Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 24 2009

Roque Nublo – um domingo no alto de Gran Canaria

Depois de um sábado meio borocoxó, o Tom decidiu que tínhamos que nos empenhar mais no domingo. Algo mais ativo, que tirasse a preguiça do dia anterior. Para fugir do mar de nuvens e do céu meio cinzento com apenas pequenos pedaços de azul, a melhor alternativa era subir alguns metros. Para adentrar no interior da ilha, o viajante deve estar preparado para muitas curvas e estradas mais estreitas. Perfeitas para um dia slow, já que nestas estradas não tem como ir rápido.


Primeira parada com o Roque Nublo de fundo

Mais um pouquinho de carro: pedra do “fraile” e Roque Nublo

Nosso destino – um dos pontos mais altos da ilha, o Roque Nublo. Na verdade o Roque Nublo é uma rocha vulcânica que desde seus 80 metros olha à ilha a uma altura de 1.813 metros! O legal de sair de Las Palmas nesta direção é que a paisagem vai mudando de forma drástica e também o clima.

Depois de quase 1 hora de carro, chegamos ao primeiro ponto onde avistamos o Roque Nublo e outra pedra ao lado, com formato de frade! Mais um pouquinho de carro, na verdade alguns metros, até o lugar onde estacionamos para enfrentar uma caminhada de 20/30 minutos até a base do Roque Nublo.


Começo da caminhada com placa que explica o lugar e o roteiro

No caminho, com o Roque Nublo de fundo e rodeados de pinos canários

É uma delícia de caminhada, com pequenas dificuldades, mas que pode ser feita até por crianças. Só é mais durinha na parte final para quem quiser rodear o Roque Nublo. Sentamos na base do dito cujo e comemos um sanduíche de chourizo típico daqui, da cidade de Teror. O “bocadillo” compramos com um senhor que vende vários produtos locais e está no início da caminhada.


Aproximando-se do Roque Nublo

Primeira visão do Teide (ao fundo)

Roque Nublo, pássaro e Tom na imensidão …

O lanchinho: “bocadillo de chourizo de Teror”

Quando se contorna a base do Roque Nublo se tem de cara o Teide, o ponto mais alto da Espanha, que se encontra na Ilha de Tenerife, em frente à Gran Canaria. Uma visão incrível em um local relaxante. Nada melhor que ficar alí meia hora só curtindo a paisagem e carregando as pilhas para outra semana.


Relaxando com o Teide e a linda paisagem canária

Tem lugar melhor para relaxar!?

Voltamos pelo mesmo lugar. Estas casas coladas na estrada, de diferentes cores, tão típicas do interior de Gran Canaria. Tudo tão estreito e aconchegante, mas de repente aparece o mar, afinal estamos em uma ilha. Ele aparece imponente e de repente. Quando desaparece no túnel da grande autopista, vem triunfante na saída. Até parece que íamos cair direto no Atlântico.


Voltando prá casa, foto dentro do carro

Olha o que a gente encontrou no meio do caminho!

Passando pela cidade de San Mateo

Passando por Santa Brígida

E de repente … surge o mar …

E um dos vários túneis …

e outro vez o soberano mar …

Chegamos não faz muito tempo, amanhã conto mais sobre este lugar que estivemos. Mais detalhes e mais informação prática. Agora lhes deixo, com mais um post ao vivo e cheio de cores!

Leia também:
Um domingo por Vegueta
Arquipélago Canário: pensa nele para tua próxima viagem

Destaque post:
O que fazer em Gran Canaria
Roque Nublo
Trekking em Gran Canaria

Fotos: turomaquia_2009
Tags Technorati: , , , ,

4 Comentários

  1. Camila

    Que legal ter sempre um lugares assim na manga, pertinho de casa, pra quando der vontade de mudar de ares! O visual é mesmo lindo, dá vontade de passar horas só apreciando a paisagem…

    responder
  2. Anonymous

    Querida, seu blog foi um achado!Sou turismóloga e estava completamente perdida há muito tempo buscando programas de mestrado e você objetivou tudo de uma forma redonda. Seu espaço é de utilizade pública, rsrs.Um grande abraço e obrigada pelas pérolas!Luciana Lopes(lulopes.br@gmail.com)

    responder
  3. Patricia de Camargo

    Camila, Gran Canaria é uma ilha relativamente pequena, mas tem muitos lugares como este, pouco a pouco vou mostrando para vocês!Beijos

    responder
  4. Patricia de Camargo

    Luciana,obrigada pelos elogios, e espero te ver mais vezes por aqui!Um abraço

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte
  • Junto ao Museu do Prado, vemos a escultura de Murillo. Ele foi um pintor barroco que colocou na tela a doçura das meninas, dos anjos, das virgens. 
Nasceu em Sevilha em 1618 e faleceu em 1682.

#murillo #barroco #arte #madri #arthistory

Follow Me!