Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 21 2017

Será que você teria sua salvação assegurada na Idade Média?




Na Idade Média possuir um Livro de Horas significava uma aproximação à vida monástica. Mas você pode estar se perguntando: Por que as pessoas ansiavam tanto levar uma vida parecida aos monges?

E se eu te contasse, que no final da vida, muitas pessoas decidiam renunciar a seus bens, casamento, “cachorro e gato” para viver em um mosteiro?

Simplesmente para alcançar a salvação. Ser monge era a via mais rápida para alcançar esta salvação. Porque na sociedade medieval os cristãos estavam divididos em três grupos:

“Entre os cristãos de ambos sexos, sabemos que existem três ordens, ou seja, três níveis. O primeiro é o dos leigos, o segundo é o dos clérigos e o terceiro, dos monges. Ainda que nenhum deles esteja livre do pecado, o primeiro é bom, o segundo melhor e o terceiro, excelente”

Este trecho do livro de Vauchez, “A espiritualidade do Ocidente medieval”, mostra que ser monge era algo muito bem visto. As pessoas acreditavam que eles estavam mais próximos de Deus. Por isso, as pessoas tentavam ajudá-los o máximo possível na construção de igrejas e mosteiros, para serem lembrados por estes seres quase divinos no momento do “Juízo Final”. Mas também para ter um lugar sagrado para passar seus últimos de vida terrena e assim se aproximar do almejado “Céu” 😉

Desta forma fica mais fácil entender porque na Europa pipocam mosteiros e igrejas medievais. Um exemplo, é o Mosteiro de San Juan de la Peña, que fica em Huesca. Na Comunidade de Aragão, em Espanha. Está encravado na rocha. É uma construção do século XII.Foi o mosteiro mais importante de Aragão, quando ainda nem existia a Espanha, tal qual a conhecemos hoje. Você pode visitá-lo num bate-e-volta a partir de Zaragoza. Ele forma parte do Caminho de Santiago Aragonês.
Será que você teria sua salvação assegurada na Idade Média
Será que você teria sua salvação assegurada na Idade Média
Será que você teria sua salvação assegurada na Idade Média
Será que você teria sua salvação assegurada na Idade Média

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Nas entranhas da obra da espanhola Cristina Iglesias. Para ver mais Inhotim, é só ir no @arte_365 
#inhotim #museumlovers #cristinaiglesias #artecontemporanea #minasgerais
  • Se existe um museu ao ar livre mais fotogênico que o Inhotim, eu desconheço 😉 💁🏽‍♀️ A entrada ao museu custa R$44,00, o complexo abre de terça a domingo. Hoje, quarta-feira, a entrada é gratuita. ⚠️ Sem fazer uma maratona artística é impossível visitar tudo apenas num dia. Para tanto, são necessários 2 dias. 🏃🏽‍♂️ Se você não quer caminhar muito ou quer maximizar o tempo da visita, pague para usar o sistema de carrinhos do complexo, que te levam e trazem por todos os caminhos.

#inhotim #museumlovers #minasgerais #brumadinho #arte
  • Isso aqui é um pouquinho de Inhotim ió ió 😉

#inhotim #minasgerais #brumadinho #arte #jardins
  • Uma beleza chamada ... Belo Horizonte 💕💕💕 #belohorizonte #pracadaliberdade #minasgerais #palmeras🌴
  • Felicidade em forma de cheesecake da @confeitariacuritibana no tour mais doce de Curitiba - @curitidoce 
Vai para Curitiba? Não pensa duas vezes, participe de um dos tours. Além das degustações, risadas e histórias de vida inspiradoras, como da Raabe da @anneschuartz ou da @ninaromano_patisserie ❤️❤️❤️ #curitidoce #curitibalovers #foodporn #vidadoce #curitiba
  • Metrô Saldanha Lisboa. Numa época em que os professores não são valorizados, ou seja, uma época triste, nefasta 😪

#metrolisboa #lisboalovers #educacao #lisboa #metrosaldanha

Follow Me!