Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 30 2017

Gótico, de onde vem este nome + Sainte-Chapelle

Gótico – de onde vem este nome?

Muitos dos estilos artísticos ganharam seus nomes anos depois de sua aparição. Isso foi o que aconteceu com o gótico.

No século XVI quando os críticos estudavam este estilo resolveram chamá-lo de pelo nome gótico. Sabe por quê? Para eles a sua aparência era tão grosseira que bem podia ter sido obra dos godos. Os povos que invadiram o Império Romano. No começo o nome tinha um aspecto bem pejorativo, o que foi mudando com o tempo.

Uma grande igreja gótica em Paris | Por que construíram a Sainte-Chapelle?

Uma das igrejas góticas de Paris, tem uma história bem peculiar! Em 1239, o Rei de França, Luis IX comprou umas relíquias.

Mas o que são relíquias? São partes do corpo ou objetos que tocaram o corpo de uma pessoa que por diversas razões é venerada, como os santos. Na Idade Média, as cruzadas “traficavam” relíquias de um lado a outro.

Só que as relíquias que Luís IX comprou por 135.000 libras não eram quaisquer relíquias, estavam relacionadas com a Paixão de Cristo. Eram nada mais, nada menos do que a coroa de espinhos e um pedaço da própria cruz!

Custaram tão caro, que ele pensou em construir uma capela-relicário para guardá-las. Na construção gastou mais 40.000 libras. Isso mesmo, as relíquias custaram mais que o triplo do que a capela que foi construída.

E sabe de que capela estamos falando? Da mesmíssima Sainte-Chapelle, de Paris! Luis IX pretendia que Paris ganhasse prestígio e fosse a segunda capital do cristianismo, uma “Nova Jerusalém”!

Gótico lindo e deslumbrante | Como “ler” a Sainte-Chapelle

Aliás, esta jóia do gótico foi construída em tempo recorde – 7 anos. As obras começaram em 1242. Na verdade são duas capelas superpostas, a inferior (destinada ao pessoal do palácio) e a superior (à realeza). Na inferior está a escultura da padroeira da capela.
Sainte-Chapelle
Agora quando se visita a superior, o queixo cai, a respiração faz que vai parar antes que o coração acelere como um louco. Estamos diante de um espaço de luz. São 1.113 cenas (quase todas bíblicas) contadas em 15 vitrais gigantescos. É uma construção de luz.
Sainte-Chapelle - O que ver em Paris
Os vitrais narram histórias que vão desde o Gênese até a ressureição de Cristo. Devem ser “lidos” da esquerda para a direita e de baixo para cima. Com exceção do vitral que conta as histórias das relíquias, onde a leitura é serpenteante (em ondas).

Sainte-Chapelle

Sainte-Chapelle - O que ver em Paris
É difícil tirar os olhos dos vitrais, o melhor é relaxar, deixar o coração acalmar e tentar ver outros detalhes como os capitéis (a parte superior das colunas). São cerca de 100 e a maioria diferente um do outro!

Sainte-Chapelle durante a Revolução Francesa

Na Revolução Francesa, as relíquias foram retiradas e se colocaram no tesouro de Notredame. Por um tempo, a capela foi utilizada como escritório administrativo. E os arquivos que tapavam os vitrais, serviram de proteção. Atualmente, 2/3 dos vitrais são originais. Nem é necessário dizer que vale a visita, nem que para isso você tenha que enfrentar meia hora de fila!
Sainte-Chapelle

Prepare sua viagem a Paris

Veja todos nossos posts de PARIS

Busque e reserve seu hotel em PARIS, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Para comprar as entradas dos principais atrativos da cidade, clique aqui, e evite filas de até 2 horas de pé \o/

Guia Louvre

fotos: turomaquia_2006 e Folheto Oficial da Sainte-Chapelle (planta baixa)