Guias de Viagem e Arte

 
 
fev 18 2017

A roupa na Idade Média – moda #1

Como será que era a roupa na Idade Média? Com a formação do Império Romano do Oriente, Bizâncio vai ter uma grande influência na moda do Ocidente, assim como os árabes que tomaram grande parte da Península Ibérica.
A roupa na Idade Média
No início da Idade Média, a vestimenta básica era uma espécie de túnica. Mas a partir dos séculos 12 e 13 a coisa começou a ficar mais refinada. O botão começa a ser fabricado em série. Desde a Pré-História se tem notícia da utilização de conchas como botões, mas com o início de sua fabricação em série ele vai incrementar as roupas. Um exemplo?
A roupa na Idade Média
Olha este vestido de mulher do século XV. Tinha duas mangas, uma branca e outra verde. Esta última era colocada com botões quando a mulher saía de casa. Quando permanecia no lar, levava umas mangas mais modestas que seriam facilmente lavadas. Porque ter uma roupa naquela época era todo um luxo!

A roupa na Idade Média

A roupa na Idade Média – Os Sapatos e as Túnicas

Uma coisa bem divertida é que eles adoravam um sapato bicudo. Às vezes levavam até um bico de tecido que se desenrolava nos locais de festa.
Roupa na Idade Média
Os homens levavam uma espécie de túnica acinturada, e umas médias-calças como estas da figura. O que se vê em branco eram as antigas “cuecas”. No começo da Idade Média a túnica era bem comprida, mas pouco a pouco foi encurtando.
A roupa na Idade Média
Chegou um momento que os botões estavam tão na moda, que se utilizavam até como enfeite. Eram costurados em filas nas roupas e eram cada vez mais trabalhados para demonstrar o status da pessoa. Chegou até um ponto, que em 1520, Francisco I (França) luziu, um vestido de veludo preto com 13.000 botões, em seu encontro com Enrique VII (Inglaterra)!!!

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Imagens e mais informação:
http://www.historiaviva.org/vestimenta/index.shtml

http://www.educar.org/inventos/botones.asp
http://octisa.com/cm/default.aspx?ver=catalogo&categoria=2&sub=14
http://www.virtue.to/articles/extant.html#1301
http://laropamedieval.blogspot.com/
Revista Muy Historia, Número 21, 2009

2 Comentários

  1. Carmen

    Post muito interessante. Vale la pena ler!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuuu Carmen 🙂

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Feriadão na Espanha. Semana Santa é um feriado tão forte (em termos de turismo) como festas de Natal e Ano Novo. O que significa muita atividade social. Por isso tô precisando de uma imagem bucólica como essa de Moustiers-Sainte-Marie para relaxar 😜

#moustierssaintemarie #provencelovers #provence #greatlittleplaces #beautifulplaces
  • Uma das esculturas de rua de um município muito fofo de Gran Canaria - Agüimes. Fica no sudeste da ilha, dá para passar por lá saindo de Las Palmas em direção ao sul da ilha. 
#aguimes #canarianislands #grancanarialovers #grancanaria #islandlife🌴
  • Vem descobrir um dos povoados mais lindos da FRANÇA através de uma lista de 8 coisas que você pode fazer por lá 👁👁 No www.turomaquia.com ❣️ #francelovers #provencelovers #provence #moustierssaintemarie #beautifulcities
  • Já está na espera de GOT? Por aqui será de madrugada 🥺 Daí estou aproveitando para adiantar os posts desta semana. E olha as belezuras que vão pintar no site 👀

#gorgesduverdon #provencelovers #lacstecroix #francelovers #provence
  • Hoje o café da manhã foi aqui, o Dará fica dentro do Gourmet Experience do Corte Inglês de Las Palmas. Eles priorizam comida saudável, todo dia tem um suco especial do dia. Servem desde café da manhã até jantar. 
Café beeem gostoso e o croissant com abacate e omelete era surpreendente é delicioso. O abacate, que na verdade o que aqui se vende acho que no Brasil seria o avocado. Ele não é doce, uma vez tentei colocar açúcar e ficou horrível kkkkk 
#darahealthy #foodporn #laspalmasdegrancanaria #canariaslovers #restaurantelaspalmas
  • O episódio mais esperado da road trip pela Provence - Onde ver as lavandas 💜💜💜 No YouTube - Patricia de Camargo ou clique no link da bio 🤳🏽 #roadtripprovence #lavandas #provencelovers #valensole #provence

Follow Me!