O que fazer em Arequipa – Peru
Arequipa é mais “velha” que a maioria das cidades brasileiras. Isso sem contar sua vida inca, anterior à chegada dos espanhóis ao continente. Como cidade castelhana foi fundada no dia 15 de agosto de 1540. Seu centro histórico, exemplo de uma mistura genial da arquitetura española + local, fez com que obtivesse o título de Patrimônio Mundial da Humanidade.
Só este fato já é uma razão de peso para colocá-la no teu roteiro peruano. Mas tem outra bem forte, que diz respeito à própria saúde do viajante. É um excelente destino entre Lima e Cuzco, ou entre Lima e Puno. Por quê? Está a 2.325 metros de alitude, isso permite que teu corpo vá se acostumando pouco a pouco a altura. Porque vou dizer uma coisa, eu tive o tal do mal de altura e não é para nada agradável!
Para desvendar a “Cidade Branca”, comece sua visita pelo Mirante Carmen Alto. Está a 6 km do centro histórico. De lá nos mandamos para outro mirante, o de Yanahuara. Ao lado a Igreja de San Juan de Yanahuara, de 1750. Fique ligado na fachada da igreja, e encontrará alguns símbolos que não são cristãos e sim incas! Daí a arquitetura fusão: española + local.
Próxima parada: Convento de Santa Catalina. No meio da visita, entre no café e descanse um pouco. Terminando a visita, caminhe até a Igreja da Companhia de Jesus. Sua construção começou em 1590, a fachada é de 1698. Uma loucura a talha realizada na pedra. Que aliás saiu da Pedreira do Vulcão Misti, um dos 3 que rodeiam a cidade. A pedra é porosa, e me lembrou um pouco nossa pedra-sabão. Os claustros da Companhia de Jesus, onde viviam os jesuítas, foram transformados em uma espécie de shopping. Vale a visita, o edificio está ao lado da igreja.
Veja nosso post sobre o hotel que escolhemos e aqueles que escolheríamos para uma próxima viagem, clicando aqui.
Como você já deve estar um pouco cansado, pegue um táxi que por uns 4 nuevos soles te vai deixar no Restaurante Sol de Mayo. Depois, é só pegar outro para voltar ao centro histórico. Após o almoço, você tem um encontro com a menina mais famosa do Peru – Juanita. Um múmia com mais de 500 anos. É só ir até o Museu Santuários Andinos. Como o museu é uma geladeira, após a visita nada melhor que caminhar e pegar um solzinho. Vá em direção à fonte da Plaza de Armas. Preste atenção na escultura. Uns dizem que é um soldado, que avisava de qualquer coisa estranha que passava na cidade. Outros dizem que na verdade era a figura de um anjo. Que o pobre perdeu suas asas com os terremotos que castigaram a cidade! É o turututú!
Passou pela praça, viu a catedral de estilo neoclássico (século 19), ao lado procure “Pasaje de la catedral”. Uma rua de pedestres cheinha de cafés, lojinhas, pizzarias e bares. Perfeita para degustar um cafezinho. Se tiver um pinguinho de fome, coma algo, para chegar a próxima parada sem fome. Assim, quem sabe pode resistir um pouco mais as tentações da Chocolateria La Ibérica. Ou a um típico “queso helado”, que vai encontrar praticamente a cada esquina da cidade.
Com tantas delicias provadas, talvez este seja o momento de ir ao hotel, tomar um banhinho antes do jantar. O Restaurante Chicha tem gente que ama, e outros acham que deixa a desejar. Outra possibilidade é o Zingaro. Depois, cama. Porque ou você vai acordar cedo para pegar o ônibus para Puno. Ou vai madrugar para fazer uma imersão no Valle del Colca.
Veja todos nossos posts do PERU
Para ver mais hotéis em Arequipa, clique aqui.
Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um cupom de desconto \o/ Clique aqui e escolha o cupom de desconto que melhor se adapte à sua viagem!
Posts relacionados:
Mirante Carmen Alto – Arequipa
Visitando Juanita e Sarita em Arequipa
Chocolates made in Peru – La Ibérica
Convento de Santa Catalina – uma grande cidade dentro de outra
Restaurante Sol de Mayo – Onde comer em Arequipa
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia
Veja nosso dia dia nas Canárias e as viagens em tempo real no Snapchat – Turomaquia. .
fotos: turomaquia_2011