Guias de Viagem e Arte

 
 
fev 18 2017

A roupa na Idade Média – moda #1

Como será que era a roupa na Idade Média? Com a formação do Império Romano do Oriente, Bizâncio vai ter uma grande influência na moda do Ocidente, assim como os árabes que tomaram grande parte da Península Ibérica.
A roupa na Idade Média
No início da Idade Média, a vestimenta básica era uma espécie de túnica. Mas a partir dos séculos 12 e 13 a coisa começou a ficar mais refinada. O botão começa a ser fabricado em série. Desde a Pré-História se tem notícia da utilização de conchas como botões, mas com o início de sua fabricação em série ele vai incrementar as roupas. Um exemplo?
A roupa na Idade Média
Olha este vestido de mulher do século XV. Tinha duas mangas, uma branca e outra verde. Esta última era colocada com botões quando a mulher saía de casa. Quando permanecia no lar, levava umas mangas mais modestas que seriam facilmente lavadas. Porque ter uma roupa naquela época era todo um luxo!

A roupa na Idade Média

A roupa na Idade Média – Os Sapatos e as Túnicas

Uma coisa bem divertida é que eles adoravam um sapato bicudo. Às vezes levavam até um bico de tecido que se desenrolava nos locais de festa.
Roupa na Idade Média
Os homens levavam uma espécie de túnica acinturada, e umas médias-calças como estas da figura. O que se vê em branco eram as antigas “cuecas”. No começo da Idade Média a túnica era bem comprida, mas pouco a pouco foi encurtando.
A roupa na Idade Média
Chegou um momento que os botões estavam tão na moda, que se utilizavam até como enfeite. Eram costurados em filas nas roupas e eram cada vez mais trabalhados para demonstrar o status da pessoa. Chegou até um ponto, que em 1520, Francisco I (França) luziu, um vestido de veludo preto com 13.000 botões, em seu encontro com Enrique VII (Inglaterra)!!!

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Imagens e mais informação:
http://www.historiaviva.org/vestimenta/index.shtml

http://www.educar.org/inventos/botones.asp
http://octisa.com/cm/default.aspx?ver=catalogo&categoria=2&sub=14
http://www.virtue.to/articles/extant.html#1301
http://laropamedieval.blogspot.com/
Revista Muy Historia, Número 21, 2009

2 Comentários

  1. Carmen

    Post muito interessante. Vale la pena ler!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuuu Carmen 🙂

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Olha que máximo o sinal de pedestres de Madri. Por um mundo cheio de opções e de diversidade ☺️
.
#diversidade #madri #beautifulworld #españa
  • Que exposição minha gente 😮 frente a frente Toulouse-Lautrec e Picasso, no @museothyssen 
Recomendo prá todo mundo que venha a Madrid até 21 de janeiro de 2018. A entrada é com horário marcado, mas também dá acesso à coleção de arte mais didática que eu conheço.
.
#arte #lautrec #picasso #museothyssen  #madri #españa
  • Outono delícia em Madri. Tirei esta foto quando cheguei ao Museu do Prado. Faz frio, mas o céu mega azul e o sol durante o dia são fantásticos para caminhar pela cidade.
.
#madri #outono #museodelprado #beautifulday
  • O primeiro café da manhã de hoje foi nesse lugar linduuuu e histórico #cafedamanha #madrid #beautifulplaces #españa #cafecomercialmadrid
  • Gente do céu, que lugar 🤤 Por fim conseguiu ir ao @salmonguru do grande bartender argentino, Diego Cabrera. E ainda tive sorte de sentar na "barra" e ser atendida por um artista, o Denis. Este foi meu drink com whisky e um montão de outras coisas como picante. No copo detrás, limonada de gengibre e de menta. A de gengibre potencializa o picante, a de menta, suaviza 😘 .
#madrid #diegocabrera #drinks #perfectday #españa
  • Algumas belezuras da Mama Framboise. Visita obrigatória na capital 😉 e agora também vão começar a servir almoços estilo bistrô em algumas de suas lojas.
.
#mamaframboise #madri #foodporn #gastronomia

Follow Me!