Bascook – Daquelas experiências que valem a viagem
Numa pequena rua próxima à grande artéria comercial de Bilbao, a Gran Vía, e também do ladinho de um dos fosteritos (como os bilbaínos chamam as bocas de metrô desenhadas por Norman Foster) você vai encontrar um antigo armazém convertido em casa da tentação pelo Chef Aitor Elizegi Alberdi.
O Bascook é legal do começo ao fim. Uma garotada de camiseta e tênis recebe, sugere e serve. Mas não pense que este estilo descolado vai de mãos dadas com informalidade de linguagem ou na forma de tratar o cliente, nada mais longe disso. Assim no mais puro estilo quem vê cara, nao vê coraçao, este mesmo rapaz de tênis te dá sugestões de pratos, conta a história de ingredientes e vinhos, e marca um ritmo preciso entre cada prato.
Durante a semana no horário do almoço há um menu de 24 euros, onde você escolhe dois dos pratos com estrela do cardápio, que é um pequeno jornal. E ainda uma das 3 sobremesas do dia, que também estão na carta. Ou seja, o menu não está conformado por um cardápio à parte, e meio que nada a ver com o mais interessante que se serve no restaurante.
A taça de vinho custa 3 euros; e se quiser começar com um pouco de bolhas, a taça de champagne Mumm custa 6 euros. A garrafa de 800 ml de água custa 3 euros.
Assim que pedimos a água, nos serviram umas amêndoas com casca quentinhas, e o plus: com limão raspadinho por cima. Entre meus dois pedidos, o garçom, que prefiro chamar meu consultor gastronômico 😉 sugeriu que primeiro degustasse “arroz negro com jibiones, cortezas de bacalo y salsa verde”, na hora de servir, colocaram um caldinho branco dos deuses. O arroz em seu ponto e com gosto de mar, e as combinaçoes eram incríveis. Sabe aqueles pratos que você vai comendo devagarzinho com pena que se acabe?!
O Tom foi de Tatín de huerta com hojaldre de mostaza; e pomada & tempura de champiñon. Provei a tempura de champiñon e adorei.
Meu segundo era uma releitura de um dos meus pratos espanhóis favoritos, los huevos rotos com batatas fritas e jamón serrano. Aqui as batatas estavam cozidas com pimentos, e um gosto de carne, que eu acho que era bacon. Me senti outra vez como quando fomos ao Tulhas, “quase uma experiência religiosa” 🙂
E de sobremesa, o Tom foi com a sobremesa estrela, a coalhada de ovelha, com muesli de nozes e caramelo, mais sorvete de figo. E eu resolvi ser um pouquinho ousada, fui de sorvete de gin-tonic. Embaixo uma espécie de quatro madalegnas de espécies, e quatro “gominolas” de juanola, que é um doce bem típico do País Vasco, de “regaliz”(alcaçuz).
No final, eu e o Tom nos olhamos, e sabíamos o que o outro pensava: “E agora José, chegamos a outro nível gastronômico! Como pedir em outro local menos que a excelência?!!! “ Um perigo. E a comida estava tão divina, que ainda nem te contei que o lugar é lindo, uma mistura de manter o que existia e colocar o que é essencial para servir bem.
É daqueles restaurantes que recomendo para uma comida romântica; para surpreender alguém especial ou um almoço para você se dar de presente. Como contra-indicação, daqui prá frente, realmente as comparações serão odiosas.
No final de tudo gastamos 62 euros e fomos felizes para sempre!
Combina com uma visita ao Museu Guggenheim ou ao Museu de Bellas Artes de Bilbao; e se você nao curte museu, com uma manha de compras pela Gran Vía ou um trekking urbano às margens do Rio Nervión.
Planeje aqui sua viagem para a Espanha
Veja todos nossos posts de: Madri | Barcelona | Bilbao | Ilhas Canárias| Sevilha | Córdoba
Busque e reserve seu HOTEL em: MÉRIDA | MADRI | BARCELONA | BILBAO | GRAN CANARIA | TENERIFE | LANZAROTE | FUERTEVENTURA | SEVILHA | CÓRDOBA | GRANADA. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema por lá pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.
Bascook
End.: Calle Barroeta Aldamar, 8, 48001 Bilbao, Vizcaya, Vizcaya
Tel: +34 944 00 99 77
Site: http://www.bascook.com/
fotos e video: turomaquia_2014