Teatro Grego x Teatro Romano
Já falei da diferença entre os teatros gregos e os anfiteatros romanos, neste post aqui. Mas existiam diferenças entre os teatros construídos pelos gregos e aqueles construídos pelos romanos? Prá responder esta pergunta, este post vai de “teatro grego x teatro romano” Os romanos partiram da planta do teatro grego. Mas lembra que eles conheciam a tecnologia do arco que permitia construir em andares. Também conheciam uma espécie de concreto que era mais leve do que as pedras, que permitia que as construções fossem mais altas. Então eles começaram a realizar algumas modificações na planta grega. Eles fizeram alguns teatros utilizando as pendentes de montanhas e tal, porque era mais barato. Mas também construíram teatros nas cidades utilizando sua tecnologia.
Teatro Grego x Teatro Romano: as diferenças e semelhanças
Para ficar mais claro veja as partes que conformavam um teatro grego … Eu sei que tem muitos nomes. Vamos ficar apenas com alguns. A orquestra (orchestra) este espaço circular que ficava na frente das arquibancadas (gradas ou koilon). O espaço atrás da orquestra era conhecido como cenário. Que estava dividido em verdade em duas partes: procênio (a parte da frente) e o telão de fundo, que está onde você lê na figura scene. Os parodos eram os corredores por onde entravam os atores. Dá uma olhada nesta planta de um teatro romano …
Agora veja lado a lado o teatro grego de Epidauro (1°) e o Odeón de Herodes Ático romano (2° – o odeón era um teatro romano em menor escala).
E agora para aquela clareada final. Dá uma olhada nesta tabelinha.
TOP 100 ARTE
Saiba mais da arte grega no TOP 100 ARTE. Uma viagem por mais de 24.000 anos de arte através de 100 obras.
Leia também: Qual é a diferença entre um teatro grego e um anfiteatro romano Cerâmica grega: para que servia e como era decorada