Guias de Viagem e Arte

 
 
set 04 2014

Como é viajar de trem rápido entre Madri e Barcelona

Cada vez é mais complicado voar, a gente tem que lembrar de tanta coisa que pode e não pode, fora as restrições impostas pelas próprias companhias aéreas. A sensação que tenho quando entro em um aeroporto é que se acabaram meus direitos e que os deveres se multiplicam.

Poucas companhias escapam a esta dinâmica, e a maioria falha num ponto importantíssimo da prestação do serviço, o pessoal de terra. Mas como na vida para quase tudo há solução, ao menos depois que você chega na Europa, a chance de que possa optar por um transporte mais cômodo aumenta exponencialmente. E claro estou falando do trem.
Captura de pantalla 2016-03-24 a las 12.15.24
Eu e o Tom viajamos a convite da Rail Europe na primeira classe do trem rápido (AVE), que cobre a distância de 621 km entre Madri e Barcelona em 2 horas e 45 minutos de puro prazer! Se a segunda classe é ótima, a primeira é fantástica. Mas isso você já imaginava, né? Para os descrentes o video mostra em 3 minutos como é a viagem 😉

Importante: em todos os trens rápidos, antecedência na compra do bilhete é tudo! O preço pode dobrar e quase triplicar em alguns casos, por isso fique atento!

Vantagens de viajar de trem de Madri a Barcelona

O AVE Madri – Barcelona sai da Estação de Atocha, e chega em Barcelona Sants. A primeira grande vantagem do trem sobre o avião, é que ambas estações estão no centro! Do nosso hotel em Madri fomos caminhando para a estação. E nosso hotel em Barcelona, que vai ganhar post amanhã, estava na frente da Barcelona Sants. Perfeito!

Esta comodidade diminui os tempos de deslocamento, ou melhor, a perda de tempo. Além do que para pegar o trem você deve chegar apenas entre 30 e 45 minutos antes do horário da partida.

Os trens rápidos saem de Atocha desde o primeiro andar, que é onde você passa tranquilamente tua bagagem toda pelo raio-X. Já na plataforma, é só esperar que comece o embarque. Como nos aeroportos, as telas mostram de que “andén” sairá teu trem. Você deve mostrar o passaporte com o bilhete, descer a rampa automática e pronto. Agora é só encontrar teu vagão, o bilhete mostra o número do vagão, em espanhol “coche”.

Ao entrar no vagão verá locais para deixar a mala, que não pode ficar junto contigo no corredor do vagão. Tranque a dita com cadeado, e leve na mala de mão todos os documentos e eletrônicos. Agora só falta encontrar teu assento que também está marcado no bilhete. Em vários trens regionais os assentos não estão marcados, você pode sentar onde quiser, mas na tua classe 😉

Na primeira classe do AVE a disposição é 1 – 2, o espaço é enorme entre as poltronas, que são de couro. Na econômica a disposição é 2 – 2.
Trem de Madri a Barcelona
Ainda na estação, os comissários nos serviram uma bebida e um salgadinho; e distribuíram vários jornais, além dos fones de ouvido prá quem quisesse acompanhar o filme que seria exibido durante a viagem.

O trem sai devagarzinho, mas durante a maior parte da viagem transita entre os 280 e os 300 Km/h; e dentro do vagão não se ouve nada. Dá prá dormir, curtir a paisagem e até trabalhar. Que foi o que eu fiz, na poltrona há tomadas para você carregar teus eletrônicos.
Trem de Madri a Barcelona
Como era um trem matutino nos serviram um lanche, que se podia acompanhar com diversas bebidas, entre elas, vinho e cerveja.
Trem de Madri a Barcelona
Trem de Madri a Barcelona
E de repente quando você menos espera, o trem desacelera, você pressente que está chegando, e te dá um aperto no coração. A experiência é tão legal que ninguém sai correndo do trem como acontece assim que um avião para os motores. É aquele momento vintage misturado com alta tecnologia. É como se uma viagem de trem só pudesse te levar para grandes aventuras, e com essa ideia me rondando à cabeça rapidamente me lembro do personagem de Jeremy Irons em “Um trem noturno a Lisboa”, que começa sua aventura num trem que muda sua vida para sempre. E esta ideia da aventura que me esperava, me faz levantar, e sair feliz da vida, sabendo que no sia seguinte outra jornada de trem me aguardava 😉

