Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 13 2017

A Capela Sistina do Românico – Panteão dos Reis

Quase todo mundo já ouviu falar da Capela Sistina. Considerada o climax do Renascimento e do gênio Michelangelo. Agora quem conhece aquela que é considerada a “Capela Sistina do Românico”?
Capela Sistina do Românico - Arte
E o mais triste é que não sabemos quem a pintou ou os artistas que foram capazes de com poucas cores conceder tanta beleza a uma câmara funerária.

No século XI os reis de León queriam reunir os túmlos dos reis leoneses que estavam dispersados por todo o reino. Para isso construirão um panteão real dentro da Basílica de San Isidoro (em León). Todos os tetos e paredes foram pintados com a técnica da têmpera. Nesta técnica ao pigmento da cor se acrescenta além de água, gema de ovo. Para que seu aspecto final seja meio aquarelado, mas com brilho! O ovo tem a função de aglutinar toda a mistura.

Mas afinal como faziam? Sobre uma parede caiada, desenhavam figuras negras. Depois pintavam estas figuras com cores ocres, vermelhos, amarelos e uma variedade de cinzas.

Aqui jazem 23 reis e rainhas, 12 infantes (filhos de reis) e 9 condes. Por sorte, este lugar sobreviveu à Guerra da Independência. As tropas napoleônicas invadiram a Basílica. Ela passou a ser seu palheiro e as sepulturas do Panteão, bebedouros para os animais. Por razões que a própria razão desconhece, as pinturas praticamente permaneceram intactas!
Capela Sistina do Românico
Capela Sistina do Românico
Capela Sistina do Românico

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Para visitá-la? Vá à cidade de León/Espanha e procure pelo Museu Panteón de San Isidro de León. A entrada custa 5€. Aliás, León é uma delícia!
Capela Sistina do Românico - Arte

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Imagens escaneadas do guia oficial de San Isidoro de León: Pintura Românica do Panteão dos Reis. Ed. Edilesa, 1993.

1 Comentário

  1. Carmen

    Gostei muito do post!!!

    Uma igreja espetacular, parece um pequeno cofre repleto de formosas pinturas!
    A pintura románica sobre os muros, das pequenas igrejas, acomodam-se à estrutura arquitectónica da igreja. A imagem simplifica-se em procura de uma melhor interpretação, mais singela da Bíblia ou os Evangelhos. É uma pintura simbólica, mas também fácil de entender para a maioria das pessoas analfabetas na Idade Média

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Me conta, você já esteve na Bélgica?

Se já esteve, o que mais gostou, lugares, museus, comidas, vale tudo 😜

Se nunca foi, tem vontade de ir?

#belgicalovers #museu #bruxelas #arte #art
  • Post novo e fundamental para quem vai visitar Bruxelas - como se locomover pela cidade. Inclui preços, como usar o cartão do transporte público, aplicativos e mapa. Link na bio ou visite o www.turomaquia.com. 
#belgicalovers #bruxelas #grandplace #dicasdeviagem
  • Oiiii, hoje temos bate papo ao vivo sobre arte. Às 19:00 horas no YouTube Patricia de Camargo. Mais tarde vou colocar o link direto no Twitter do Turomaquia e no Facebook. E aqui na bio 👈🏽 Compartilhe este vídeo com aquela pessoa que você sabe que ❤️ arte!

#renascimento #venezalovers #tiziano #arteemveneza #lendoarte
  • 14 obras que você não pode perder em um dos museus mais importantes da Itália, a Accademia de Veneza. Guia gratuito by Patricia de Camargo 😉no www.turomaquia.com 👈🏽 #accademiadevenezia #venezalovers #guiademuseu #arte365 #historiadaarte
  • Tenho uns clientes maravilhosos! Olha o carinho da Bruna e do Bruno que se lembraram de mim em Paris e me enviaram estas fotos lindas 💕💕💕 Prá quem chegou aqui há pouco tempo, os Cadernos de Viagem Turomaquia (CVT) são guias personalizados. 
#turomaquia #paris #guiapersonalizado #guiadeviagem
  • Já estou produzindo o primeiro vídeo de Veneza para a continuidade da série “il dolce far niente”, o que você gostaria de ver nos vídeos de Veneza?

#laserenissima #venezalovers #veneza #italialovers #beautifulstreet

Follow Me!