Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 15 2011

Visitando Juanita e Sarita em Arequipa

Quando eu comentava com algum peruano que ia a Arequipa, a primeira reação era: “Você tem que visitar a Juanita”. Após o almoço, peguei um táxi peculiar com bancos de pelúcia vermelha e pedi que me deixasse na Plaza de Armas, centro neurálgico da cidade.
Taxi em Arequipa
Rapidamente encontrei a Casa da Cultura que alberga o Museu Santuarios Andinos USCM. Na bilheteria, avisam que Juanita está em manutenção, mas em seu lugar está sua companheira não tão famosa, Sarita. Seria como uma coadjuvante da atriz principal. Mesmo assim, resolvo entrar, e vem outro aviso: dentro, nada de fotos!
Museu da Juanita - Arequipa
Um filme introdutório e aparece nossa guia. As visitas são sempre guiadas. Até aí tudo bem, só que fazia um calor danado, e a guia estava de jaqueta. Pensei com meus botões: “me meti numa fria!” Literalmente não deu outra, as salas do museu eram gélidas. Mas gente, vocês não fazem idéia do frio glaciar deste lugar. Sabe quando você tenta disfarçar e se auto-abraçar para entrar em calor???
Museu da Juanita - Arequipa
O museu mostra os objetos e as múmias de sacrifícios incas encontradas nas montanhas ao redor de Arequipa. Encontraram Juanita e Sarita congeladas, o que explica seu ótimo estado. Juanita foi sacrificada entre os 12 e 14 anos. Sarita com 17 anos. Impressionante ver o gelo ainda na roupa da Sarita. O auge da visita sempre é a múmia, mas até chegar lá você entende a razão dos sacrifícios, que não era uma prática inca comum. Vê os objetos que eles utilizavam na época das meninas, a mais de 500 anos atrás.
juanita 1
turomaquia recomenda
Mas não esqueça de levar um casaco. Sai resfriada do museu, e arrastei o dito resfriado por toda a viagem. Para saber mais sobre as múmias e a sua história, visite o Artetropia.

Site do museu: http://www.ucsm.edu.pe/santury/

Posts relacionados:
Mirante Carmen Alto – Arequipa
Covento de Santa Catalina – uma grande cidade dentro de outra

fotos: turomaquia_2011 e http://www.ucsm.edu.pe/santury/

2 Comentários

  1. Carolmay

    Quando fui, vi a Juanita! Adorei Arequipa, uma gracinha de cidade. Gostei também do Monastério.

    responder
  2. Irma

    Eu recomendo…a cidade e linda e acolhedora, e sua arquitetura colonial feita de pedra vulcanica branca que lhe da o nome de cidade branca.

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte
  • Junto ao Museu do Prado, vemos a escultura de Murillo. Ele foi um pintor barroco que colocou na tela a doçura das meninas, dos anjos, das virgens. 
Nasceu em Sevilha em 1618 e faleceu em 1682.

#murillo #barroco #arte #madri #arthistory

Follow Me!