Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 29 2016

Qual é a diferença entre um teatro grego e um anfiteatro romano?

Anfiteatro de Delfos - Grécia

Teatro de Delfos – Grécia

Prá responder à pergunta: Qual é a diferença entre um teatro grego e um anfiteatro romano? Te faço uma outra: Você sabe a razão que levou os gregos a construirem seus teatros um pouco afastados das cidades e nas encostas?

O lance é que eles não conheciam a tecnologia do arco, e para fazer o desnível da arquibancada necessitavam de um terreno propício, com uma pendente.

Já os romanos, que de certa maneira foram os sucessores de um povo chamado etrusco, herdaram deles a tecnologia do arco e da abóbada.

Coliseu ( cómo era)

Representação digital de como era o Coliseu

E daí? Conhecendo o arco, primeiro podiam construir com menos colunas, porque o arco suporta mais peso; e segundo isto lhes permitia construir em andares. Olha só que avanço, já não necessitavam construir em terrenos com desnível, podiam construir onde bem entendessem!
Coliseu - Roma

Os gregos em seus teatros realizavam representações de dramas e comédias, que na maioria dos casos formavam parte de festas em homenagem às divindades. Os romanos preferiam as lutas, os enfretamentos entre homens e animais.

Anfiteatro de Epidauro - Grécia

Teatro de Epidauro – Grécia

Para ver espetáculos tão diferentes, os espaços construídos deveriam refletir estas diferenças. Os teatros eram construídos em meia lua, para que todos pudessem ver aos atores quase de frente. No caso dos anfiteatros, os protagonistas da ação não necessariamente deveriam estar de frente ao espectador, e por isso podiam ser circulares!

Coliseu - Roma

Interior de anfiteatro romano – Coliseu – Roma


O anfiteatro romano que todo mundo já ouviu falar é o Coliseu, que fica em Roma. O teatro mais famoso é o Epidauro, mas o de Delfos (ambos em Grécia) também merece a visita. Ah! uma última coisinha, os romanos também construíram teatros!

Leia também:
Um sonho com tempero grego: escapadas desde Atenas
Santuário de Delfos: dicas de visita
Delfos: o museu
Video – Santuário de Apolo
Roma: o que fazer?

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Fotos: turomaquia_2008 y
http://static.panoramio.com/photos/original/8850712.jpg (Epidauro)
Desenho Coliseu: Roma: Cómo era antaño, cómo la vemos hoy – Editora Electa

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Me conta, você já esteve na Bélgica?

Se já esteve, o que mais gostou, lugares, museus, comidas, vale tudo 😜

Se nunca foi, tem vontade de ir?

#belgicalovers #museu #bruxelas #arte #art
  • Post novo e fundamental para quem vai visitar Bruxelas - como se locomover pela cidade. Inclui preços, como usar o cartão do transporte público, aplicativos e mapa. Link na bio ou visite o www.turomaquia.com. 
#belgicalovers #bruxelas #grandplace #dicasdeviagem
  • Oiiii, hoje temos bate papo ao vivo sobre arte. Às 19:00 horas no YouTube Patricia de Camargo. Mais tarde vou colocar o link direto no Twitter do Turomaquia e no Facebook. E aqui na bio 👈🏽 Compartilhe este vídeo com aquela pessoa que você sabe que ❤️ arte!

#renascimento #venezalovers #tiziano #arteemveneza #lendoarte
  • 14 obras que você não pode perder em um dos museus mais importantes da Itália, a Accademia de Veneza. Guia gratuito by Patricia de Camargo 😉no www.turomaquia.com 👈🏽 #accademiadevenezia #venezalovers #guiademuseu #arte365 #historiadaarte
  • Tenho uns clientes maravilhosos! Olha o carinho da Bruna e do Bruno que se lembraram de mim em Paris e me enviaram estas fotos lindas 💕💕💕 Prá quem chegou aqui há pouco tempo, os Cadernos de Viagem Turomaquia (CVT) são guias personalizados. 
#turomaquia #paris #guiapersonalizado #guiadeviagem
  • Já estou produzindo o primeiro vídeo de Veneza para a continuidade da série “il dolce far niente”, o que você gostaria de ver nos vídeos de Veneza?

#laserenissima #venezalovers #veneza #italialovers #beautifulstreet

Follow Me!