Guias de Viagem e Arte

 
 
set 23 2006

A chegada a La Rioja (A Saga do Caminho 7)

Acordamos cedo, já não via a hora de sair da pocilga. Foi uma noite tremenda …
Caminho de Santiago

Neste dia fizemos 32 Km, de Los Arcos à capital da Comunidade Autônoma de La Rioja – Logroño. Passamos por Torres del Río, e entramos em Viana. Esta cidade foi fundada no século XIII, e possui muitas construções históricas. Uma delas é esta Igreja – Santa María, com portadas côncavas e repletas de relevos. Nesta igreja está enterrado o filho do Papa Alejandro VI – César.

Os Borgia eram de Valencia e foram grandes personagens históricos (e um tanto quanto depravados!). Esta para estrear por aqui um filme que vai contar um pouco da história dos Borgia.
Caminho de Santiago

De Viana a caminho de um outro estado español. As comunidades autônomas são mais ou menos como nossos estados. Chegamos a Logroño e claro que já não havia lugar no albergue, mas tchan, tchan, tchannnnnnnnn, tinhamos uma reserva na Residência Universitária. Acontece que a residência estava a 1,5 Km da entrada da cidade. Este último kilômetro foi difícil, e cheguei me arrastando.
Caminho de Santiago Caminho de Santiago

Gostei muito de Logroño, apesar de meu estado catastrófico (hehehehehe). A cidade tem 135.000 habitantes. Já foi palco de muitas batalhas em todos os sentidos, por exemplo em 1572 tornou-se a sede do Tribunal da Santa Inquisição. Aonde em 1610, quarenta mulheres que viviam perto das cavernas de Zugarramundi foram julgadas e doze foram condenadas à fogueira por bruxaria. Atualmente, realizam-se festas nestas cavernas, relembrando estas mulheres que provavelmente apenas se reuniam para comer e dar boas risadas, mas que foram condenadas por práticas demoníacas.

Este é apenas um dos vários episódios desta capital da terra do vinho. La Rioja é sinônimo de bom vinho espanhol. Quando se entra nesta comunidade, as videiras ganham protagonismo. Por todos os lados, e o caminho de Santiago passa por dentro de diversas fazendas vinícolas. É uma paisagem única e deliciosa! E é melhor aproveitar cada minuto, porque em breve sairemos de La Rioja e entraremos na enorme Castilla-León.
Siga a gente no Instagram, clicando
Posts relacionados:
Tudo que é bom … (de Saint-Jean-Pied-De-Port a Roncesvalles)
Dificuldades … (de Roncesvalles a Zubiri)
Eu x Eu (de Zubiri a Cizur Menor)
Perdão e Reflexão (de Cizur Menor a Puente de la Reina)
Eu necessito … (de Puente de la Reina a Estella)
Da fonte de vinho a pocilga (de Estella a Los Arcos)

Imagens: turomaquia_2006