Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 15 2011

Visitando Juanita e Sarita em Arequipa

Quando eu comentava com algum peruano que ia a Arequipa, a primeira reação era: “Você tem que visitar a Juanita”. Após o almoço, peguei um táxi peculiar com bancos de pelúcia vermelha e pedi que me deixasse na Plaza de Armas, centro neurálgico da cidade.
Taxi em Arequipa
Rapidamente encontrei a Casa da Cultura que alberga o Museu Santuarios Andinos USCM. Na bilheteria, avisam que Juanita está em manutenção, mas em seu lugar está sua companheira não tão famosa, Sarita. Seria como uma coadjuvante da atriz principal. Mesmo assim, resolvo entrar, e vem outro aviso: dentro, nada de fotos!
Museu da Juanita - Arequipa
Um filme introdutório e aparece nossa guia. As visitas são sempre guiadas. Até aí tudo bem, só que fazia um calor danado, e a guia estava de jaqueta. Pensei com meus botões: “me meti numa fria!” Literalmente não deu outra, as salas do museu eram gélidas. Mas gente, vocês não fazem idéia do frio glaciar deste lugar. Sabe quando você tenta disfarçar e se auto-abraçar para entrar em calor???
Museu da Juanita - Arequipa
O museu mostra os objetos e as múmias de sacrifícios incas encontradas nas montanhas ao redor de Arequipa. Encontraram Juanita e Sarita congeladas, o que explica seu ótimo estado. Juanita foi sacrificada entre os 12 e 14 anos. Sarita com 17 anos. Impressionante ver o gelo ainda na roupa da Sarita. O auge da visita sempre é a múmia, mas até chegar lá você entende a razão dos sacrifícios, que não era uma prática inca comum. Vê os objetos que eles utilizavam na época das meninas, a mais de 500 anos atrás.
juanita 1
turomaquia recomenda
Mas não esqueça de levar um casaco. Sai resfriada do museu, e arrastei o dito resfriado por toda a viagem. Para saber mais sobre as múmias e a sua história, visite o Artetropia.

Site do museu: http://www.ucsm.edu.pe/santury/

Posts relacionados:
Mirante Carmen Alto – Arequipa
Covento de Santa Catalina – uma grande cidade dentro de outra

fotos: turomaquia_2011 e http://www.ucsm.edu.pe/santury/

2 Comentários

  1. Carolmay

    Quando fui, vi a Juanita! Adorei Arequipa, uma gracinha de cidade. Gostei também do Monastério.

    responder
  2. Irma

    Eu recomendo…a cidade e linda e acolhedora, e sua arquitetura colonial feita de pedra vulcanica branca que lhe da o nome de cidade branca.

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Oiiii, hoje temos bate papo ao vivo sobre arte. Às 19:00 horas no YouTube Patricia de Camargo. Mais tarde vou colocar o link direto no Twitter do Turomaquia e no Facebook. E aqui na bio 👈🏽 Compartilhe este vídeo com aquela pessoa que você sabe que ❤️ arte!

#renascimento #venezalovers #tiziano #arteemveneza #lendoarte
  • 14 obras que você não pode perder em um dos museus mais importantes da Itália, a Accademia de Veneza. Guia gratuito by Patricia de Camargo 😉no www.turomaquia.com 👈🏽 #accademiadevenezia #venezalovers #guiademuseu #arte365 #historiadaarte
  • Tenho uns clientes maravilhosos! Olha o carinho da Bruna e do Bruno que se lembraram de mim em Paris e me enviaram estas fotos lindas 💕💕💕 Prá quem chegou aqui há pouco tempo, os Cadernos de Viagem Turomaquia (CVT) são guias personalizados. 
#turomaquia #paris #guiapersonalizado #guiadeviagem
  • Já estou produzindo o primeiro vídeo de Veneza para a continuidade da série “il dolce far niente”, o que você gostaria de ver nos vídeos de Veneza?

#laserenissima #venezalovers #veneza #italialovers #beautifulstreet
  • Dica Madri: tomar café da manhã ou um lanche no delicioso @mamaframboise Não deixe de provar o croissant de framboesa. O local mais tradicional é o da Calle Fernando VI, 23. 
Este endereço combina com uma visita às exposições da @mapfrefcultura ou ao Museu Arqueológico Nacional.

Qual é tua recomendação de confeitaria ou café em Madri?

#mamaframboise #madridlovers #foodporn #madri #madridfoodie
  • A maioria das cidades já oferece um cartão turístico para visitar seus atrativos. Muitos realmente não valem a pena, mas será que o Innsbruck Card vale o que custa? A resposta no post de hoje no www.turomaquia.com ou clique no link da bio. 
#myinnsbruck #innsbruckcard #innsbrucklovers #austrialovers #casascoloridas

Follow Me!