Todos os caminhos conduzem a Santiago
Já tive 3 experiências com o Caminho de Santiago. Na primeira vez desci de calça jeans em Sarria, e simplesmente comecei a andar. Uma verdadeira loucura que ao final saiu bem e acabou 5 dias depois em Santiago. Já na segunda, e acompanhada do Tom, realizei o trajeto todinho, incluindo extras. O que somou mais de 800 km cumpridos em 27 dias. Nas duas primeiras vezes percorri o caminho mais clássico, conhecido como Caminho Francês. Aquele aparece no livro que deu um up no turismo da região, “O Diário de um mago”, de Paulo Coelho.
Na terceira vez, também com o Tom, como estávamos em Zaragoza, trilhamos algumas etapas do Caminho Aragonês. E ainda existem muitos outros, tenho muita vontade de fazer o caminho que vai pelo litoral norte espanhol (Caminho do Norte), o que passa pela Andaluzia (o Caminho da Prata) e o Caminho que atravessa o território português.
O Caminho Francês é o que oferece melhor infra-estrutura. A cada 5 ou 10 km sempre tem albergue, restaurante, farmácia, povoado, ou seja, todo mundo com um mínimo de preparo pode fazer. Já o Aragonês, não oferece tanta infra-estrutura, e as distâncias percorridas podem ser bem maiores. No Caminho Francês tem tanta infra-etsrutura que dá para realizá-lo sem reservas em plena altíssima temporada. Se isso é assim até León, depois desta cidade, a oferta de albergues privados, casinhas rurais oferecendo empanada de atum quente dobra 🙂
Para quem não tem tempo para fazer todo o caminho, existem duas possibilidades interessantes para chegar até Santiago. Você tem 1 semana, vá de Sarria à Santiago de Compostela em 5 dias (110 km) e depois desfrute uma noite da cidade. Se tiver ao menos 15 dias, saía de León. A cidade é deslumbrante, e você vai entrar numa região conhecida como Maragatería que tem caráter próprio e uma gastronomia riquíssima. As paisagens acompanhem a riqueza da cozinha local! São mais ou menos 300 km, onde você vai passar por uma obra de Gaudí em Astorga, comer o cocido maragato, visitar os templários em Ponferrada, dormir com os monges em Samos, subir aos céus até o Cebreiro, comer o melhor pulpo da Galícia em Melide e chegar ao Monte do Gozo, antes de alcançar Santiago.
Depois de um inverno que parecia eterno começa a melhor temporada para fazer o Caminho de Santiago. Aqui no Turo você vai encontrar todas as etapas super detalhadas desde Saint-Jean-Pie-de-Port. Para ver o índice, clique aqui. Fazer no inverno não é recomendável, primeiro pelo peso da mochila que aumenta consideravelmente, e segundo porque é perigoso. Neva e você pode ficar sem saída no meio do nada 🙁 Os melhores meses são maio a finais de outubro. Mas este ano, por exemplo, em maio ainda nevou! Para não levar sustos, programe a viagem entre mediados de junho e mediados de outubro.
Para ler todos os posts do Caminho Francês, clique aqui. E os posts do Caminho Aragonês, clique aqui.
Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 25% \o/ Descubra como, clicando neste post aqui.
Planejando sua viagem para a Espanha
Veja todos nossos posts de: Madri | Barcelona | Bilbao | Ilhas Canárias
Busque e reserve seu HOTEL em: MADRI | BARCELONA | BILBAO | SANTIAGO DE COMPOSTELA . Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema por lá pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Viaje com a gente no Google+ – google.com/+TuromaquiaViagens
Inscreva-se no nosso canal no YouTube, e seja o primeiro a ver nossos videos Turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.
fotos: turomaquia_2002_2006_2008 e video do Visit Portugal