Guias de Viagem e Arte

 
 
out 11 2013

Dicas para andar de trem na Itália e não passar perrengues

Pegando trem na Itália
1. não esqueca de validar teu ticket nas máquinas verdes. Se entrar no trem sem fazê-lo e passar um fiscal, a multa pode variar (dependendo do trem) de 50 a 200 euros! Conheço muita gente que passou por este problema e foi multado sem dó nem piedade. Eu quase fui em 2010.
Comprando bilhete de trem na Itália

2. para comprar os bilhetes nas máquinas, e inclusive em algumas bilheterias, é melhor saber o nome em italiano da cidade.

3. em muitas ocasiões, principalmente nos bate-e-volta para cidades menores, o que aparece no painel das partidas não é o nome da cidade onde você vai descer, e sim do destino final do trem. É mais fácil verificar qual plataforma (binario) parará o trem pelo tipo de trem que você comprou e pelo horário. Se ficar na dúvida, principalmente nas estações mais movimentadas, é só ir até o balcão de informações que te informarão sem nenhum problema.

Eu ia para Busseto por Fidenza. Mas o primeiro trem que peguei tinha como destino final Milano Centrale. E era esta cidade que aparecia na plataforma e na tela de saídas.
Pegando trem na Itália Comprando bilhete de trem na Itália

4. é legal olhar nos painéis das estações ferroviárias ou no site qual é o percurso do trem, e anotar o nome da parada anterior à tua. Desta maneira você pode ficar atento, já que em estações menores, o trem para por alguns minutos e parte prá outra 🙁

5. pegue o trem certo. Como assim? Isso me passou nesta viagem. Quando fui de Busseto a Bologna tinha que realizar uma mudança de trem em Fidenza. Até aí tudo bem. Acontece que escohi uma conexão bem curtinha, tinha 7 minutos para realizar a troca, e levando em consideração que na Itália os trens regionais (e mais baratos) sempre estão atrasados entre 4 e 7 minutos, o tempo que eu tinha era mínimo.

Cheguei em Fidenza, só olhei rapidamente em que plataforma estava o trem para Bologna e sai correndo como louca. Acontece que entrei no trem rápido. Notei que era melhor e tal, mas pensei que era pelo horário. O fiscal olhou pro bilhete, olhou para mim, e disse que aquele não meu trem. Mas o moço foi super legal comigo, e me deu duas alternativas: pagar a diferença (que eram 12€, eu tinha pago todo o bilhete Busseto a Bologna, 9,30€) ou descer na próxima estação e pegar o trem certo que passaria logo depois da saída do trem rápido. Optei pela segunda alternativa, eu sou bem pão dura rsss …

6. compre antecipadamente os bilhetes para trens rápidos ou entre cidades grandes, como por exemplo: Firenze – Bologna; Firenze – Roma, porque seus preços vão aumentando de acordo com a proximididade da data da partida. Normalmente, é possível em todos os trens europeus realizar a compra com 3 meses de antecedência.

7. para os trens regionais não existe esta diferença de preço em razão da data da compra. Compre na própria estação durante a viagem.

Para ver o passo a passo de como adquirir teus bilhetes de trem nas estações, clique aqui.

Veja todos nossos posts da ITÁLIA

Busque e reserve seu hotel em:  Bologna | Milão | Veneza | Roma | FlorençaAssim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste ano de 2017, coloque o código: 2017AFL. Para ver os descontos em outros anos, clique aqui

Siga a gente no Instagram, clicando

Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

fotos: turomaquia_2013

32 Comentários

  1. Dalva Oliveira

    Patricia, gostei muito das dicas, estou indo para a Itália no final de maio, e vou fazer varias cidades, começando por Milão, sabe me informar, se posso chegar lá e comprar todas as passagens de uma única vez para todos os destinos?ou ainda achas que seria melhor comprar pelo site, comprando pelo site, também necessita validar nas maquinas?
    Obrigado

