Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 13 2017

A Capela Sistina do Românico – Panteão dos Reis

Quase todo mundo já ouviu falar da Capela Sistina. Considerada o climax do Renascimento e do gênio Michelangelo. Agora quem conhece aquela que é considerada a “Capela Sistina do Românico”?
Capela Sistina do Românico - Arte
E o mais triste é que não sabemos quem a pintou ou os artistas que foram capazes de com poucas cores conceder tanta beleza a uma câmara funerária.

No século XI os reis de León queriam reunir os túmlos dos reis leoneses que estavam dispersados por todo o reino. Para isso construirão um panteão real dentro da Basílica de San Isidoro (em León). Todos os tetos e paredes foram pintados com a técnica da têmpera. Nesta técnica ao pigmento da cor se acrescenta além de água, gema de ovo. Para que seu aspecto final seja meio aquarelado, mas com brilho! O ovo tem a função de aglutinar toda a mistura.

Mas afinal como faziam? Sobre uma parede caiada, desenhavam figuras negras. Depois pintavam estas figuras com cores ocres, vermelhos, amarelos e uma variedade de cinzas.

Aqui jazem 23 reis e rainhas, 12 infantes (filhos de reis) e 9 condes. Por sorte, este lugar sobreviveu à Guerra da Independência. As tropas napoleônicas invadiram a Basílica. Ela passou a ser seu palheiro e as sepulturas do Panteão, bebedouros para os animais. Por razões que a própria razão desconhece, as pinturas praticamente permaneceram intactas!
Capela Sistina do Românico
Capela Sistina do Românico
Capela Sistina do Românico

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Para visitá-la? Vá à cidade de León/Espanha e procure pelo Museu Panteón de San Isidro de León. A entrada custa 5€. Aliás, León é uma delícia!
Capela Sistina do Românico - Arte

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Imagens escaneadas do guia oficial de San Isidoro de León: Pintura Românica do Panteão dos Reis. Ed. Edilesa, 1993.

1 Comentário

  1. Carmen

    Gostei muito do post!!!

    Uma igreja espetacular, parece um pequeno cofre repleto de formosas pinturas!
    A pintura románica sobre os muros, das pequenas igrejas, acomodam-se à estrutura arquitectónica da igreja. A imagem simplifica-se em procura de uma melhor interpretação, mais singela da Bíblia ou os Evangelhos. É uma pintura simbólica, mas também fácil de entender para a maioria das pessoas analfabetas na Idade Média

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dia de muita felicidade. Encontrei casualmente um leitor do blog na exposição do Guernica. O Francisco foi tão gentil, que alegrou ainda mais meu dia. Que teve Picasso, uma exposição incrível do crítico de arte brasileiro - Mário Pedrosa e 3 restaurantes que em breve vou postar prá vocês 😉
  • O café da manhã foi nesta lindura dentro do Museu Reina Sofía. Café + pão com tomate e azeite + pequeno suco de laranja = 5€.
.
#nubel #museoreinasofia #gastronomia #restaurante #museum #madri #españa
  • Em Madri #aeroporto #aeropuertodebarajas #españa
  • Sabendo das últimas no Aeroporto de Atenas. Em algumas horas, Madrid. E amanhã tem exposição especial do Guernica no Museu Reina Sofía 😎
.
#turogrego #athensairport #greece #airport #gameofthrones #time
  • Atenas, simplesmente Atenas. Para as pessoas legais, que não enganam, não roubam suas ideias, desejo que ao menos uma vez na vida venham para esta cidade, que cidade! 
Monte Licabeto visto da Acrópole.
#turogrego #atenas #greece #acropole #acropolis #licabeto
  • As cariatides reinando sobre Atenas. Na verdade, estas são réplicas, as originais estão protegidas da poluição e deterioração lá no Museu da Acrópole 🏛
.
#acropolis #greekart #cariatides #atenas #turogrego #openairmuseum #greece

Follow Me!