Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 21 2017

Será que você teria sua salvação assegurada na Idade Média?




Na Idade Média possuir um Livro de Horas significava uma aproximação à vida monástica. Mas você pode estar se perguntando: Por que as pessoas ansiavam tanto levar uma vida parecida aos monges?

E se eu te contasse, que no final da vida, muitas pessoas decidiam renunciar a seus bens, casamento, “cachorro e gato” para viver em um mosteiro?

Simplesmente para alcançar a salvação. Ser monge era a via mais rápida para alcançar esta salvação. Porque na sociedade medieval os cristãos estavam divididos em três grupos:

“Entre os cristãos de ambos sexos, sabemos que existem três ordens, ou seja, três níveis. O primeiro é o dos leigos, o segundo é o dos clérigos e o terceiro, dos monges. Ainda que nenhum deles esteja livre do pecado, o primeiro é bom, o segundo melhor e o terceiro, excelente”

Este trecho do livro de Vauchez, “A espiritualidade do Ocidente medieval”, mostra que ser monge era algo muito bem visto. As pessoas acreditavam que eles estavam mais próximos de Deus. Por isso, as pessoas tentavam ajudá-los o máximo possível na construção de igrejas e mosteiros, para serem lembrados por estes seres quase divinos no momento do “Juízo Final”. Mas também para ter um lugar sagrado para passar seus últimos de vida terrena e assim se aproximar do almejado “Céu” 😉

Desta forma fica mais fácil entender porque na Europa pipocam mosteiros e igrejas medievais. Um exemplo, é o Mosteiro de San Juan de la Peña, que fica em Huesca. Na Comunidade de Aragão, em Espanha. Está encravado na rocha. É uma construção do século XII.Foi o mosteiro mais importante de Aragão, quando ainda nem existia a Espanha, tal qual a conhecemos hoje. Você pode visitá-lo num bate-e-volta a partir de Zaragoza. Ele forma parte do Caminho de Santiago Aragonês.
Será que você teria sua salvação assegurada na Idade Média
Será que você teria sua salvação assegurada na Idade Média
Será que você teria sua salvação assegurada na Idade Média
Será que você teria sua salvação assegurada na Idade Média

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dica de Sevilha: café da manhã na tradicional “La Campana” fundada em 1885. O lugar é bonito, gostoso e oferece uma boa relação custo x benefício . Gastamos 13,10€ por 2 sucos de laranja natural, 2 cafés e 2 mistos. 
Também é um ótimo lugar para comer um doce tradicional ou comprar um presente gostoso 😉

Abre todos os dias das 8:00 às 22:00 horas.

#sevilha #lacampana #ondecomersevilha #espanhalovers
  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte

Follow Me!