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Dalva 🙂
      se você vai fazer trajetos longos como por exemplo: Milano – Venezia ou Florença – Roma, para estes trajetos é interessante comprar antes os bilhetes via Internet, nos sites da Trenitalia ou da Italo, porque os preços variam, e vao ficando mais caros quando se aproximam da data de saída. Já os trechos de bate e volta, como pode ser Veneza – Verona ou Florença – Luca, pode comprar quando já estiver por lá, já que os preços sao fixos e nao costumam sofrer variações. Desculpa pela falta do til 🙁

      responder
  2. Rodrigo Filardi

    Olá Patrícia, fiz uma compra de passagem pelo site da Trenitália, para 2 adultos, porém ao preencher o sobrenome da passageira 2, errei. Era para ser “Abreu” e ficou “AberuAbreu”. Tentei entrar no site e fiz uma compra direta, mas como não tenho cadastro (só residentes europeus podem ter), não existe opção de “editar” os nomes dos tripulantes. Acha que terei algum problema lá explicando o “erro”?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Rodrigo, sinceramente ñ acredito que vc terá problema com este erro. Só ñ esqueça de validar os bilhetes antes de entrar no vagão!

      responder
  3. Regina

    Ola Patricia, estou indo para a Itália no dia 13, vou direto para Veneza, de la vou fazer todas as cidades de trem .
    Veneza – Milão – Turim – Roma – Florença e volto para Veneza.
    vc acha q devo comprar via internet ou consigo comprar la as passagens de trem ?
    Obrigada.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Regina, olha só as passagens para os trajetos entre as grandes cidades é melhor comprar antes porque o preço pode subir. Ou seja, todos os trajetos que voce indicou no comentário. Agora para os bate-e-volta ñ é necessário, por exemplo, Veneza – Verona ou Florença – Siena. Dá uma olhada na Trenitalia e na Italo Trens:http://turomaquia.com/como-e-viajar-de-italo-trem-na-italia/

      Um abraço

      responder
  4. Eliene Aguiar

    Oi Patrícia,
    Vou viajar em novembro para itália. Eu gostaria de viajar de carro. Você acha que vale a pena? É perigiso? Quais as dificuldades?
    Abraços,
    Eliene
    Recife, Pernambuco.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Eliene,
      não é perigoso, mas ñ vale a pena se vc apenas for fazer as grandes cidades, como Florença ou Roma. Vale a pena para fazer a Toscana, viajar pela Emilia-Romagna, ou de repente para fazer bate-e-voltas desde as grandes cidades. No que vc está pensando?

      responder
  5. Marcos Novaes

    Boa tarde Patrícia.
    Vou para Roma no dia 18 deste mês, estava lendo sobre validar os bilhetes, mesmo os bilhetes que vou comprar na hora lá, nas maquinas, para uso imediato, tenho que validar ou ele já sai da maquina “pronto para uso ..rs”?
    Vou ficar 7 dias em Roma e depois vou para Firenze, de trem, qual opção você acha mais legal,mais divertida, não estou falando de mais rápida,os trens rápidos que fazem o percurso em 1.30hs ou os regionais que levam mais de 3 horas?
    Por último e já pedindo desculpas por estar tomando seu tempo, é possível e fácil, fazer um bate volta de Firenze – Veneza – Firenze?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Marcos, mesmo que compre lá na hora tem que validar! Só ñ precisa validar os bilhetes da Italo, ao menos no trajeto Bologna – Firenze.

      Normalmente eu pego os trens regionais quando a diferença é grande em termos de preço, caso contrário prefiro os rápidos.

      Putis, veja só de Firenze a Venezia são 2 horas e cinco minutos para ir e o mesmo para voltar. Dá prá fazer? Dá, mas teria que despertar super cedo para valer a pena.

