Como comprar bilhetes de trem na Itália nas máquinas das estações
Para viajar entre Florença e Roma, ou entre outra grande cidade o melhor é comprar antecipadamente teu bilhete nos sites das companhias: trenitalia e italo.
Mas no caso dos trens regionais, onde não ocorre variação de preço, você poderá comprar o bilhete na própria estação, alguns minutos antes da saída. O que eu fazia era olhar os horários antes no site da companhia, e chegar uns 20 minutos antes da saída do trem na estação. Ia diretamente às máquinas que aceitam dinheiro, cartão de crédito e te atendem em diversos idiomas.
Escolhia espanhol, e dava em “comprar bilhetes”. A segunda tela questiona se o viajante tem direito a algum desconto especial, como não era meu caso, apertava “Compra biglieto”.
Na terceira tela aparecia o nome da estação em que estava comprando, que neste caso era Busseto (estação de saída). E devia digitar a cidade para onde queria ir (destino). É necessário saber o nome em italiano da cidade. Mas nem se preocupe que quando você começa a digitar, a máquina do lado direito passa a mostrar nomes de cidades com as letras digitadas.
O que você verá a continuação serão os horários disponíveis para o trajeto que deseja realizar. No meu caso era necessário trocar de trem na estação de Fidenza. Vejam que na tela aparece em cambios, 1 ou 2, ou seja, que trocará 1 ou 2 vezes de trem até chegar no destino.
Escolha o trem e horário, clique em seleccionar para ir à seguinte tela, na qual verá o preço em diferentes classes. Clique sobre o preço relacionado à classe e depois em continuar. Ele te mostrará qual trem selecionou, se estiver de acordo clique em continuar. Sempre poderá clicar em “Atrás” para modificar sua escolha.
Na seguinte tela terá a possibilidade de comprar também um bilhete de volta (andata/ritorno). Caso não queira comprá-lo, clique em comprar na parte debaixo direita da tela.
Escolha se deseja pagar em “efectivo” (dinheiro) ou com cartão de crédito. Paguei todas as vezes com cartão, é só inserir o cartão na ranhura correspondente. Ele pedirá teu código secreto (PIN) do cartão mesmo que seja de crédito e não de débito. Na telinha em cima da ranhura se informará que a operação foi aprovada e a máquina imprimirá teu bilhete de viagem. E ainda perguntará se deseja nota fiscal, eu sempre dizia que sim por via das dúvidas por realizar a operação com cartão.
Fácil, né? Como coloquei as telas, parece que é um longo processo, mais que nada, é bem rapidinho. Leia também: dicas para andar de trem pela Itália sem passar por perrengue 😉
Veja todos nossos posts da ITÁLIA
Busque e reserve seu hotel em: Bologna | Milão | Veneza | Roma | Florença. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.
Estive em Bolonha a convite do Turismo de Emilia Romagna. Mas minhas opiniões aqui são pessoais, e este não é um publieditorial. Já que o convite não estava baseado na troca por um post ou qualquer outro tipo de publicação. Para saber mais sobre este convite, leia este post. Paguei por todos os bilhetes de trem, não recebi de cortesia de nenhuma das companhias citadas.
fotos: turomaquia_2013