Guias de Viagem e Arte

 
 
ago 20 2010

Notredame para Peques – Um guia para curtir a Catedral de Paris com as crianças (Parte 2)

Antes de mais nada, leia a Primeira Parte deste guia. Nela terminamos nossa visita à Catedral de Notredame. Agora chegou a vez de entrar no museu mais visitado do mundo! Em 2009, o Louvre recebeu 8 milhões e meio de pessoas! Coloque na bolsa o desenho que a criança realizou da escultura do altar de Notredame.
durante a viagem
Para todas as idadesNo Museu do Louvre
Quando estiver no Louvre, no  Neoclacissismo francês (que agora mesmo se encontra no 1º. Andar, na Ala Denon, sala 75) entregue à criança seu desenho da escultura do altar de Notredame. Diga que vão realizar um jogo que consiste em encontrar o quadro no qual aparece parte desta escultura.

Dê um tempo, não ajude, deixa que ela observe os quadros, não dê pistas. Segure tua ansiedade. Quando a criança encontrar o enorme quadro com Napoleão e a coroação de sua esposa, pergunte:

  • o que estava acontecendo em Notredame?
  • por que será que o pintou realizou um quadro tão gigantesco e retratou este momento?
  • o quadro parece perfeitinho?

Para os pais: Este quadro foi realizado pelo pintor oficial de Napoleão: Jacques-Louis David por volta de 1806/1807. David fazia uma arte classificada como neoclassicista. Neste estilo, o acabamento dos quadros é perfeito, nem se vê o gesto do pintor no quadro, bem diferente de ver um Van Gogh, onde se pode perceberr a forma da pincelada do artista. Aqui nada disso! Os pintores neoclássicos acreditavam que tinham um compromisso com a sociedade, que sua arte podia educar.

405david


No quadro se vê Napoleão coroando sua mulher Josefina, depois de ter se auto-coroado. A coroação ocorreu em Notredame. Os eventos histñoricos eram retratados pelos pintores para que outras pessoas pudessem conhecê-los e porque ainda não existia a fotografia.

Louvre - Jacques Louis-David

Na platéia da coroação, no que parece uma tribuna, destaca uma senhora vestida de branco, a mãe de Napoleão – Letícia. David lhe pintou na cena, mas ela não esteve presente, porque era contra a coroação, e não lhe caia bem a mulher de Napoleão! O pintor realizou uma cópia desta tela, que se encontra no Palácio de Versalhes.

depois da viagem
Uma atividade para toda a família: criar um vitral da viagem

para se divertir em casa

Material:

  • Folha de acetato grossa no formato A4, que é o tamanho normal de uma folha de sulfite.
  • Canetinhas de várias cores
  • Cola colorida escura: preta ou azul

Como fazer:

  • Desenhem seis cenas da viagem, momentos que foram marcantes.
  • Simplifiquem ao máximo os desenhos, deixando apenas o que seja essencial para que se possa compreendê-los.
  • Cada cena será transferida para um acetato, como?
  • Coloque o desenho em uma mesa em que possa utilizar fita adesiva, o melhor é colocar a fita para que o desenho não se mova e por cima o acetato, também preso com o durex para não se mover.
  • Pinte o desenho com as canetinhas. Não realize contornos, apenas pinte.
  • Quando estiver todo pintado, contorne com a cola colorida escura, imitando o metal dos vitrais.
  • Depois de secar,  é só “pregar” com fita adesiva na janela do quarto da criança, cada um dos desenhos na ordem cronológica em que aconteceram. Será seu vitral particular.

Obs: Com crianças pequenas, o melhor será contornar com canetinha preta.

E aí disposto a mais esta nova aventura? Viajar com teus pimpolhos para o Velho Continente ou empreender Viagens para Paris de uma forma divertida para todos?

Leia antes de visitar os guias práticos:
Museu do Louvre
Catedral de Notredame
Neles encontrará todas as informações sobre horários, como chegar e serviços disponíveis.

Veja todos nossos posts de PARIS

Busque e reserve seu hotel em Paris, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste 2016, coloque o código: AFILI2016. Para ver os descontos em outros anos, clique aqui

Guia Louvre

imagens editadas por turomaquia_2010
A imagem – Para se divertir em casa utiliza imagens de:
http://agroinforme.com.ar/
http://www.claudio.aguirre.cl/wp-content/uploads/2010/04/nino.jpg
As demais: turomaquia_2010

2 Comentários

  1. Ali

    Parabéns Patricia. Adoro seus posts para peques.

    responder
  2. Deyse Ribeiro

    Patricia,
    Uma vez aluguei um carro na croácia, seguro mínimo.
    Estacionamos o carro, fomos para a praia, retornamos e tinha um arranhão (juro mínimo)e meu marido disse – ah, ta dentro da franquia! – e quando devolvemos no aeroporto, prestes a embarcar o funcionário vê o arranhão e diz: – São 370 euros!
    Sim, nos cobraram 370 euros porque, mesmo dentro da franquia, nos deveríamos ter chamado a policia e feito o boletim de ocorrência, mesmo que fosse por um arranhão de terceiros no estacionamento!!!!!
    Lição aprendida, antes de alugar um carro, ja pergunto como devo me proceder em casos como esses, e cada companhia tem um procedimento diferente!!!
    Portanto, conselho de amiga, pergunte antes tudo!!!
    abs

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • O ano começou assim com esta cara de temporal, mas parece que logo, logo vai abrir sol 😉 Prá ser justa com a situação, estou neste momento vivendo uma linda, louca e motivante primavera! Brigaduuuu 🙏
  • Alerta laranja nas Ilhas Canarias por vento e temporal. Coisas da natureza 😉 Espero não sair voando durante minha ginástica kkkkk

#canaryisland #grancanaria #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria
  • Que hambúrguer minha gente: carne de primeira + tomate seco + um bom pedaço de muçarela + pesto + rúcula. O nome mais que adequado: La vida es Bella 🍔🍟 #criar 6/359

#laspalmasdegrancanaria #triana #200gramos #hamburguer #foodporn #canaryisland #grancanaria
  • Meu companheiro no Top100Arte desta semana. Acho que todo mundo em algum momento da sua vida se sentiu tal qual o personagem desta ponte! Para saber mais, clique no link da bio ou vá ao meu canal do YouTube: Patricia de Camargo.

#Top💯Arte #historiadaarte #munch #expressionism #arte
  • Entre 1870 e 1906, Cézanne trabalhou o tema dos banhistas. Foram mais de 200 desenhos, gravuras e telas a óleo. Por que ele pintou este tema? Por que Cézanne é tão importante para história da arte? Isso e muito mais no novo vídeo  do TOP100Arte de hoje no YouTube: Patricia de Camargo ou clique no link da bio 👈

#arte #cezanne #posimpressionismo #artemoderna #historiadaarte #Top💯Arte
  • Uma rua qualquer de Las Palmas 🌴🌴🌴 que acaba no mar #criar 5/360

#lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #canaryisland

Follow Me!