Guias de Viagem e Arte

 
 
set 10 2010

Louvre para adolescentes

Crianças e adolescentes tem uma relação muito mais estreita com Internet do que os adultos que nasceram pós WEB. Eu tive meu primeiro contato com um computador durante a Faculdade de Direito nos idos de 1993. Mas não era meu, estava no laboratório da PUC-Paraná. Ainda lembro quando meu amigo Sérgio me ensinou a usar um editor de texto.

Voltando a nosso tema: a idéia deste guia do Louvre para adolescentes é utilizar a habilidade desta geração, para que toda a família curta ainda mais o museu mais visitado do mundo. E assim, transformar Viagens Para Paris em Família em experiências “Unforgetable”! (como manda a velha e adorável canção).

Museu do Louvre

Para começo de conversa,  o melhor é usar números. Conte que nas férias vão visitar um museu, que nao é qualquer museu. Primeiro porque o edifício era um antigo palácio, segundo, pelo seu acervo que contém pinturas como a Monalisa, e por fim, porque recebe aproximadamente 8 milhões e meio de pessoas por ano!!!

Proponha que cada membro da família seja guia para os demais durante a visita. Uma espécie de jogo. Os pais como são maiores terão preferência na escolha. Fique com as três divas: Monalisa, Vênus de Milo e Vitória de Samotrácia. Já teu filho adolescente pode escolher entre todas as demais.

Para treinar o inglês do teu filhote, mostre-lhe o site oficial do Museu do Louvre. Será um jeito divertido de introduzir o museu e de usar o idioma da terra da Rainha.  Diga que ele pode começar seu trabalho de pesquisa para guia neste site. Mostre-lhe a aplicação própria para crianças. Veja aqui o passo a passo:

1.Entre no site: http://www.louvre.fr

2.Clique nesta figura que convida para seu lugar de trabalho (agora está dentro de Arte & Educação). Atualização julho/2015: Agora mudou um pouquinho o acesso: na barra superior clique em: Arts & Éducation, vai abrir uma menu desdobrável, então clique em: Le Louvre raconté aux enfants.

Site Louvre 1
Site Louvre 2

3. Abre uma tela, onde o Dominique Vivant ( o primeiro diretor do Louvre) se apresenta. Depois que aparece o mapa, é só encontrar um objeto que ao ser clicado te leva para uma nova tela, na qual uma obra será explicada por desenhos animados ou videos bem curtos.

site louvre 3
site louvre 4

4.Ao final da explicação, se quiser escutá-la novamente, é só clicar na figura do Dominique à direita da obra.

site louvre 5

5.Caso queira conhecer outras obras, pode voltar ao escritório, ou clicar na imagem que aparece sobre o texto do lado direito, que te levará à outra obra!

site louvre 6

Para que o jogo seja mais divertido, peça que o adolescente escolha obras que não são tão conhecidas. Como guia, ele deverá ser divertido e didático, nada de rolos de datas e montões de nomes!!! Deverá escolher como máximo umas 5 ou 6 obras. Localizá-las no mapa do museu, disponível no site, para facilitar a visita no dia “D”!

Além da página web do Louvre poderá usar livros e outros sites. Mas peça que contraste a informação, para verificar sua veracidade. Não pense que é muito para um adolescente. Nós, os adultos costumamos diminuir os desafios propostos às crianças e adolescentes, ignorando suas potencialidades!

Deixo algumas sugestões de sites em português:
http://www.historiadaarte.com.br/
http://www.sobrearte.com.br/
http://portaldarte.com.br/
http://www.suapesquisa.com/temas/pintores_famosos.htm

Veja todos nossos posts de PARIS

Busque e reserve seu hotel em PARIS, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um cupom de desconto  \o/ Clique aqui, para escolher o cupom de desconto que melhor se ajusta à sua viagem!

Para comprar as entradas dos principais atrativos da cidade, clique aqui, e evite filas de até 2 horas de pé \o/

Guia Louvre

Posts relacionados:
Louvre – indicado para redescobrir quão maravilhoso é o ser humano!
Guia prático do Museu do Louvre – F.A.Q.
Notredame para Peques – um guia para curtir a Catedral de Paris com as crianças (parte 1)
Notredame para Peques – um guia para curtir a Catedral de Paris com as crianças (parte 2)

fotos: turomaquia_2010
video y telas: http://www.louvre.fr

1 Comentário

  1. Luisa

    Que legal saber que o Louvre tem essa versao para crianças! Por nao entender nada de arte e ser muito curiosa, eu costumo sempre ler primeiro as informaçoes infantis quando disponiveis. Acho que è um excelente modo de me aproximar do desconhecido sem me assustar nem me desinteressar da obra por causa do vocabulario especifico e tecnico das explicaçoes pra gente grande.

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • A maioria das pessoas tem um ligação maior com a Capela das Aparições ou com a basílica antiga. Eu me senti muito mais atraída pela Basílica da Santíssima Trindade. Inaugurada em 2007, é um projeto do arquiteto grego grego Alexandros Tombazis e do engenheiro civil, José Mota Freitas. Este último ganhou o maior prêmio da engenharia com esta obra. 
O Cristo do altar parece flutuar sobre os 40.000 metros do edifício, onde podem se sentar 8.633 pessoas \o/

#fatima #faith #portugal #turismoreligioso
  • Que lugar! Que lugar! Ver o por do sol junto ao MAAT ou literalmente sobre ele é grátis e linduuuuu ☀️ #lisbonlovers #lisboa #maat #sunset #portugal
  • Já publiquei o primeiro post da viagem a Portugal. Um guia com 5 belas opções de hospedagem em Fátima. No www.turomaquia.com ou clique no link da bio 😜

#fatima #hotel #portugal #dicasdeviagem
  • Madre mía, que show! O telão é uma espécie de jaula, que sobe e desce conforme a música. Em certos momentos quando está abaixo, projetam imagens e os músicos aparecem num jogo de transparências, interagindo com estas imagens. Além do que, a Altice Arena é perfeita para ver este tipo de show!
#u2 #u2lisboa #lisboa #alticearena #show
  • Felicidade e um dos símbolos de Lisboa - a Ponte 25 de Abril. Antes da revolução, era a Ponte Salazar.

#lisboa #ponte25deabril #happyday #portugal #lisbonlovers
  • Só posso dizer que o dia foi demais da conta! 
Foto tirada da parte de cima do MAAT. Daqueles programas “que não tem preço”, até porque é gratuito 😉

#maat #sunset #lisbonlovers #lisboa #portugal

Follow Me!