Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 23 2009

Xacobeo 2010 – Todos os pecados perdoados!

Quer ter todos teus pecados perdoados em 2010? Tem jeito sim, é só realizar o Caminho de Santiago no próximo ano que é Xacobeo! E o que é isso? São todos os anos em que 25 de julho (Dia do Apóstolo Santiago) caem em um domingo. Esta comemoração ocorre desde a Idade Média e foi estabelecida por uma Bula Papal. Se você tem pecados por um tubo aproveita, porque o próximo ano santo será só em 2.021.

Para conseguir a Compostelana, documento que certifica que você realizou a peregrinação, tem que realizar 100 Km a pé, ou 200 Km de bicicleta ou cavalo. Para quem vai a pé, uma semana é mais do que sufciente para fazer os 100Km e curtir dois dias de Santiago. Agora se você tem um mês, realize todo o Caminho Francês. Estando em ótima forma comece caminhando desde Saint-Jean-Pied-de-Port (França). Na primeira etapa vai cruzar os Pirineus, serão cerca de 20 Km de subidona. Não está em tão boa forma assim, comece desde Roncesvalles (Espanha).

O Caminho Francês também pode ser iniciado a partir de Aragão, na Espanha. Mas se é sua primeira vez, melhor optar pelo tradicional com mais infra-estrutura. Apesar de que o Aragonês atravessa paisagens deslumbrantes.

Eu tenho que confessar que resolvi fazer o caminho depois de ler “O Diário de um Mago”, do Paulo Coelho. Já realizei três vezes o caminho. A primeira sozinha, os últimos 100 Km. A segunda com o Tom, o Caminho Francês completíssimo desde França. E a última também com o maridão, algumas etapas do Caminho Aragonês. Em todas elas sofri fisicamente, mas não é balela não, sai fortalecida moralmente. Não é necessário ser católico para realizá-lo. O caminho vai além das religiões dogmáticas, esconde segredos celtas, bruxas, mas a melhor sensação é a da solidariedade que une aos “caminhantes”. E como atravessa a Espanha é uma aula de história e de arte ao vivo e a cores. Mudanças de paisagens, de gastronomia, de ambiente, de gente … Por tudo isso, uma viagem que é uma viagem fora e dentro de si mesma, e entra na nossa lista das 10+ recomendáveis para 2010! Afinal como dizia Antonio Machado …

“Caminante, son tus huellas
el camino y nada más;
Caminante, no hay camino,
se hace camino al andar.”

Para ver todos os posts sobre os caminhos que levam a Santiago (no Brasil conhecido como Tiago) visite nosso índice.
Album Caminho de Santiago
Album Caminho de Santiago
Album Caminho de Santiago

2 Comentários

  1. Alessandra Mosquera

    Sempre quis fazer o Caminho, mas falta preparaçao física e logística… quem sabe um dia… já estive em Santiago várias vezes e amo aquela cidade… o Caminho tem que ser mágico!

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Ale, vale a pena, eu adorei. Mas eu fiz sem neura, sem levantar super cedo, tem gente que madruga, mas esse não é o meu tipo de viagem heheheheBeijos

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte
  • Junto ao Museu do Prado, vemos a escultura de Murillo. Ele foi um pintor barroco que colocou na tela a doçura das meninas, dos anjos, das virgens. 
Nasceu em Sevilha em 1618 e faleceu em 1682.

#murillo #barroco #arte #madri #arthistory

Follow Me!