Como é viajar de trem rápido de Barcelona a Paris
Desde o dia que anuncei aqui no Turo que os trens rápidos uniriam Barcelona e Paris em 6 horas, fiquei louca para embarcar num deles! Imagina minha felicidade quando a Rail Europe apoiou o #turopa com 2 bilhetes para este trajeto sonhado 🙂
Escolhemos o trem das 09:20 horas, para chegar em Paris no comecinho da tarde, e aproveitar o resto do dia. Lembra que nosso hotel estava em frente da Estação de Sants em Barcelona, de onde saem os trens? Imagina a facilidade que foi atravessar a rua com nossa malinha, entrar no terminal, passar no raio-x rapidamente e entrar na parte destinada aos trens rápidos \o/
Neste momento cometemos um erro, na parte dos trens rápidos havia apenas um café-bar. Não havia escapatória, éramos reféns de uns sanduiches meio frios, que não estavam ruins, mas que pelo preço ao menos podiam passar por um forninho antes de serem servidos. Você sabe que nosso lema é a gente se estrumbica, para que sua viagem seja muito melhor do que a nossa 😉 Portanto, fica a dica, tome o café da manhã antes de passar pelo raio-x. Na estação há várias opções bem mais interessantes. Pagamos por dois cafés e dois sanduíches, 7,21€.
O embarque é tranquilo, com uma fila para quem está com o bilhete eletrônico impresso, ou seja, prá quem comprou por Internet (ao menos na alta temporada). Descemos para a plataforma, e como era verão, o trem estava bem cheio! Dependendo do vagão, há espaços para colocar as malas logo na entrada, e em alguns casos também no meio, que para o pessoal que não curte “abandonar” a mala onde não possa vigiá-la é ótimo!
O serviço é prestado tanto pela concessionária espanhola como pela francesa, no nosso caso viajamos com um trem francês. Mas durante todo o percurso, os avisos se realizaram em espanhol, francês e inglês. As janelas são enormes, e como o trem é alto, a viagem é uma delícia. Se você não curte a mera contemplação, tranquilo, o banco tem uma tomada para que possa trabalhar ou curtir seus equipamentos eletrônicos sem medo de ficar sem bateria.
Cansou de ficar sentado? Dê uma volta pelo trem. Se quiser bater um papo mais cabeça e em privado com teu acompanhante, vá para a parte entre vagões, onde pequenos bancos vão permitir aquela providencial esticada de pernas (Eu mostro tudo isso neste video de 1 minutinho e 40 segundos!).
Bateu a fome e um pouco de tédio? Mude de ares, vá para o vagão restaurante e coma um sanduiche quentinho. Barato não é, mas poxa você está entre Espanha e França, a quase 300 km/h sendo atendido por uma moça bilingüe e simpática 😉 Gastamos 13€ num croque monsieur que estava ótimo e era enorme; um café, uma maçã que já vem lavada e cortada, e uma coca-cola.
Sentei naquela espécie de mesa-balcão com meu sanduichinho, olhando aquela paisagem, e juro prôces, pensei com meus botões, a vida pode ser maravilhosa!
Prá quem viaja com crianças, vi um casal com um menino de uns 5 anos. Levaram um montão de jogos para o guri, comida, e a gente nem escutou um pio, e eles estavam na poltrona na nossa frente. Aliás, nem fique com vergonha de ser meio farofeiro no trem. Aqui na Europa, o pessoal leva de tudo para comer neste tipo de viagens.
Neste dia, o trem fez paradas rápidas nas seguintes cidades: Girona, Figueres-Vilafant, Perpignan, Narbonne, Montpelier, Nimes e Valence. Chegamos em Paris 6 horas e 10 minutos depois da partida, na cêntrica Gare de Lyon, que enlaça com o metrô “turístico” da capital, a Linha 1; e também com a 14.
Outra vez nostálgica, desta vez me lembrei imediatamente do Milton, que sábio como ele só, já nos avisou que “o trem que chega, é o mesmo trem da partida. A hora do encontro é também despedida. A plataforma dessa estação, é a vida desse meu lugar, é a vida”. E em busca desta nova vida, desta nova etapa, sai serelepê pelas ruas de uma Paris que nos recebeu com uns 15 graus a menos do que Barcelona!
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Viaje com a gente no Google+ – google.com/+TuromaquiaViagens
Inscreva-se no nosso canal no YouTube, e seja o primeiro a ver nossos videos Turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.
Veja os demais posts deste #turopa:
Como ir do aeroporto de Bilbao ao centro da cidade
Dica de hotel em Bilbao – Barceló Bilbao Nervión
Bascook, daquelas experiências que valem a viagem | Restaurante em Bilbao
Como ir de Bilbao a Madri | de trem ou de ônibus?
Dica de hotel em Madri | 4 estrelas do lado do Guernica
Onde comer em Madri | Os novos mercados gourmet da cidade
O sanduíche mais típico de Madri e um local legal para prová-lo
Onde comer em Madri | Dicas de locais próximos ao Museu do Guernica e da Estação de Atocha
O que fazer em Madri | Visitar o impressionante Museu Arqueológico Nacional
Como é viajar de trem rápido de Madri a Barcelona (inclui video com passo a passo)
Dica de hotel 4 estrelas em Barcelona – Gran Hotel Torre Catalunya
Dicas de lugares estilosos para comer em Barcelona – Bar Roca e Fábrica Moritz
O que fazer em Barcelona – Visitar um dos maiores recintos modernistas de Europa
Planeje aqui sua viagem para a Espanha
Veja todos nossos posts de: Madri | Barcelona | Bilbao | Ilhas Canárias| Sevilha | Córdoba
Busque e reserve seu HOTEL em: MÉRIDA | MADRI | BARCELONA | BILBAO | GRAN CANARIA | LANZAROTE | FUERTEVENTURA | SEVILHA | CÓRDOBA | GRANADA. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema por lá pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.
A Rail Europe nos forneceu como cortesia os bilhetes de trem Madri – Barcelona. Mas todas as opiniões expressadas neste post são pessoais, e refletem o que realmente me pareceu esta viagem. Porque meu primeiro compromisso é com você, meu leitor!