Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 30 2017

Gótico, de onde vem este nome + Sainte-Chapelle

Gótico – de onde vem este nome?

Muitos dos estilos artísticos ganharam seus nomes anos depois de sua aparição. Isso foi o que aconteceu com o gótico.

No século XVI quando os críticos estudavam este estilo resolveram chamá-lo de pelo nome gótico. Sabe por quê? Para eles a sua aparência era tão grosseira que bem podia ter sido obra dos godos. Os povos que invadiram o Império Romano. No começo o nome tinha um aspecto bem pejorativo, o que foi mudando com o tempo.

Uma grande igreja gótica em Paris | Por que construíram a Sainte-Chapelle?

Uma das igrejas góticas de Paris, tem uma história bem peculiar! Em 1239, o Rei de França, Luis IX comprou umas relíquias.

Mas o que são relíquias? São partes do corpo ou objetos que tocaram o corpo de uma pessoa que por diversas razões é venerada, como os santos. Na Idade Média, as cruzadas “traficavam” relíquias de um lado a outro.

Só que as relíquias que Luís IX comprou por 135.000 libras não eram quaisquer relíquias, estavam relacionadas com a Paixão de Cristo. Eram nada mais, nada menos do que a coroa de espinhos e um pedaço da própria cruz!

Custaram tão caro, que ele pensou em construir uma capela-relicário para guardá-las. Na construção gastou mais 40.000 libras. Isso mesmo, as relíquias custaram mais que o triplo do que a capela que foi construída.

E sabe de que capela estamos falando? Da mesmíssima Sainte-Chapelle, de Paris! Luis IX pretendia que Paris ganhasse prestígio e fosse a segunda capital do cristianismo, uma “Nova Jerusalém”!

Gótico lindo e deslumbrante | Como “ler” a Sainte-Chapelle

Aliás, esta jóia do gótico foi construída em tempo recorde – 7 anos. As obras começaram em 1242. Na verdade são duas capelas superpostas, a inferior (destinada ao pessoal do palácio) e a superior (à realeza). Na inferior está a escultura da padroeira da capela.
Sainte-Chapelle
Agora quando se visita a superior, o queixo cai, a respiração faz que vai parar antes que o coração acelere como um louco. Estamos diante de um espaço de luz. São 1.113 cenas (quase todas bíblicas) contadas em 15 vitrais gigantescos. É uma construção de luz.
Sainte-Chapelle - O que ver em Paris
Os vitrais narram histórias que vão desde o Gênese até a ressureição de Cristo. Devem ser “lidos” da esquerda para a direita e de baixo para cima. Com exceção do vitral que conta as histórias das relíquias, onde a leitura é serpenteante (em ondas).

Sainte-Chapelle

Sainte-Chapelle - O que ver em Paris
É difícil tirar os olhos dos vitrais, o melhor é relaxar, deixar o coração acalmar e tentar ver outros detalhes como os capitéis (a parte superior das colunas). São cerca de 100 e a maioria diferente um do outro!

Sainte-Chapelle durante a Revolução Francesa

Na Revolução Francesa, as relíquias foram retiradas e se colocaram no tesouro de Notredame. Por um tempo, a capela foi utilizada como escritório administrativo. E os arquivos que tapavam os vitrais, serviram de proteção. Atualmente, 2/3 dos vitrais são originais. Nem é necessário dizer que vale a visita, nem que para isso você tenha que enfrentar meia hora de fila!
Sainte-Chapelle

Prepare sua viagem a Paris

Veja todos nossos posts de PARIS

Busque e reserve seu hotel em PARIS, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Para comprar as entradas dos principais atrativos da cidade, clique aqui, e evite filas de até 2 horas de pé \o/

Guia Louvre

fotos: turomaquia_2006 e Folheto Oficial da Sainte-Chapelle (planta baixa)

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • “Ela quer ser seu território” (“Amiga de juventude” de Alice Munro).
#laspalmasdegrancanaria #quotes🖋 #literatura #alicemunro #cactos🌵
  • Detalhes de um restaurante que eu amei @casagalleta Atendimento perfeito do Andrei.
#espanha🇪🇸 #madri #restaurante #casagalletta #ondecomermadri
  • O lugar mais louco e surpreendente da última viagem: os jardins da Granja de San Ildefonso com suas 26 fontes monumentais ⛲️⛲️⛲️
#segovia #espanha🇪🇸 #palacio #granjadesanildefonso #fonte
  • As temperaturas caíram dez graus, mas ainda tá perfeito para um tinto de verano. Mais tarde vou mostrar como se faz o tinto 😜 comprei até gaseosa 😉 Este tomei no almoço no VIPs, a cadeia de fast-food que eu adoro, mas o tinto de verano deles não vale muito a pena. Era sobre isso que eu estava falando com o Tom 🤪
#tintodeverano🍷 #espanha🇪🇸 #laspalmasdegrancanaria #drinks🍹
  • Finalização do nosso prato de atum no Bibo Garcia. Um tataki de atum de almadraba (forma tradicional de captura) de Barbate (cidade na província de Cádiz) numa cama de uma espécie de gazpacho de pimentos vermelhos e sobre o atum, bolinhas geladas de azeitona negra, que é o que se prepara na frente do cliente. Sabor incrível e o melhor atum que já provei! 
@bibodanigarcia #madri #foodporn #greatexperience #danigarcia
  • Uma das habitações simplesinhas da casa do século 18 que abriga o lindo e interessante Museu do Romanticismo. Já mostrei o café do museu aqui no Instagram. A entrada custa apenas 3€.
#madrid #museum #romantismo #espanha #palacio

Follow Me!