      Fique a vontade para perguntar!

      responder
  6. celso russo

    bom dia Patricia.Suas dicas de como proceder nas viagens de trem na Italia são ótimas.Vou viajar de trem de Roma via Milão p.Veneza.teremos que obrigatoriamente fazer conexão em Milão( como fazer) e p. Veneza deve´se atentar que estara escrito Trieste( como já me disseram ).Um abç.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuuu pela dica Celso 🙂

      responder
  7. Julie

    Oi Patricia!
    Adoro seu blog e acho os conteúdos muuito bem construídos. Parabéns! Tuas publicações me ajudaram muito a montar minhas viagens. Vou precisar da tua ajuda mais uma vez, pois tenho uma dúvida sobre trens na Itália:
    Estou indo para a Itália na próxima semana e já comprei meus bilhetes para grandes deslocamentos no site da Trenitalia (Roma-Firenze e Firenze-Venezia). Chegando lá eu preciso “imprimi-los” na estação e depois validá-los? Como faço para ter um ticket físico e validá-lo?
    Beijo e muito obrigada! 😉

    responder
    • Patricia de Camargo

      Julie, da última vez comprei online com a Italo, e imprimi em casa e ñ precisei trocar nem validar na estação. E o que comprei com a Trenitalia foram trens de curta distância e na hora. Mas pelo que me lembre eles te enviam os bilhetes eletrônicos por e-mail. O que eu faria seria imprimi-los, e perguntar na estaçao se é necessário validá-los.

      Na volta se tiver um tempinho, passa aqui e me conta como foi 🙂

      responder
  8. LUCIO NUNES DE MORAIS DUQUE DE CAXIAS

    Estarei Roma em janeiro , quero ir em veneza de trêm , tem como eu ir e voltar no mesmo dia , quanto custa as passagens ida e volta ,quanto tempo dura ?
    poderia me ajudar , devo comprar agora ?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Eu acho um bate e volta meio complicado, porque são 3 horas e 45 minutos / 4 horas de trem (cada trajeto!). O preço varia muito, e depende da antecedência da compra, que poderá realizar até 90 dias antes da data da viagem. Dê uma olhada nas empresas: Trenitalia e Italo.

      Um abraço

      responder
  9. Anderson Simonetti

    Ola PAtricia,
    Amei seu blog! super informativo!
    Chego em Roma em 02/02/15 e voltarei de Verona em 17/02/15. Ficarei hospedado em Roma / Florença / Verona mas pretendo fazer outras cidades como bate e volta. (pisa de Florença) (Veneza e Milao de VErona)
    Estou planejando fazer tudo de trem tanto para cidades onde ficarei hospedado como os bate e volta.
    Alguma dica especial?
    COnheço alguns paises da Europa mas Italia é a primeira vez.
    desde ja agradeço pela especial atenção
    fico no aguardo
    grato
    um abraço

    responder
    • Patricia de Camargo

      Anderson, vc já viu nossos posts destes destinos?
      Roma – http://turomaquia.com/category/europa/italia/roma/
      Florença – http://turomaquia.com/category/europa/italia/florenca/
      Um lugar que eu fui, e achei espetacular, e que prometo escrever em breve é Ravenna. Um bom lugar também para usar de base ( e que é mais barato que as demais cidades turísticas) é Bologna.
      Desde Florença vale a pena: San Gimignano e Siena.
      E de Roma (isso depende muito dos dias e interesses) um bate e volta à Pompéia.

      responder
  10. Anderson Simonetti

    oi Patricia,
    super obrigado pelas dicas e especial atenção! adorei!!
    tenho certeza que vou aproveitar bastante!
    um abraço

