Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 08 2010

Dez razões para visitar Lisboa e arredores – Lista 10+




A Fê Costa em um comentário na semana passada, avisou que a Tap está com uns preços ótimos. Se isso não bastasse, muitos Voos low cost estão operando em Portugal, permitindo viajar desde diversos destinos europeus à cidade da moda: Lisboa. Estive por lá neste final de ano, e mesmo debaixo de muita chuva, fiz muita coisa legal para escrever esta nova série para vocês. Resolvi começar pelo fim, e de cara escancarar alguns belos motivos para que você se decida de uma vez por todas a conhecer a terra da qual zarpou Pedro Alvares Cabral antes de dar com a Bahia!

1. Amabilidade da sua gente
O português é de uma ambilidade e de um trato delicioso. Nos restaurantes, os garçons perguntavam se estávamos gostando da comida. Na rua, as pessoas saiam de onde estavam para mostrar o caminho. Simplesmente, voltei apaixonada pelo povo!

2. Ficar de queixo caído e derramar umas lágrimas no complexo do Mosteiro dos Jerônimos.
O complexo formado pela igreja e pelo claustro são Patrimônio Mundial da Humanidade. Mas mesmo que não fossem, são daquelas belezas que encaixam bem no termo espanhol, “sobrecogedoras”, que em português seria algo que te surpreende de tal maneira que te deixa sem ar.

3. Tudo que servem na Pastelaria “Pastéis de Belém”
Os pastéis de belém são ultra famosos, todo mundo que vai à Lisboa saboreia ao menos um par destes manjares dos deuses. Mas as delícias servidas nesta pastelaria vão além destes doces, o lugar esconde mais prazeres gastronômicos.

4. Ver a beleza da brutalidade da natureza
Lisboa sofreu um terremoto, que gerou diversos focos de incêndio e muita destruição. O terremoto foi em 1755, época onde uma filosofia e estilo artístico chamado romantismo reinava no pedaço. Os românticos preservaram as ruínas de diversos monumentos atingidos pelo terremoto e pelos incêndios, e não permitiram reconstruções. Hoje se podem visitar estes atrativos e apreciar a força descomunal da natureza através das suas marcas.

5. Ver uma parte da história do Brasil através dos olhos portugueses
O Brasil aparece citado em diversos monumentos. A descoberta foi tão importante, que o herdeiro do trono recebia o título de Princípe do Brasil. D. Pedro I que em Portugal virou D. Pedro IV, também é figurinha carimbada nos monumentos da capital e dos arredores. Inclusive, é possível visitar o palácio que ele nasceu e morreu de tuberculose aos 36 anos.

6. Tostas de saloio
Quase uma refeição, e muito mais do que nosso misto quente. Mas para seja tudo isso, peça sua tosta com o pão artesanal – saloio. Delícia pura.

7. Boca do Inferno, Cascais
Uma lenda. Um lugar para chegar caminhando e desfrutando das lindas paisagens de Cascais. Eu alucino com estes pequenos shows da natureza.

8. Os jardins românticos de Sintra
A cidade está repleta de palácios, quintas, castelos, e por aí vai. É muita coisa para ver e fazer. Agora imagine que estes mega edifícios possuem jardins que de maneira alguma podem ser considerados acessórios, são verdadeira estrelas, um show à parte, por isso sempre calcule um tempo a mais para desfrutá-los!

9. Alfama + Fado
A Alfama é pura identidade lisboeta. Daqueles lugares que se imagina encontrar, e que por sorte existem, e são muito mais do que umas postais. O ambiente do bairro é único. O melhor: perder-se pelas ruelas e curtir um fado. Agora não esqueça, se for em alta temporada, reserve antes!

10. Comer no Tulhas Bar & Restaurante
A comida da viagem. O melhor lugar, a melhor refeição, e dois donos de tirar o chapéu. O restaurante fica na Vila de Sintra.

Este é só o começo desta viagem, literalmente. Por isso, sente-se na cadeira e desfrute. Em breve, antes mesmo que esta série termine, o Turomaquia vai estar em trânsito para se encontrar com outro membro da tripulação. Ai, ai, com quem será?! Além deste belo encontro, vou produzir mais material sobre estas duas belas cidade: Lisboa e Paris.

