Entre Chira e Sorueda, um passeio de 11 horas por Gran Canaria
Na quinta-feira santa era feriado por aqui, para rever os amigos embarcamos em um passeio de ônibus pela ilha. A Juana organizou tudinho, e nós somente tivemos que nos apresentar na Fonte Luminosa às 10:00 da manhã. Milagrosamente, chegamos antes de qualquer outra viva alma. O Tom tem certos problemas com horários (risos). A praça da Fonte Luminosa é um tradicional ponto de encontro de saída de excursões pela ilha. Saímos às 10:20 da cidade, o tempo estava bem regular, mas nosso grupo de 21 integrantes era o suficientemente animado para nem sentir falta do sol na primeira parte do percurso.
Dentro do ônibus, curtindo a vista …
Começamos a subir. Eu tinha esquecido como enjoo subindo pela ilha, e ainda mais de ônibus. Na primeira parada, San Mateo, estava regular. Mas não deu para encarar o chocolate com churros com a galera. A segunda parada já foi em um céu azul e um sol delicioso. Estivemos como 25 minutos em Ayacata, um pequeno povoado de beira de estrada mas com uns bares bem estilosos. Nesta parada sucumbi a biodramina, que é como aqui se chama nosso dramin. Também a um pouco de seven-up para hidratar e subir o açúcar. Quando voltei ao ônibus estava meio croque, bem na verdade dormi profundamente até a primeira represa. Aliás o tema principal do passeio eram as represas. Aqui quase não chove e não existem rios, assim se cai qualquer pingo d´água é importante armazenar! Como este ano o inverno foi bem chuvoso as represas estão cheinhas e a ilha bem mais verde que o habitual!
Na segunda parada
A primeira represa foi Chira. Uma paisagem lindona. Uma represa enorme que suporta até 5.640.000 metros cúbicos d´água e está a 875 metros acima do nível do mar. Lá no fundo os pontos mais altos e emblemáticos da ilha, entre eles o Roque Nublo. Parada de mais ou menos 45 minutos. A crise se faz presente, muita gente acampando nas montanhas! Outra vez no ônibus, muitas curvas mais, mas já sem enjoo, oba! Chegamos ao Hotel Las Tirajanas, um hotel rural em um entorno de babar. Para todos os lados, lá estava a tal da natureza dando seus showzinhos. Neste local comemos em meio a este esplendor porque as janelas eram gigantescas e estavam por todos os lados. O menu do grupo tinha como entradas: queijo “tierno”, como um queijo fresco um pouco mais consistente e “papas arrugadas”, típico das Canárias. Bebida à vontade, apenas não incluia vinho. De prato principal, paella, e de sobremesa, profiteroles. As entradas estavam saborosas, a paella estava interessante, mas faltava “sustância”, o que tinha estava ótimo, mas tinha pouco (risos). O atendimento era 10, simpático e sem deixar faltar nada, e de quebra muitos sorrisos. Depois da comida, café no terraço.
Represa de Chira
Pilhas recarregadas, mas corpo dormente, ai que vontade de siesta! Entramos outra vez no ônibus, desta vez para visitar o Mirador de la Sorueda, que escancara para o visitante uma paisagem repleta de palmeiras e montanhas e no meio de tudo uma represa que até parece um lago. Mil e uma fotos depois, visita à Fortaleza de Ansite. Último refúgio dos resistentes canários na Conquista da ilha pelos castelhanos. Local do pacto de rendição canária, e a incorporação da ilha à Coroa de Castilla.
Já era tarde, hora de voltar pela fotogênica e cheia de precípicios estrada de “los cuchillos”. Em muitas ocasiões nosso pequeno ônibus para e deixa passar o carro que vem em direção oposta, a coisa é de arrepiar! Chegando ao nível do mar, pegamos a rodovia com 3 e trechos com 4 pistas para voltar ao ponto inicial, mas depois de 11 horas entre represas, risadas e curvas!
Veja todos nossos posts de Gran Canaria
Busque e reserve seu hotel em Gran Canaria, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste 2016, coloque o código: AFILI2016 . Para ver os descontos em outros meses, clique aqui.
Leia também:
Arquipélago Canário: pensa nele para tua próxima viagem
Parador de Tejeda: o primeiro parador ninguém esquece
Roque Nublo: um dos símbolos de Gran Canaria
San Mateo: Gran Canaria
fotos: turomaquia_2010
mapa_ Google Maps