Dez razões para visitar Lisboa e arredores – Lista 10+
A Fê Costa em um comentário na semana passada, avisou que a Tap está com uns preços ótimos. Se isso não bastasse, muitos Voos low cost estão operando em Portugal, permitindo viajar desde diversos destinos europeus à cidade da moda: Lisboa. Estive por lá neste final de ano, e mesmo debaixo de muita chuva, fiz muita coisa legal para escrever esta nova série para vocês. Resolvi começar pelo fim, e de cara escancarar alguns belos motivos para que você se decida de uma vez por todas a conhecer a terra da qual zarpou Pedro Alvares Cabral antes de dar com a Bahia!
1. Amabilidade da sua gente
O português é de uma ambilidade e de um trato delicioso. Nos restaurantes, os garçons perguntavam se estávamos gostando da comida. Na rua, as pessoas saiam de onde estavam para mostrar o caminho. Simplesmente, voltei apaixonada pelo povo!
2. Ficar de queixo caído e derramar umas lágrimas no complexo do Mosteiro dos Jerônimos.
O complexo formado pela igreja e pelo claustro são Patrimônio Mundial da Humanidade. Mas mesmo que não fossem, são daquelas belezas que encaixam bem no termo espanhol, “sobrecogedoras”, que em português seria algo que te surpreende de tal maneira que te deixa sem ar.
3. Tudo que servem na Pastelaria “Pastéis de Belém”
Os pastéis de belém são ultra famosos, todo mundo que vai à Lisboa saboreia ao menos um par destes manjares dos deuses. Mas as delícias servidas nesta pastelaria vão além destes doces, o lugar esconde mais prazeres gastronômicos.
4. Ver a beleza da brutalidade da natureza
Lisboa sofreu um terremoto, que gerou diversos focos de incêndio e muita destruição. O terremoto foi em 1755, época onde uma filosofia e estilo artístico chamado romantismo reinava no pedaço. Os românticos preservaram as ruínas de diversos monumentos atingidos pelo terremoto e pelos incêndios, e não permitiram reconstruções. Hoje se podem visitar estes atrativos e apreciar a força descomunal da natureza através das suas marcas.
5. Ver uma parte da história do Brasil através dos olhos portugueses
O Brasil aparece citado em diversos monumentos. A descoberta foi tão importante, que o herdeiro do trono recebia o título de Princípe do Brasil. D. Pedro I que em Portugal virou D. Pedro IV, também é figurinha carimbada nos monumentos da capital e dos arredores. Inclusive, é possível visitar o palácio que ele nasceu e morreu de tuberculose aos 36 anos.
6. Tostas de saloio
Quase uma refeição, e muito mais do que nosso misto quente. Mas para seja tudo isso, peça sua tosta com o pão artesanal – saloio. Delícia pura.
7. Boca do Inferno, Cascais
Uma lenda. Um lugar para chegar caminhando e desfrutando das lindas paisagens de Cascais. Eu alucino com estes pequenos shows da natureza.
8. Os jardins românticos de Sintra
A cidade está repleta de palácios, quintas, castelos, e por aí vai. É muita coisa para ver e fazer. Agora imagine que estes mega edifícios possuem jardins que de maneira alguma podem ser considerados acessórios, são verdadeira estrelas, um show à parte, por isso sempre calcule um tempo a mais para desfrutá-los!
9. Alfama + Fado
A Alfama é pura identidade lisboeta. Daqueles lugares que se imagina encontrar, e que por sorte existem, e são muito mais do que umas postais. O ambiente do bairro é único. O melhor: perder-se pelas ruelas e curtir um fado. Agora não esqueça, se for em alta temporada, reserve antes!
10. Comer no Tulhas Bar & Restaurante
A comida da viagem. O melhor lugar, a melhor refeição, e dois donos de tirar o chapéu. O restaurante fica na Vila de Sintra.
Este é só o começo desta viagem, literalmente. Por isso, sente-se na cadeira e desfrute. Em breve, antes mesmo que esta série termine, o Turomaquia vai estar em trânsito para se encontrar com outro membro da tripulação. Ai, ai, com quem será?! Além deste belo encontro, vou produzir mais material sobre estas duas belas cidade: Lisboa e Paris.
Veja todos nossos posts de LISBOA
Busque e reserve seu hotel em Lisboa, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste 2016, coloque o código: AFILI2016. Para ver os descontos em outros anos, clique aqui
Evite filas, compre as entradas para os principais atrativos de Lisboa e também excursões, clicando aqui.
fotos: turomaquia_2009_2010