Museu gratuito em Lisboa: Colecção Berardo
Em Lisboa é possível unir conceitos que se pensam incompatíveis: Viagens Baratas + Consumo Cultural. A cidade oferece visitas a coleções de arte a preços módicos como é o caso do Museu Gulbenkian. E em alguns casos sem cobrar nadica de nada, como o Museu Colecção Berardo.
Este museu gratuito foi uma grata surpresa da viagem. Tenho que confessar que entramos porque voltamos ao Belém para visitar o interior do Padrão dos Descobrimentos, e demos com “os burros n´água”! Estava fechado. Quando atravessamos a avenida em direção mosteiro e demos de cara com o Centro Cultural Belém e um cartaz vermelho e enorme: Entrada Gratuita – Coleçao de arte moderna e contemporânea, logo as que eu mais gosto. Vupt! Para dentro!
Eu fiquei louca com a quantidade de exposições e sua diversidade. Naquele espaço estavam entre tantos Jean-Auguste Dominique Ingres, Francis Bacon e Louise Bourgeois, e uma exposição enorme sobre Amália Rodrigues. Tudo super bem montado, com folhetos que realmente explicavam e não atrapalhavam ou confundiam o visitante.
Édipo, de Ingres
Uma instalação de Bjork
Ao fundo a entrada da exposição de Amália Rodrigues
As normas do museu não estavam colocadas em cartazes ou folhetos com um “não” gigantesco reinando absoluto. Simplesmente escreveram ações na parede da entrada, aquelas que não são bem-vindas dentro do museu aparecem riscadas, e assim com muito humor que se adentra às exposições.
E a lojinha do museu!? Primeiro, aqui entre nós, de lojinha nada. Uma senhora loja com objetos de design, presentes perfeitos, e livros mais livros de arte. Uma tentação, que claro esta sim, incompatível como o conceito de viagem low cost. Mas por outro lado, a gente sempre pode pensar, já que embarquei em um Voo low cost Lisboa porque não aproveito para gastar meu rico dinheiro em um presentinho básico para mim mesma!!!
O museu ainda oferece um final de visita perfeito. Da sua terraça, belas vistas do Mosteiro dos Jerônimos. Lá de cima se percebe melhor a grandeza do bairro de Belém e daquele patrimônio da humanidade.
Informações práticas
endereço: Centro Cultural Belém
telefone: (+351) 213-612-878
e-mail: museuberardo@museuberardo.pt
site: http://museuberardo.pt
Horários:
De terça a domingo das 10:00 às 19:00 Horas (último acesso às 18:30 horas)
Tarifa: gratuita
Leia também:
Dicas para visitar o Bairro de Belém – Lisboa
Visitando a Torre de Belém – Lisboa
Rinoceronte na Torre de Belém – Curiosidades de Lisboa
Pastéis de Belém – indescritivelmente bons!
Mosteiro dos Jerônimos – Patrimônio Mundial da Humanidade
Lisboa com muita arte: Museu Gulbenkian