Veja todos nossos posts de LISBOA

Busque e reserve seu hotel em Lisboa, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste 2016, coloque o código: AFILI2016. Para ver os descontos em outros anos, clique aqui

Evite filas, compre as entradas para os principais atrativos de Lisboa e também excursões, clicando aqui.

Siga a gente no Instagram, clicando

fotos: turomaquia_2009_2010

39 Comentários

  1. Silvia Oliveira

    Laputamadrequenosparió! Que foto maravilhosa das ruínas! Já tô babando. Amo, amo, amo Portugal…

    responder
  2. Vini

    OO, tu me deixou com fome agora eim rsrsrs !!!kkkVendo todas essas guloseimas da gastronomia e costumes portugueses quem não quer ir ver !? rsrsrsBeijão !

    responder
  3. Leonardo

    Que lindo!Parabéns pela matéria!Adicionada no BrasiLéo – http://brasileo.wordpress.com.;-)

    responder
  4. Patricia de Camargo

    Silvia, eu alucinei no Convento do Carmo, lugar mais fotogênico!Vini, a comida era de lamber os beiços!Leonardo,obrigada e espero te ver mais vezes por aqui. Já visitei teu blog e adorei os posts de Orlando.

    responder
  5. Denise

    Que fotos lindas Pati!adoreeei!Eu adoro Lisboa! Morei no Porto, mas tenho carinho especial pela cidade. E os portugueses, apesar da fama de hostis, são super simpaticos (principalmente no Norte). E os pastéis de belém… oh pá! que saudade!beijão

    responder
  6. Carol Wieser

    Patricia,É… cada vez mais me convenço que vou ter que ir pro velho mundo logo!! Eu acredito que Portugal é muito legal mesmo, só de olhar as fotos fiquei morrendo do vontade.Quem será que você encontrará??Será que é quem eu estou pensando? Flor 🙂

    responder
  7. Patricia de Camargo

    Denise eu conhecia a fama, mas fui sorpreendida por um tratamento nota 1000!Carol, não deixa de colocar as Canárias no roteiro, vocès vão amar!!!Beijos

    responder
  8. Anonymous

    Oi Patricia – ja venho lendo seu blog a muito tempo (indicacao do Riq) agora estou encantada com os posts de portugal principalmente porque vou no comeco de julho.Estou anotando todos os detalhes que vai me ajudar e muiiito.Ainda nao acabei de ler por isto vou te perguntar – qual hotel voce ficou? voce gostou? indicaria? Ficarei super agradecida se voce me der mais esta dica. obrigada e um abracoAna Cristina

    responder
  9. Patricia de Camargo

    Oi Ana Cristina,Vou publicar um post sobre hoteis em Lisboa na sexta-feira. Eu fiquei no Hotel Sana Rex, mas achei que era um pouco longe do burburinho. Outra questão, eu sou um pouco claustrofóbica, e o quarto para mim era um pouco pequeno. Mas te prometo que na sexta darei ainda mais detalhes, e qualquer dúvida que tiver é só me perguntar!Um abraço

    responder
  10. Anonymous

    OI PatriciaVou ficar aguardando o post dos hoteis nas sexta – valeu obrigadaGostei muito do post de hoje sobre a caminhada – excelente.um abracoAna Cristina

    responder
  11. Patricia de Camargo

    Ana, esta caminhada foi uma delícia, e isto que fazia o maior frio, imagina com um tempinho melhor!Vocês vão amar Lisboa!Beijos

    responder
  12. Tiago

    Esse teu post tá mortal Patrícia! Como que dá pra resistir ir à Lisboa desse jeito? A cidade em si já dá bastante saudade… mas vccolabora um "bocado" !!

    responder
  13. Patricia de Camargo

    Valeu Tiago, e porfa qualquer coisa que eu deixar passar, porfa me chama atenção!beijos

    responder
  14. Érica França

    Olá, Patrícia. Li post por post antes de ir a Lisboa, de onde voltei sexta-feira passada. Uma peninha mas não deu tempo de fazer tudo isso, rs…nunca dá, não é? Adorei a cidade e agradeço pelas dicas. Voltei cheia de fotos lindas de lá, mesmo com chuva e frio. Beijão.

