Altamira – a arte chocante dos homens das cavernas
Quando foi descoberta no século 19, o pessoal não acreditou que se tratassem de pinturas pré-históricas. As figuras eram tão reais, tão vivas que não podiam ter sido realizadas por homens que haviam vivido a 17.500 anos atrás.
Ninguém mais duvida que sejam tão antigas, mas o assombro ao colocar o pé na Neocueva continua intacto. Uma réplica perfeita de parte da caverna original e que se encontra dentro do Museu de Altamira.
Este Patrimônio Mundial da Humanidade já não ser visitado desde 2002. Imagine algo que ficou hermêtica fechado por séculos e séculos, e que de repente se vê exposto a muito oxigênio, gás carbônico, reações químicas, um desastre! Por isso se decidiu suspender a visitação até 2014, quando o relatório de especialistas dirá o que é melhor para seu futuro e manutenção.
Junto com a Caverna de Lascaux (França) forma um dos conjuntos mais importante de pinturas rupestres do mundo. Aliás, a original francesa também não pode ser visitada, mas sim sua réplica que está a 200 metros.
Voltando à Altamira, o museu não se restringe à réplica. Uma exposição permanente mostra como viviam os homens e mulheres responsáveis pelas pinturas. O lugar é divertido e interativo. É possível tocar algumas peças e sentir o cheiro dos pigmentos. Desenhos animados de 1 minutos super engraçados rompem prejuízos e deliciam a todos.
Ao comprar a entrada, receberá com o ingresso o horário em que poderá entrar na Neocueva. A entrada é guiada. A réplica tem a mesma posição da original, e os tetos foram milimetricamente reconstruídos, inclusive as falhas. Ver aqueles cavalos e bisontes enormes é impactante. As pinturas por si já são, agora some a isto que os cavalos tem 17.500 anos e os bisontes, 14.500! E no ano passado foram identificadas pinturas que teriam 35.000 anos \o/
Depois de visitar a exposição e a Neocueva, você pode tentar fazer fogo ou caçar um cervo com a lança. Estas atividades são dirigidas por arqueólogos e com elas você entenderá que não é tão simples como parece friccionar duas pedras e fazer fogo. Ou caçar um bicho desde uma certa distância que não coloque em perigo sua vida! Participei dos dois é amei. Fora das épocas de férias não são oferecidos todos os dias, você pode ver as datas neste enlace: http://museodealtamira.mcu.es/El_Museo/talleres.html acontecem no exterior do museu. São gratuitas com o ticket de entrada. Não se recomendam para crianças menores de 8 anos. Existem atividades pensadas para elas, veja aqui.
Informações práticas
Abre de maio a outubro, de terça a sábado das 9:30 às 20:00 horas; e nos domingos e feriados das 9:30 às 15:00 horas.
De novembro a abril, de terça a sábado das 9:30 às 18:00 horas; e nos domingos e feriados das 9:30 às 15:00 horas.
Não abre nas segunda-feiras, e nos dias: 1 e 6/janeiro; 1 de maio; 28 de junho e nos dias 24, 25 e 31 de dezembro.
Tarifa: 3€, e reduzida, 1,50€. Já visitei várias vezes, inclusive na alta estação, e sempre comprei minhas entradas nas hora.
Site: http://museodealtamira.mcu.es/index.html
Planejando sua viagem para a Espanha
Veja todos nossos posts de: Madri | Barcelona | Bilbao | Ilhas Canárias| Sevilha | Córdoba
Busque e reserve seu HOTEL em: SANTILLANA DEL MAR | MADRI | BARCELONA | BILBAO | OVIEDO | SANTIAGO DE COMPOSTELA | LANZAROTE | FUERTEVENTURA | SEVILHA | CÓRDOBA | GRANADA. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema por lá pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.
fotos: turomaquia_2011_2003 e imagens oficiais do Museu de Altamira