Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 15 2013

Tour arquitetônico por Bilbao – das mãos de 3 prêmios Prizker, o Oscar da Arquitetura!

1. Começamos com nada menos do que as bocas de metrô desenhadas em 1995 por Norman Foster.
Tour arquitetônico por Bilbao

2. Quando se inauguraram os elementos de Foster, a construção do Guggenheim já estava em construção. A obra de Frank O. Gehry se inaugurou em 1997. No mesmo ano, a ponte de CalatravaZubi Zuri.
Bilbao - Tour Arquitetônico Tour arquitetônico por Bilbao
Tour arquitetônico por Bilbao

3. Em 1999, no local ocupado antes pelos estaleiros se levantou o Palácio Euskalduna. Um centro de convenções projetado por Federico Soriano e Dolores Palacios.
Palacio Euskalduna

4. Uma biblioteca idealizada como um grande container de livros, esta era a idéia de Gloria Iriarte, Eduardo Múgica e Agustin de la Brena quando desenharam a Biblioteca Foral de Bilbao, que abriu suas portas em 2005.
Tour arquitetônico por Bilbao

5. 2008 foi um ano cheinho de novidades. Das mãos do japonês Arata Isozaki nasce o complexo de sete edifícios Isozaki Atea, ao qual se pode aceder do outro lado do rio através da ponte de Calatrava. Se esta obra também estava nas margens do Nervión, a seguinte já invadia a cidade, o edifício do Departamento de Sanidad, obra de Juan Coll-Barreu e Daniel Gutiérrez Zarza.
Isozaki Atea
Bilbao - Tour Arquitetônico Bilbao - Tour Arquitetônico

6. A Universidad de Deusto é uma instituição provada e super renomada, com sede em Bilbao. Em 2009, abre sua nova biblioteca, obra de Rafael Moneo, o mesmo arquiteto responsável pela ampliação do Museu do Prado.
biblioteca de deusto

7. Phillipe Starck chega à cidade em 2010 para a festa de lançamento da remodelação da Alhondiga.

8. A prefeitura se amplia sob o olhar da empresa de Bilbao – IMB Arquitetos e se inagura em 2011.
ayuntamiento bilbao

Um passeio que permite ver a obra de 3 homens que já ganharam o oscar da Arquitetura, o prêmio Pritzker, e as revelações dos últimos anos no mundo dos grandes edifícios, é mole ou quer mais 😉 ?
Mapa Roteiro Bilbao
Para ver o mapa ampliado, e utilizá-lo em sua visita, clique aqui.

Planejando sua viagem para a Espanha

Veja todos nossos posts de: Madri | Barcelona | Bilbao | Ilhas Canárias

Planejamento ViagemBusque e reserve seu HOTEL em: MADRI | BARCELONA | BILBAO | GRAN CANARIA | TENERIFE | LANZAROTE | FUERTEVENTURA | LA GRACIOSA | EL HIERRO. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema por lá pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

O que fazer em Barcelona - Guia (ebook)
Madri - Guia do Prado

fotos: turomaquia_2011 e
Palacio Euskalduna – Wojtek Gurak
Isozaki Atea – Clumsy
Prefeitura Bilbao – http://bilbaoenconstruccion.com/2011/05/24/ampliacion-del-ayuntamiento-el-edificio-san-agustin-se-abre-a-la-ciudadania/

3 Comentários

  1. Boia Paulista

    Oi, Patrícia. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Nat, que delícia 🙂
      beijos

      responder
  2. petter

    Muito legal mesmo, principalmente o mapa da mina no fim do post!

    Té!

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Trailer de mais um vídeo da “Odisseia Grega” no YouTube - Patricia de Camargo. Link na bio, te espero por lá 👁

#greecelovers #atenas #vlogatenas #acropoledeatenas #grecia
  • Vistas da Acrópole. O templo grego mais bem preservado do mundo, o de Hefesto 🏛

#greecelovers #templodehefesto #atenas #greciaantiga #mundoantigo
  • Muita gente me diz que sítio arqueológico é só pedra e mais pedra. Mas que nada, são aquilo que a gente foi, são pilhas da nossa memória coletiva, são nossa chance de entender como chegamos até aqui e de que forma queremos ser lembrados em 200 anos quando outros homens e mulheres caminharem pelas ruínas do nosso legado 🙌🏼 #greecelovers #acropolis #atenas #artegrega #estilojonico
  • Dica de Sevilha: café da manhã na tradicional “La Campana” fundada em 1885. O lugar é bonito, gostoso e oferece uma boa relação custo x benefício . Gastamos 13,10€ por 2 sucos de laranja natural, 2 cafés e 2 mistos. 
Também é um ótimo lugar para comer um doce tradicional ou comprar um presente gostoso 😉

Abre todos os dias das 8:00 às 22:00 horas.

#sevilha #lacampana #ondecomersevilha #espanhalovers
  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins

Follow Me!