Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 22 2010

Palacio Nacional de Sintra – uma bela mistura de estilos

Por fim ia entrar naquele lugar que perseguia todas as fotos panorâmicas da cidade. Por onde se olhava, lá estavam as gigantescas chaminés da cozinha do Palácio Nacional de Sintra.

Era um domingo, e ao contrário do Palácio da Pena, aqui não havia filas. Na bilheteria uma surpresa, aos domingos acesso gratuito. A entrada se dá desde o pátio, pela grande escadaria. Deste pátio, as vistas da cidade são estupendas. A Vila de Sintra emoldurada pelos arcos do edifício.
Palácio Nacional de Sintra
Palácio Nacional de Sintra
O edifício do palácio se menciona já no século X pelo geógrafo árabe Al- Bacr. Era a residência dos prefeitos mouros de Lisboa durante a ocupação árabe. Com a conquista de Lisboa em 1147 passa a ser propriedade dos reis até a proclamação da República em 1910.

A estrutura é medieval, mas cada rei foi marcando seu espaço durante seu reinado. As obras mais importantes foram realizadas durante o reinado de D. João I (século XIV) e de D. Manuel (séc. XVI). Mas se nota a cada passo a influência árabe nas fontes, nos azulejos, nos arcos pontiagudos, e o respeito que os monarcas portugueses tinham pelo estilo mudéjar (mourisco). Neste palácio, os reis e a família real passavam o verão, vinham de caça ou fugiam da peste!
Palácio Nacional de Sintra
Além da ornamentação de cada cômodo, decoram o espaço grande parte das coleções de mobiliário da Casa Real que vão do século XVI ao XIX. A cada espaço um cartaz em português e em inglês indica o seu uso, e outro cartaz destaca os objetos mais importantes dispostos em cada espaço.

Palácio Nacional de Sintra
Sala das Pegas (pássaro com manchas brancas e pretas) em razão do teto.

Palácio Nacional de Sintra
Terrinas chinesas (louça onde se serve a sopa) em forma animal da Dinastia Qing (1760-1780)
Palácio Nacional de Sintra
Quarto de D. Afonso VI, aprisionado no palácio por 9 anos até sua morte no palácio, por seu irmão D. Pedro II.
Palácio Nacional de Sintra
Entrada da cozinha, separada dos demais cômodos, como medida de segurança
Palácio Nacional de Sintra
Atualmente serve de apoio aos banquetes oficiais realizados no palácio
Palácio Nacional de Sintra
A cozinha ainda recebe a água proveniente das nascentes da serra
Palácio Nacional de Sintra
A Capela
Dica Turomaquia: Não deixe de olhar prá cima, os tetos pintados são uma loucura. Temas bastante diferentes e alguns com histórias hilárias, como traições reais!
Palácio Nacional de Sintra
Palácio Nacional de Sintra

Leia também:
Para chegar em Sintra
A Cascais dos amantes sugados pelo mar – Boca do Inferno
Casas e Palacetes de Cascais
Cascais: Manual Prático
Restaurante em Sintra – Tulhas (quase uma experiência religiosa!)

Ainda hoje, a sala favorita Turomaquia do Palácio Nacional de Sintra e dicas práticas para a visita.

fotos: turomaquia_2010

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dica de Sevilha: café da manhã na tradicional “La Campana” fundada em 1885. O lugar é bonito, gostoso e oferece uma boa relação custo x benefício . Gastamos 13,10€ por 2 sucos de laranja natural, 2 cafés e 2 mistos. 
Também é um ótimo lugar para comer um doce tradicional ou comprar um presente gostoso 😉

Abre todos os dias das 8:00 às 22:00 horas.

#sevilha #lacampana #ondecomersevilha #espanhalovers
  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte

Follow Me!