A Rail Europe nos forneceu como cortesia os bilhetes de trem Madri – Barcelona. Mas todas as opiniões expressadas neste post são pessoais, e refletem o que realmente me pareceu esta viagem. Porque meu primeiro compromisso é com você, meu leitor!

Para ver e reservar hotéis em Madri, clique aqui. E em Barcelona, clique aqui.

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Viaje com a gente no Google+ – google.com/+TuromaquiaViagens
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

Madri - Guia do Prado

Veja os demais posts deste #turopa:
Como ir do aeroporto de Bilbao ao centro da cidade
Dica de hotel em Bilbao – Barceló Bilbao Nervión
Bascook, daquelas experiências que valem a viagem | Restaurante em Bilbao
Como ir de Bilbao a Madri | de trem ou de ônibus?
Dica de hotel em Madri | 4 estrelas do lado do Guernica
Onde comer em Madri | Os novos mercados gourmet da cidade
O sanduíche mais típico de Madri e um local legal para prová-lo
Onde comer em Madri | Dicas de locais próximos ao Museu do Guernica e da Estação de Atocha
O que fazer em Madri | Visitar o impressionante Museu Arqueológico Nacional

fotos: turomaquia_2014

16 Comentários

  1. Paula Brum

    Fiz essa viagem e achei deliciosa, no todo. Chegar com menor antecedência, passar por procedimentos simples e em minutos estar viajando rapidamente, de forma absolutamente confortável. Tens razão quanto a necessidade de aquisição antecipada do bilhete, fiz a partir do Brasil, com cartão de crédito, troquei o voucher pelo bilhete na estação e tudo isso pagando um valor promocional maravilhoso. Ótimas dicas, Pat! BjO!

    responder
  2. Nick

    Olha que coincidência, minha irmã me emprestou o DVD desse filme que vc citou e ainda não tinha assistido…Ontem depois de ler esse seu post, vi o filme e amei !!!! E entendi o sentimento que vc descreveu em sua viagem…Parabéns pelo texto inspirado !!!!
    Bjs…

    responder
    • Patricia de Camargo

      Ai Nick, brigaduuu pelo comentário e pelo elogio 🙂

      responder
  3. Gustavo

    Eu viajei só uma vez de trem na Europa, e foi no trajeto Madrid-Toledo. A viagem foi uma delícia, principalmente porque fiquei admirando a paisagem enquanto nos movíamos! O trajeto não é comprido, mas consegui ficar com uma ótima impressão: é prático, rápido, pontual e cômodo viajar de trem na Europa! Fiquei feliz com este seu relato, porque gostaria muito de fazê-lo quando voltar à Espanha. Este ano peguei uma conexão (de avião) de Madrid para Barcelona, quando vinha do Brasil, e fiquei por volta de 12 horas esperando em Barajas porque a maioria dos voos estavam atrasados pelo mau tempo na região. Quando embarcamos, era um cada um por si que meu deus! Eles juntaram várias pessoas de voos atrasados e colocaram em um avião sem lugar marcado. Somo a isso o fato de que o aeroporto de Barcelona é longe do centro da cidade… como você disse, totalmente diferente das estações de trem que estão bem no centro. Obrigado por mais um relato maravilhoso! O Turo já está no meu coração e as dicas me acompanham sempre quando viajo 🙂

    responder
    • Patricia de Camargo

      Gustavo, brigaduu pelo relato, e pelo carinho com o Turo! Muito feliz de contar contigo “nesta viagem” 🙂

