Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 07 2017

Notredame: olha o gótico aí gente!

Notredame e o gótico: arco ogival e abóbada de nervuras

No século XII as cidades voltaram a ganhar importância. Uma queria ser melhor do que a outra, e nestas competições entravam também suas catedrais. Todos queriam ter a catedral mais alta e mais bonita. Mas para construir edifícios mais altos era necessário utilizar outras tecnologias, diferente daquelas utilizadas nas catedrais românicas.

A primeira diferença foi o arco utilizado: o ogival. Aquele arco pontiagudo que os árabes já utilizavam em suas construções desde o século X. Este arco distribui melhor os pesos suportados pela estrutura, e leva a modificação da abóbada, ou seja, da parte superior (o teto). O encontro dos arcos forma um desenho no teto que lembra uma teia de ramificações, e daí seu nome abóbada de nervuras. Estas “nervuras” são visíveis.
Notredame - arte gótica

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Notredame e o gótico: vitrais e arcos botantes

Mas como deixar estas igrejas mais bonitas e luminosas? Não havia luz elétrica, então os vãos nas paredes deveriam ser maiores. Para que isto fosse possível utilizaram os arcobotantes, que é uma espécie de transmissor, por quê? Porque transmite a pressão de uma abóbada (do teto) para uma outra parede que está fora do edifício, o contraforte. Desta maneira podiam criar vãos enormes nas paredes para instalar vidros ou janelas. Complicado? Nada disso, dá uma olhada na ilustração e na foto que mostra estes arcobotantes e o contraforte.
Estrutura gótica

Quem já viu uma foto da Notredame de lado ou de trás já observou esta estrutura. Estes arcos super fotogênicos são os arcobotantes e a parede que suporta o peso e a pressão da estrutura interior é o contraforte!
Notredame - Paris
Não bastava com deixar a luz entrar. Era necessário elevar o espírito e preparar os cristãos para “falar” com Deus. Nada melhor que criar um ambiente, como? Colocando naqueles vãos, vidros coloridos que com os reflexos solares criassem cores alucinantes dentro dos edifícios, daí veio a idéia de utilizar os vitrais!
Notredame
Notredame - Paris

Notredame e o gótico: a decoração das fachadas

As fachadas também ganharam mais relevos e as colunas externas e algumas interiores, esculturas alongadas que aumentaram ainda mais a sensação de elevação, de altura. E nada de uma simples entradinha, naquel momento eram três totalmente decoradas com trechos do Antigo e Novo Testamento.
Notredame
Nesta luta por ter a igreja mais alta, muitas pessoas morreram porque várias construções desabaram diante da cobiça de seus idealizadores. Este ambiente da época das grandes catedrais góticas é o cenário do livro de Ken Follet – “Os Pilares da Terra”. Narra um momento da história em que os homens queriam aproximar-se de Deus através de suas majestuosas e gigantescas catedrais!

Veja todos nossos posts de PARIS

Busque e reserve seu hotel em PARIS, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Para comprar as entradas dos principais atrativos da cidade, clique aqui, e evite filas de até 2 horas de pé \o/

Guia Louvre

Fotos Notredame: turomaquia_2010

2 Comentários

  1. Luciana

    Suas explicações são ótimas. Sou sua fã e a recomendo para os amigos. Finalmente, entendi os arcobotantes e contrafortes. um abraço. Aguardo novos post. Parabéns.

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte
  • Junto ao Museu do Prado, vemos a escultura de Murillo. Ele foi um pintor barroco que colocou na tela a doçura das meninas, dos anjos, das virgens. 
Nasceu em Sevilha em 1618 e faleceu em 1682.

#murillo #barroco #arte #madri #arthistory

Follow Me!