    responder
  11. Jr

    Ola Patricia

    Curto muito seu site, muito obrigado pelas dicas!!
    Vou explicar um poco meu roteiro e depois fazer a minha pergunta que é relacionada ao topico. Como é minha primeira vez na europa, fico morrendo de medo do desconhecido, ou de errar em algo, ou ser furtado o passaporte,etc. Embora já li tudo na net sobre os golpes que acontecem.Vou compartilhar algumas idéias que eu irei utilizar para se alguem quiser fazer igual.
    Para prevenção deixar o passaporte no cofre do hotel, e carregar comigo copia colorida do passaporte no bolso, não utilizar carteiras,não deixar nada no bolso de trás da calça,não deixar ninguem pedir sua camera para tirar foto de vc, ignorar pessoas se passando por policiais, ignorar africanos quando tentam falar com vc(golpe da ajuda),ficar sempre olhando ao redor com rabinho de olho, no metro não é aconselhavel levar bolsa ou mochila, levar dinheiro dentro da meias do tenis na sola, separar dinheiro contado em um bolso para transporte e ingressos onde for, deixar trocados para passagens no outro bolso, usar camiseta mais larga para tampar os bolsos da calça jeans,evitar andar lerdo a noite e em lugares com poucas pessoas, não se parecer perdido, ignorar quando tentarem falar com vc, ignorarem os golpes manjados como o do anel, da pulseira, do abaixo assinado, ciganas,anão, não deixar coisas de valor na mala grande, somente na mala de mão e com um bom cadeado.

    Roteiro Julho 2015:

    dia 9 check in no Hotel Londra 14:00 proximo a praça san marco, fico o resto do dia passeando por veneza, fazer 1 passeio de gondola(nos localizados perto da praça san Marcos), conhecer o palacio, e a noite ir na praça ver as musicas ao vivo.
    dia 11 eu arrumo as coisas e damos mais uma passeada por veneza,comendo em outros lugares e faço check out umas 9:00 e pego barco para o porto onde vou fazer um cruzeiro(tem que chegar antes das 12h).
    dia 17 volto do cruzeiro para o porto de veneza, pego barco do porto ao aeroporto e chego no Brasil dia 18.
    esses dias são tranquilos, é só aprender certinho qual barco pegar e onde pegar, pq em veneza existe o Vaporetto da Actv, existe os taxis(caros), existe os barcos da alilaguna que não sei qual é a melhor opção:
    Alilaguna Linea Rossa connects the airport Marco Polo to San Marco via Murano.
    Alilaguna Linea Blu aeroporto – cruzeiro
    Aliaguna Linea Arancio Aeroporto- rialto- San marco – Trem Sta lucia

    Minha grande dúvida e medo é no dia 10:
    Que pretendo ir com minha esposa a roma(capital dos golpes e furtos) conhecer o coliseu e proximidades.
    eu não consegui entender no google maps como fazer..
    Se eu comprar o bilhete de ida para roma e volta para veneza, em 1 mês sai mais barato né? E outra coisa não entendi esse negocio de autenticar o bilhete, é em alguma fila especifica ou alguma outra maquina perto da maquina que vende o bilhete?

    Desculpa pelo post extenso 😛

    responder
    • Patricia de Camargo

      Olá Junior,
      vou dividor em tópicos:
      1. você pode comprar o bilhete com até 90 dias de antecedência, quanto antes comprar, melhor será o preço. Duas companhias fazem este trajeto: Trenitalia e Italo. Importante, a melhor parada em Roma é Roma TERMINI.
      2. se você comprar com a Italo não precisa validar o bilhete na estação de trem, apenas se compra com a Trenitalia. As máquinas são como estas que aparecem na segunda foto, apenas verifique se é necessário para os bilhetes online da Trenitalia, eu comprei online na última viagem com a Italo e não precisei!
      3. Você quer saber como ir da estação de trem de Roma para o Coliseu, é isso?

      responder
      • jr

        Ola Patricia

        Muito obrigado por responder!
        Então, olhei ambos sites italo e trenitalia para ter uma idéia, apesar que não tem a data de julho ainda(só tem 90 dias como vc disse), deu uma clareada nas opções. Existe essas 2 companhias que vc disse e varias opções de trens.

        Partindo da estação sta lucia existem opções de destino roma termini(mais perto) ou roma tiburtina. Descendo em qualquer uma dessas eu preciso fazer baldeação e pegar o metro com destino Laurentina, ai desço na parada do metro coliseu(coliseu é em frente ao metro).

