Guias de Viagem e Arte

 
 
ago 26 2014

Bascook – Daquelas experiências que valem a viagem

Numa pequena rua próxima à grande artéria comercial de Bilbao, a Gran Vía, e também do ladinho de um dos fosteritos (como os bilbaínos chamam as bocas de metrô desenhadas por Norman Foster) você vai encontrar um antigo armazém convertido em casa da tentação pelo Chef Aitor Elizegi Alberdi.
Bascook - Restaurante em Bilbao
O Bascook é legal do começo ao fim. Uma garotada de camiseta e tênis recebe, sugere e serve. Mas não pense que este estilo descolado vai de mãos dadas com informalidade de linguagem ou na forma de tratar o cliente, nada mais longe disso. Assim no mais puro estilo quem vê cara, nao vê coraçao, este mesmo rapaz de tênis te dá sugestões de pratos, conta a história de ingredientes e vinhos, e marca um ritmo preciso entre cada prato.

Durante a semana no horário do almoço há um menu de 24 euros, onde você escolhe dois dos pratos com estrela do cardápio, que é um pequeno jornal. E ainda uma das 3 sobremesas do dia, que também estão na carta. Ou seja, o menu não está conformado por um cardápio à parte, e meio que nada a ver com o mais interessante que se serve no restaurante.
Bascook - Restaurante em Bilbao Bascook - Restaurante em Bilbao
A taça de vinho custa 3 euros; e se quiser começar com um pouco de bolhas, a taça de champagne Mumm custa 6 euros. A garrafa de 800 ml de água custa 3 euros.

Assim que pedimos a água, nos serviram umas amêndoas com casca quentinhas, e o plus: com limão raspadinho por cima. Entre meus dois pedidos, o garçom, que prefiro chamar meu consultor gastronômico 😉 sugeriu que primeiro degustasse “arroz negro com jibiones, cortezas de bacalo y salsa verde”, na hora de servir, colocaram um caldinho branco dos deuses. O arroz em seu ponto e com gosto de mar, e as combinaçoes eram incríveis. Sabe aqueles pratos que você vai comendo devagarzinho com pena que se acabe?!
Bascook - Restaurante em Bilbao
O Tom foi de Tatín de huerta com hojaldre de mostaza; e pomada & tempura de champiñon. Provei a tempura de champiñon e adorei.
Bascook - Restaurante em Bilbao
Meu segundo era uma releitura de um dos meus pratos espanhóis favoritos, los huevos rotos com batatas fritas e jamón serrano. Aqui as batatas estavam cozidas com pimentos, e um gosto de carne, que eu acho que era bacon. Me senti outra vez como quando fomos ao Tulhas, “quase uma experiência religiosa” 🙂
Bascook - Restaurante em Bilbao
Bascook - Restaurante em Bilbao
E de sobremesa, o Tom foi com a sobremesa estrela, a coalhada de ovelha, com muesli de nozes e caramelo, mais sorvete de figo. E eu resolvi ser um pouquinho ousada, fui de sorvete de gin-tonic. Embaixo uma espécie de quatro madalegnas de espécies, e quatro “gominolas” de juanola, que é um doce bem típico do País Vasco, de “regaliz”(alcaçuz).

No final, eu e o Tom nos olhamos, e sabíamos o que o outro pensava: “E agora José, chegamos a outro nível gastronômico! Como pedir em outro local menos que a excelência?!!! “ Um perigo. E a comida estava tão divina, que ainda nem te contei que o lugar é lindo, uma mistura de manter o que existia e colocar o que é essencial para servir bem.
Bascook - Restaurante em Bilbao
Bascook - Restaurante em Bilbao Bascook - Restaurante em Bilbao
É daqueles restaurantes que recomendo para uma comida romântica; para surpreender alguém especial ou um almoço para você se dar de presente. Como contra-indicação, daqui prá frente, realmente as comparações serão odiosas.

No final de tudo gastamos 62 euros e fomos felizes para sempre!
Bascook - Restaurante em Bilbao
Combina com uma visita ao Museu Guggenheim ou ao Museu de Bellas Artes de Bilbao; e se você nao curte museu, com uma manha de compras pela Gran Vía ou um trekking urbano às margens do Rio Nervión.

Veja todos nossos posts de BILBAO

Busque e reserve seu hotel em BILBAO, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste ano de 2016, coloque o código: AFILI2016. Para ver os descontos em outros anos, clique aqui

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Viaje com a gente no Google+ – google.com/+TuromaquiaViagens
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

Bascook
End.: Calle Barroeta Aldamar, 8, 48001 Bilbao, Vizcaya, Vizcaya
Tel: +34 944 00 99 77
Site: http://www.bascook.com/

fotos e video: turomaquia_2014

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

2 Comentários

  1. Carmem

    Hum… Acho que estou precisando voltar a Bilbao urgentemente.????

    responder
  2. Alessandro Ayres

    Patrícia, assim você mata a gente!! Já estou morrendo de fome! 🙂

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Trailer de mais um vídeo da “Odisseia Grega” no YouTube - Patricia de Camargo. Link na bio, te espero por lá 👁

#greecelovers #atenas #vlogatenas #acropoledeatenas #grecia
  • Vistas da Acrópole. O templo grego mais bem preservado do mundo, o de Hefesto 🏛

#greecelovers #templodehefesto #atenas #greciaantiga #mundoantigo
  • Muita gente me diz que sítio arqueológico é só pedra e mais pedra. Mas que nada, são aquilo que a gente foi, são pilhas da nossa memória coletiva, são nossa chance de entender como chegamos até aqui e de que forma queremos ser lembrados em 200 anos quando outros homens e mulheres caminharem pelas ruínas do nosso legado 🙌🏼 #greecelovers #acropolis #atenas #artegrega #estilojonico
  • Dica de Sevilha: café da manhã na tradicional “La Campana” fundada em 1885. O lugar é bonito, gostoso e oferece uma boa relação custo x benefício . Gastamos 13,10€ por 2 sucos de laranja natural, 2 cafés e 2 mistos. 
Também é um ótimo lugar para comer um doce tradicional ou comprar um presente gostoso 😉

Abre todos os dias das 8:00 às 22:00 horas.

#sevilha #lacampana #ondecomersevilha #espanhalovers
  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins

Follow Me!