    responder
  15. Patricia de Camargo

    Erica, conta mais, o que mais gostou? Recomenda algum restaurante? Beijos

    responder
  16. virginia camargo

    Quero ir a Sintra comer todas os doces e depois andar…..e andar.Adoreiiiiiiiiiiiii Vica

    responder
  17. sílvia mª Carvalho Santos

    Amei menina, já fui 3 vzs a Portugal e agora estou voltando lá em 7 de julho, quero conhecer Evora e depois vou para o Porto. Fiquei encantada com aquela igreja destuida, quero ir lá. Me dê a dica, tipo nome e bairro que tento descobrir como chegar. Vc é 10, conheci seu blog hj mas fiquei fã. No Porto não conheço mta coisa fiz um passeio de barco no rio Douro (lindo). Vc me daria alguma dica interessante pq no + não conheço a cidade. bj+ bj
    Sílvia

    responder
  18. Luciana

    Patrícia, seu site é uma coisa de bom! obrigada!! me diga uma coisa… vc acha muito ‘estranho’ ao inves de eu me hospedar em Lisboa… ficar em Sintra (consegui um bed and breakfast charmosissimo opr lá e tava querendo descansar do burburinho da cidade grande) e fazendo movimento pendular até Lisboa por 3 dias, mais um dia e meio nos castelos de Sintra e depois rumar pra Cascias onde tenho amigos? O que vc acha? Depois destes dias eu irei rumo ao Porto… te aguardo, obrigada pela ajuda!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Luciana, brigaduuu pelo feedback 😉
      Olha só, estranho ñ é, mas você vai perder bastante tempo em ir e voltar. E Lisboa nem é tão grande assim, eu ficaria dois dias e meio em Lisboa, escolheria um hotel perto do Parque Eduardo VII, para ficar mais afastada do burburinho do centro e depois iria para Sintra e teria 2 dias e meio na cidade. Sem dormir em Lisboa, ñ dá para curtir uma noite de fado, e é uma experiência que vale a pena 🙂 Pensa também que muitas coisas fecham cedo e para poder curtir bem a cidade, teria que madrugar em Sintra!
      Depois me conta o que vc fez!
      beijos

      responder
  19. Deise Calazães

    Faço minha a primeira palavra da Sílvia no primeiro post.
    Esse blog é que está alucinante!!!rsrsrs

    responder
  20. Flávia

    Patricia, conheci seu blog ano passado quando viajei a Espanha, aproveitei muitas dicas suas e agora pretendo usar seu conhecimento para visitar Portugal.
    Tenho uma duvida, se puder me ajudar te agradeço:
    Ficarei 6 dias em Portugal, pensei em montar meu roteiro baseada no que li aqui, ficou assim 3 dias em Lisboa, 1 dia em Óbitos,1 dia Queluz/Caiscais/Estoril e dormir em Sintra e o último dia em Sintra voltando a noite para Lisboa pois no dia seguinte pegarei o voo pela manha. Acha que consigo ver tudo de Sintra nesse esquema?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Flávia, ñ vai dar para ver tudo, mas vc vai adorar dormir em Sintra. A cidade é um lugar para voltar e voltar! Brigaduuu pelo seu feedback, na volta passa por aqui para contar como foi tua viagem 🙂
      Um grande abraço

      responder
  21. Raphaella

    Patricia,

    Eu ainda não desbravei bem os posts de Portugal, mas você tem algum post que diz o que fazer em 3, ou 4 dias em Portugal?

    Se tiver pode me passar? Ou criar alguma coisa? hehehhee (olha o abuso!!).