      responder
  4. Célia

    Olá, gostaria de saber se existe serviço de bordo como na viagem aérea. Vou fazer o trecho Amsterdã / Berlin em primeira classe, vc sabe se servem algum lanche?
    Obrigada, seu blog eh mto bom, foi mto útil na minha viagem a Madri.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Célia, na Alemanha só andei de 2a. classe. Na primeira classe nos trens da RENFE eles oferecem lanche, pelo que imagino que o mesmo aconteça nas demais concessionárias. Na volta me conta como foi! Em mais ou menos unis 20/30 dias vou postar um montão de coisa de Berlim 🙂

      responder
  5. Celia

    Esperando ansiosamente seus posts de Berlin. Viajo em trinta dias, espero que de tempo. Muito obrigada! Bjs.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Celia, vou tentar!!!

      responder
  6. FLAVIO

    Olá, vou fazer esse mesmo roteiro e comprei o bilhete via site da Renfe há necessidade de troca-lo pelas “passagens” propriamente dita na estação ou esses bilhetes impressos já servem para o embarque direto ? Obrigado !

    responder
    • Patricia de Camargo

      Flavio, os bilhetes que vc recebeu em pdf, pode imprimir e embarcar diretamente, eles tem código de barras, né?

      responder
      • FLAVIO

        Tem sim. Obrigado !

        responder
  7. Fernando

    Olá. Pelo que entendi nem mesmo a mala de mão pode ser levada consigo?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Fernando, pode sim, inclusive se tua mala ñ for muito grande você poder levá-la consigo!
      Um grande abraço

      responder
  8. Cristina

    Patricia, o blog é ótimo! Comprei o guias do Museu do Prado e o de Barcelona. Viajo em Junho para a Espanha e estou adorando tuas dicas!
    De Madri vou fazer bate-volta para Toledo e Segovia. Sugeres comprar o tickets para o trem com antecedência? Quanto tempo/ horas é o ideal para ficar nessas cidades?
    Beijos, Cristina

    responder
    • Patricia de Camargo

      Cristina, vc pode comprar estes tickets quando chegar em Madrid sem problemas, caso queira comprá-los antes pode fazê-lo uma semana antes da viagem, daí é só imprimir os tickets em casa.

      Brigaduuuu por confiar nos Produtos Turomaquia, e fico à sua disposição para esclarecer qualquer dúvida 🙂
      Beijos

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Minha gente que montagem 😱 Esta é apenas uma pequena amostra da exposição dos Irmãos Campana, que fica no MON em Curitiba até 20 de agosto.
.
#curitiba #irmãoscampana #campanabrothers #museum #museu #design #arte #art #mon
  • Pornografia gastronômica 😌 Levada pela @curitidoce, só podia né?! .
#ofamosobrigadeiro #curitiba #foodporn #cake #chocolate
  • Eu sei que é um dia complicado. Mas em dias como esse, a gente precisa ainda mais da arte! .
E neste Dia Internacional dos Museus, começamos com El Greco e um tema que eu adoro - A Anunciação. Na genial exposição do MASP.
.
#masp #museum #elgreco #arte #anunciacao #maneirismo #museumday #sampa
  • A melhor época para conhecer esta Costa, que é linda até sem sol, é entre a segunda quinzena de maio e a primeira de outubro. Principalmente se você quiser curtir uma praia 🏖
.
No www.turomaquia.com tem vários posts pra te ajudar a planejar esta viagem pela Costa Amalfitana. Também tenho vídeos no YouTube - Patricia de Camargo 👈
  • Gostinho de Brasil e de casa de pai e mãe 👨‍👩‍👧 Recomendo os pães de nata da Kaminski na Sete de Setembro e o queijo da Colônia Witmarsum 🍞🧀
.
#curitiba #kaminski #foodporn #bread🍞 #fromage #gastronomia #witmarsum
  • Por do sol louco, agora mesmo em Curitiba. Um céu laranja e uma nuvem perturbadoramente negra sobre tudo ☁☁☁
.
#curitiba #sunset #happymoments❤ #happiness😊 #cloudy #brasil🇧🇷

Follow Me!