        Minhas dúvidas

        1- Esse ticket do trem tb vale para fazer baldiação para o metro? e precisa validar para pegar o metro com destino Laurentina?
        2- Vc ja pego o trem de 1º classe e 2º classe?, tem muita diferença em relação a conforto, visualização das paisagens pela janela, lanche,etc?
        3- em relação ao horario, tem trem partindo das 4:00 da madruga da estação sta lucia, posso comprar esse ingresso de ida 4:00(saio do hotel umas 2:30 da manha), e volta 14h ou 15h. Compro o ingresso do coliseu online, assim evito muita fila. O coliseu só abre 8:30, chego e ja fico nos primeiros da fila, aproveito e olho o coliseu e os pontos turisticos ao redor, vc sabe se funciona os taxis, vaporettos, barcos da alliguna de madrugada para eu pegar do hotel em san marco para estação sta lucia?

        Desculpa o monte de perguntas!
        Obrigado Patricia

        responder
  12. Verusca

    Olá patrícia! Queria algumas dicas sua de como faço para ir de trem Roma – Martina franca, puglia. O que você me indicaria, pois é a primeira vez que vou viajar de trem pela Itália. E em relação a bagagem você tem alguma informação? Pois levarei 1 mala média e outra pequena de mão. Suas dicas me ajudará bastante. Desde já fico grata.

    responder
  13. Adriana

    Ola Patricia, pode me dar umas dicas sobre as viagens de trem? Vamos fazer alguns bate-voltas: Veneza/Verona/Padua, Firenze/Pisa/Lucca e Roma/Napoles/Pompeia. Da para comprar os bilhetes na hora, sem pagar muito mais caro? Agradeco sua ajuda.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Adriana, vamos lá:
      1) trecho que é melhor comprar antes na Trenitalia para ñ pagar mais caro: Roma – Napoli

      2) os demais, pode comprar na hora, por exemplo Veneza – Verona; Napoli – Pompeii. Mas se for de trem de Veneza a Firenze, e depois a Roma, estes trechos mais longos também deve comprar antes (com a Trenitalia ou a Italo)!

      Como vai para Firenze, talvez te interesse nosso Guia: http://turomaquia.com/guia-para-se-divertir-na-galeria-uffizi-em-florenca/

      Beijos 🙂

      responder
  14. Marilene Torres

    Patrícia adorei todas as suas dicas, eu estou me preparando para ir a itália em 2016, e sozinha, imagina como estou? Comecei um curso básico de italiano pra saber pelo menos como vou comer lá não é? Pois bem estou super nervosa e gostaria de um guia de viagens de trem, exemplo eu vou desembarcar em Roma, mas quero conhecer, Florença/Milão/Veneza/Bari ou seja pretendo ficar uns 15 dias, então na minha cabeça eu ficaria 4 dias em Roma, 2 dias em Florença, 2 dias em Milão, 2 dias em Veneza, e quero conhecer também Bari que não vi nenhum trecho para lá, e todos esses lugares que te falei quero com hospedagem, que também gostaria de dicas de lugares legais e baratos, não quero luxo, até porque quem vai bater perna não vai querer muitas regalias pra hospedagem, enfim no que você puder me dá dicas e se tiver mais lugares legais me ajuda a montar a viagem dos meus sonhos, sim já ia esquecendo é fácil se comunicar lá com o básico de italiano? Eles são pacientes pra informações? Eu vou sozinha é fácil encontrar brasileiros pra se enturmar na mesma situação, sim, outra coisa também vou completar 52 anos ou seja de preferência na faixa etária também, será que encontro alguém disponível pra aventurar uma viagem tranquila e divertida? Tá vendo tenho muitas dúvidas mesmo não é? rsrsrs

