Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 23 2009

Xacobeo 2010 – Todos os pecados perdoados!

Quer ter todos teus pecados perdoados em 2010? Tem jeito sim, é só realizar o Caminho de Santiago no próximo ano que é Xacobeo! E o que é isso? São todos os anos em que 25 de julho (Dia do Apóstolo Santiago) caem em um domingo. Esta comemoração ocorre desde a Idade Média e foi estabelecida por uma Bula Papal. Se você tem pecados por um tubo aproveita, porque o próximo ano santo será só em 2.021.

Para conseguir a Compostelana, documento que certifica que você realizou a peregrinação, tem que realizar 100 Km a pé, ou 200 Km de bicicleta ou cavalo. Para quem vai a pé, uma semana é mais do que sufciente para fazer os 100Km e curtir dois dias de Santiago. Agora se você tem um mês, realize todo o Caminho Francês. Estando em ótima forma comece caminhando desde Saint-Jean-Pied-de-Port (França). Na primeira etapa vai cruzar os Pirineus, serão cerca de 20 Km de subidona. Não está em tão boa forma assim, comece desde Roncesvalles (Espanha).

O Caminho Francês também pode ser iniciado a partir de Aragão, na Espanha. Mas se é sua primeira vez, melhor optar pelo tradicional com mais infra-estrutura. Apesar de que o Aragonês atravessa paisagens deslumbrantes.

Eu tenho que confessar que resolvi fazer o caminho depois de ler “O Diário de um Mago”, do Paulo Coelho. Já realizei três vezes o caminho. A primeira sozinha, os últimos 100 Km. A segunda com o Tom, o Caminho Francês completíssimo desde França. E a última também com o maridão, algumas etapas do Caminho Aragonês. Em todas elas sofri fisicamente, mas não é balela não, sai fortalecida moralmente. Não é necessário ser católico para realizá-lo. O caminho vai além das religiões dogmáticas, esconde segredos celtas, bruxas, mas a melhor sensação é a da solidariedade que une aos “caminhantes”. E como atravessa a Espanha é uma aula de história e de arte ao vivo e a cores. Mudanças de paisagens, de gastronomia, de ambiente, de gente … Por tudo isso, uma viagem que é uma viagem fora e dentro de si mesma, e entra na nossa lista das 10+ recomendáveis para 2010! Afinal como dizia Antonio Machado …

“Caminante, son tus huellas
el camino y nada más;
Caminante, no hay camino,
se hace camino al andar.”

Para ver todos os posts sobre os caminhos que levam a Santiago (no Brasil conhecido como Tiago) visite nosso índice.
Album Caminho de Santiago
Album Caminho de Santiago
Album Caminho de Santiago

2 Comentários

  1. Alessandra Mosquera

    Sempre quis fazer o Caminho, mas falta preparaçao física e logística… quem sabe um dia… já estive em Santiago várias vezes e amo aquela cidade… o Caminho tem que ser mágico!

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Ale, vale a pena, eu adorei. Mas eu fiz sem neura, sem levantar super cedo, tem gente que madruga, mas esse não é o meu tipo de viagem heheheheBeijos

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Follow Me!