Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 24 2011

Machu Picchu – primeiras impressões

Estava em Aguas Calientes, a cidade base para explorar um dos sítios arqueológicos mais desejados do mundo. Poucos são os viajantes que não querem estar ao menos uma vez na vida diante da “Cidade Perdida dos Incas”.

Para os mais românticos e puristas chegar a Aguas Calientes deve ser um banho de águas frias. Claramente tudo por ali cresceu sem nenhuma ordem pré-estabelecida. Hotéis meio por terminar, restaurantes para todos os lados, mas o que poderia ser horroroso ganha seu encanto com o violento rio Urubamba. O rio corta a cidade em duas. Em março, época de chuvas, e portanto de rio a transbordar, seu ruído era estremecedor. Mas sua presença revelava que por estas bandas a natureza era tudo, menos dócil!
Machu Picchu - Peru Machu Picchu - PeruFoi esta natureza, o primeiro que me surpreendeu. Um ônibus faz o percurso Aguas Calientes – Machu Picchu. São mais ou menos 20 minutos de subida em meio a umas montanhas exageradamente verdes. Quase não se vê a “pele” da montanha. São árvores e mata espessa. Primeira constatação: estamos na selva.

A subida cria ainda mais expectativa, e olha que isso é bem difícil. Inevitável pensar e repensar as razões de construir uma cidade naquelas bandas. E o mais intrigante, como?! Se hoje ainda é complicado chegar lá, imagina a 500 anos?!
Machu Picchu - Peru

O ônibus para exatamente na entrada de Machu. Fazer fila para passar. Naquele horário de chegada do trem, leva-se até 15 minutos para entrar. Melhor assim, tenho tempo de preparar-me para, por fim estar frente a frente com esta “senhora”. Passado o momento entrada + passaporte. Olho à direita e lá estão aquelas tremendas montanhas verdes. Estou caminhando em uma delas, e no meio destes pensamentos desconexos tenho minha primeira visão da “cidadela”. Um pouco de chuva e neblina era o que faltava para me sentir totalmente Indiana. O guia fala, fala e fala. Claro que escuto, tudo é muito interessante, mas devo admitir que não consigo me concentrar. Por fim cheguei, por fim estou aos pés de MACHU PICCHU.
Machu Picchu - Peru
Machu Picchu - Peru
Machu Picchu - Peru
Machu Picchu - Peru
Machu Picchu - Peru

Nos próximos posts, toda a informação prática para desfrutar, chegar e visitar Machu Picchu. Este post é uma homenagem ao aniversário de 100 anos de re-descobrimento da cidadela por Hiram Bingham, que aconteceu em 24 de julho de 1911!

Posts relacionados:
Bar na crista da onda em Lima – Huaringas bar
Onde fazer compras em Lima – Larcomar
O que você não pode perder em Lima – “La puesta del sol en el Pacifico”
O que fazer em Lima? – uma experiencia num city-tour
Parque do Amor – entre um beijo apaixonado e o Pacífico
Pisco sour: um clásico peruano
Dez razões para iniciar tua viagem ao Peru, visitando o Museu Larco (Lima)
Como chegar e sair do Aeroporto de Lima

Veja todos nossos posts de MACHU PICCHU

Busque e reserve seu hotel em MACHU PICCHU, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste mês de março, coloque o código: MAR15OFF. Para ver os descontos em outros meses, clique aqui

Siga a gente no Instagram, clicando
fotos: turomaquia_2011