    responder
    • Patricia de Camargo

      Marilene, você não terá problemas para se comunicar na Itália, pode ficar sossegada. Nas próximas semanas vou lançar um índice dos meus posts da Itália pra ficar mais fácil pra você consultar, bem como fazer uma guia de hotéis para estas 4 grandes cidades, vou publicar estes posts até o dia 15 de dezembro, ok? De Roma vc pode ir para Bari de trem, dá uma olhada na Trenitalia, mas lembre que eles só vendem os bilhetes com 90 dias de antecedência! Vamos conversando 😉

      responder
  15. Polyana Sousa

    Olá Patrícia! Achei sei blog agora e estou adorando! Vou a Itália em setembro com o meu marido e sempre vejo as pessoas falando que tem que validar o ticket do trem e do metrô, mas como faz isso? É só encostar nessa máquina e pronto? Iremos a Florença de trem – trenitalia ou italo, ainda não comprei – é preciso validar também?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Polyana,
      se viajar com a Italo, ñ precisa validar, os fiscais da empresa passam validam os bilhetes durante o trajeto; já em Trenitalia, sim.É só enfiá-los numa máquina amarela (nos regionais) ou verde no caso dos trens de maior trajeto como Florença – Roma (por exemplo), que vai por pressão deixar uma marca nos mesmos, nesta viagem de agosto vou fazer um vídeo pequeno e te mostro lá no Facebook do Tauromaquia, os vídeos mais explicativos saíram a partir da segunda semana de agosto no meu canal de Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCXXNPJHmGOd2ptE-F1uzSng?view_as=public

      Sobre o metrô é por catraca.

      Um abraço

      responder
  16. Terezinha

    Oi Patricia,
    Qual sua opinião sobre melhor facilidade/Custo/Beneficio para 05 trechos de trem na Italia? O que vc acha do Italy Pass? Ele precisa marcar assentos e tem custo? Pode ser feito online? O que vc acha de comprar um chip de celular para internet durante a viagem?
    Meus trechos:( Milão-Chegada-Firenze( 4 noites) , Roma(4 noites) , Veneza(2 noites), Verona(1 noite), Milão( 1 noite). Muito obrigada ! adorei suas dicas acima.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Terezinha, se você comprar com bastante antecedência, até pode conseguir tarifas melhores do que comprando o passe, mas se viajar de última hora, o passe pode ser ótimo. Também deve verificar se no caso de alguns trens não terá gastos extras, como reservas de assentos.

      Qualquer dúvida, pode perguntar 🙂

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Um museu é um lugar legal para ... Como você completaria esta frase,  para esta foto?
.
#koln #museum #art #beautifulmoment #museu
  • O tempo tá prá peixe. Vinte e nove graus às 10 da manhã. O melhor? Usar a praia de banheira ou desfilar junto à brisa do mar 🛀🏄👙🏝
.
#colirios #lascanterasbeach #grancanaria #laspalmasdegrancanaria #surfing #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁
  • Entramos? Misturas impossíveis que o Porto faz prá você.

Uma semana incrível para vocês. Eu já coloquei um incenso prá queimar. Prá ver se os nós se desfazem esta semana. 
Depois de uma noite louca entre pesadelos de época kkkkkk tô necessitada de um cheiro bom 😉

#porto #portugal🇵🇹 #mix #bares #beautifulcity
  • Gran Canaria também sofre com a onda de calor. Ontem subimos a San Mateo e o termômetro marcava 38 graus 😨 Nesta cidade acontece sábado o dia todo e no domingo até às 14 horas um mercado agrícola genial 👁‍🗨
.
#sanmateo #canaryislands #grancanaria #market #verão #happiness😊 #happymoments❤
  • Lanzarote é linda até detrás de uma janela 👏
.
#lanzarote #cesarmanrique #arquitetura #architect #canaryisland #art #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁
  • Praia de uma das ilhas mais singulares das Canarias - Lanzarote 🏝🏝🏝
.
#lanzarote #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #canaryisland #famarabeach🏄 #island #beach

Follow Me!