    Bjos,
    Raphaella

    responder
  22. petter

    Hum… estou começando a degustar a delícias desses posts sobre Lisboa! Em breve estarei por lá!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Petter, vc vai adorar 🙂

      responder
  23. luffi

    fico contente por ter gostado tanto do meu país, da mesma maneira que eu adorei ter conhecido o Brasil. Espero que volte sempre que quiser e aos novos viajantes que quiserem vir a portugal é só avisar que eu dou uma ajudinha sem problema

    responder
    • Patricia de Camargo

      Luffi, gostei tanto que já estou por aqui outra vez! Em breve mais posts de Portugal!

      responder
      • luffi

        falar a serio? de novo por Lisboa? que tal combinar um café com um lisboeta e mostrar alguns segredos?????

        responder
        • Patricia de Camargo

          Teria adorado 🙂 mas amanhã cedinho embarcamos para Mérida 🙁 Na próxima, te aviso antes para combinarmos!

          responder
  24. LILIAN

    Oi,Patricia
    Gostaria de contar com sua ajuda pois é a 1ª vez que vou a Portugal e estou em dúvida do roteiro :RJ para Porto,3 noites em Porto,parar em Coimbra 1 dia,descer para Lisboa e ficar 8 dias conhecendo a cidade e fazendo bate e volta para conhecer algumas cidades próximas .Todo esse trajeto seria feito de trem. Desde já agradeço,Lilian

    responder
    • Patricia de Camargo

      Lilian, em Coimbra se você quiser conhecer a parte romana de Conimbriga, terá que pernoitar mais uma noite por lá, já que o ônibus sai pela manhã para as ruínas. Estou escrevendo uma série de posts sobre Portugal, em que falarei sobre Coimbra e arredores. Também dormiria em Sintra para ter tempo de visitar mais atrativos da região.

      Para ficar sabendo dos posts que vou publicando, curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/Turomaquia

      Um abraço!

      responder
      • LILIAN

        Obrigada pelas dicas ,já entrei na pagina do face.Desculpe mas escrevi a mesma duvida no post sobre Sintra pq esqueci onde tinha colocado meu comentario.Mais uma vez obrigada,vou acompanhar pelo facebook.Um ABRAÇO,lILIAN

        responder
  25. Ida Arnold

    Olha, um prazer enorme ler seus dois posts, este dos 10+ e o outro sobre Belém. Fotos lindas. Mas, acima de tudo, uma agradável sensaçao de orgulho. orgulho por ter o melhor dos dois mundos, ser brasileira de família portuguesa, conhecer os lugares e a história que vc menciona e a alegria de ver isso tudo partilhado com respeito e carinho por vc e por outros. Concordo com tudo que vc diz, mas sempre me senti suspeita para dizer desse jeito. 🙂 Já vivi em Lisboa, Aveiro e Porto, hj vivo em Madrid e morro de saudade da cidade das 7 colinas. É imperdível mesmo! Parabéns pelo seu blog.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Ida, brigaduuu pelo seu feedback 🙂

      responder
  26. FLAVIA

    oi Patricia! será minha primeira vez na Europa e estou um pouco receosa quanto a documentaçao que precisarei levar. Além das passagens, passaporte, seguro saúde, eu preciso levar um documento (tipo olerite ou carteira de trabalho) pra provar vinculo empregaticio na Brasil? eu nao entendi bem isso….eles exigem mesmo??

    responder
  27. FLAVIA

    Estarei em Lisboa depois sigo para Londres

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dia 14 de dezembro, caçamba! Depois que passei dos 30, parece que os anos aceleraram seu ritmo de passagem 🤔

Este lugar da foto, foi um dos mais incríveis que conheci neste 2017.
.
#greece #voidokiliabeach #peloponeso #happiness😊
  • Hoje o mar não está prá peixe 🦈🐳🐋🐬🐟🐡
.
#lascanterasbeach #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #canaryisland #laspalmasdegrancanaria #españa
  • Kyoto e seus rituais budistas. Por uma vida mais zen ou ao menos uma semana de paz e amor prá todos nós 🙏
.
#kyoto🇯🇵 #budismo #zen #japan🇯🇵 #templo
  • Um domingo maravilhoso prá vocês 😍🤸💏 Foto by Ale Avelar
  • O encontro no @masp_oficial de dois grandes: Anita Malfatti e Pablo Picasso. .
#arte #masp #historiadaarte #picasso #anitamalfatti
  • Dia preguiçoso e lindo por aqui. Porque hoje na Espanha é feriado, dia da Constituição 💃
.
#españa #lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria #canaryisland #feriado

Follow Me!