser fácil de transportar e de montar, os formatos mais utilizados eram os dípticos e trípticos. Normalmente na união das duas partes laterais também se pintava, e quando se abriam novas histórias eram reveladas.

Depois de um tempo, os mais ricos tinham em suas casas dípticos e trípticos em seus altares privados.
Um tríptico Privado da Idade Média
Um tríptico Privado da Idade MédiaNo final da Idade Média surgem uns trípticos privados bem particulares. Veja só, a simples vista parecem esculturas da Virgem. Mas elas se abrem e se revelam. São trípticos que contém outras imagens. O tríptico abaixo é de 1400, procedente da Prússia Ocidental (atualmente Polônia).

Dentro o que se vê é um representação da Trindade. Com Deus ao fundo, Cristo na Cruz (esta imagem foi substituída no século XVIII). Também estava a pomba (representação do Espírito Santo), que desapareceu.
Um tríptico Privado da Idade Média

Para vê-la? Visite o Museu Cluny, em Paris. Esta obra é de madeira policromada (pintada com diferentes cores) e tem 45 cm de altura.

Planeje aqui sua viagem para PARIS

Veja todos nossos posts de PARIS, clicando aqui

Planejamento ViagemBusque e reserve seu hotel em PARIS, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Guia Louvre
Siga a gente no Instagram, clicando

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Nas entranhas da obra da espanhola Cristina Iglesias. Para ver mais Inhotim, é só ir no @arte_365 
#inhotim #museumlovers #cristinaiglesias #artecontemporanea #minasgerais
  • Se existe um museu ao ar livre mais fotogênico que o Inhotim, eu desconheço 😉 💁🏽‍♀️ A entrada ao museu custa R$44,00, o complexo abre de terça a domingo. Hoje, quarta-feira, a entrada é gratuita. ⚠️ Sem fazer uma maratona artística é impossível visitar tudo apenas num dia. Para tanto, são necessários 2 dias. 🏃🏽‍♂️ Se você não quer caminhar muito ou quer maximizar o tempo da visita, pague para usar o sistema de carrinhos do complexo, que te levam e trazem por todos os caminhos.

#inhotim #museumlovers #minasgerais #brumadinho #arte
  • Isso aqui é um pouquinho de Inhotim ió ió 😉

#inhotim #minasgerais #brumadinho #arte #jardins
  • Uma beleza chamada ... Belo Horizonte 💕💕💕 #belohorizonte #pracadaliberdade #minasgerais #palmeras🌴
  • Felicidade em forma de cheesecake da @confeitariacuritibana no tour mais doce de Curitiba - @curitidoce 
Vai para Curitiba? Não pensa duas vezes, participe de um dos tours. Além das degustações, risadas e histórias de vida inspiradoras, como da Raabe da @anneschuartz ou da @ninaromano_patisserie ❤️❤️❤️ #curitidoce #curitibalovers #foodporn #vidadoce #curitiba
  • Metrô Saldanha Lisboa. Numa época em que os professores não são valorizados, ou seja, uma época triste, nefasta 😪

#metrolisboa #lisboalovers #educacao #lisboa #metrosaldanha

Follow Me!