Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 04 2012

O que fazer em Machu Picchu

Quando subi o primeiro dia à Machu Picchu não tinha nem idéia da quantidade de atrativos que escondia o recinto arqueológico. Ao descer do trem Vistadome, deixei minha micro-mala com o pessoal do hotel e encontrei o guia da visita guiada que contratei muito antes de colocar os pés no Peru.

Acho que acertei por pura ignorância. O melhor é realmente começar com um guia. Primeiro, porque o lugar é enorme; segundo porque a interpretação do patrimônio é escassa, ou mais bem, inexistente; e terceiro, para evitar que você comece a visita estimulando e fortalecendo prejuízos do tipo, isto é só uma pedra em cima de outra pedra. Afinal, a maioria de nós não estudou arqueologia e não está obrigado a entender a complexidade da cultura inca assim sem mais aviso.
Machu Picchu - Peru
Subi com meu grupo e o guia, mas você também pode contratar um guia na entrada do recinto. A visita guiada não percorre a totalidade da cidade, até porque caminhar por tudo demanda certo esforço, já que falamos de subidas e descidas com fortes pendentes. Para quem contrata na entrada, o preço varia bastante, seguindo a lógica do mercado oferta x demanda, bem como tamanho do grupo. Estamos falando de R$ 10,00 a R$ 25,00/pessoa. Mesmo que se trate de uma viagem econômica, deixe para econcomizar em outro aspecto, subir e não entender nada do que vê, realmente é uma perda de tempo.
Machu Picchu - Peru

Agora bem, já manjando um pouco de Machu Picchu, caminhe a teu bel-prazer por cada esquina. Se vai estar apenas um dia, escolha 1 ou 2 caminhadas entre:
escanear0001

estrada-do-sol
Adorei, o caminho é gostoso, muito verde e você vai conseguir umas fotos dignas de National Geographic!
Tempo de caminhada: 2 horas (ida-e-volta)
Altitude: 2.760 metros
Perfeito para: ter a mesma visão que o pessoal que faz a Trilha Inca tem de Machu Picchu. E sem caminhar 4 dias em altas altitudes 😉
Dificuldade: média. Se estiver chovendo, as pedras são um pouco escorregadias, e isso em todas as caminhadas. Por isso, tente subir à cidadela de tênis de trekking, ou com um tipo de sapato que não tenha o solado liso. As subidas são leves, a trilha está bem marcada. Há locais para dar uma descansada. E a dificuldade em si é a distância.
Machu Picchu - Peru
Machu Picchu - Peru
Machu Picchu - Peru

montana-machupicchu
Quando subi a trilha tinha livre acesso, mas agora se paga à parte para subi-la. Fiz com um pouco de chuva, e tive que ir beeem devagar, em razão das pedras. Na cima, uma bandeira com as cores do arco-íris. Agora tem que reservar junto com a entrada!
Tempo de caminhada: em um ritmo normal, 3 horas (ida-e-volta).
Altitude: 3.000 metros
Perfeito para: se ter uma idéia de todo o recinto, uma espécie de vista aérea, já que é a montanha mais alta da cidade inca.
Dificuldade: média-alta, quando eu fiz faltava manutenção ao caminho, mas imagino que agora que cobram que a situação esteja melhor. Leve em consideração, que chove muito por lá, e que esta umidade dificulta os trabalhos de manutenção.
Machu Picchu - Peru

ponte-inka
Tempo de caminhada: 1 hora/1 hora e 15 minutos (ida-e-volta)
Perfeito para: se ter a real dimensão do entorno da cidadela, você vai se meter de cheio na “selva”, ver os terraços agricolas da cara leste e ver a hidoelétrica lá embaixo. Novamente ficar de boca aberta, sem entender como os incas conseguiram construir aquela ponte naquele precipício.
Dificuldade: alta. Na entrada do caminho que vai dar à ponte há uma fiscalização do parque, e todo visitante que vai até a ponte, deve escrever seu nome no caderno de registros e o horário em que começou a caminhada, e na volta seu horário de chegada. O caminho é muuuito escorregadio, em poucas partes há uma muretinha que separa o caminhante do precipício, e na parte final umas cordas junto ao paredão de rocha funcionam como corrimão. Não recomendo para quem sofre muito de vertigem.
Machu Picchu - Peru
Machu Picchu - Peru
Machu Picchu - Peru
Machu Picchu - Peru
Machu Picchu - Peru

waynapicchu
Foi o único trekking que não fiz. Estava sozinha e não me atrevi. Antes o pessoal madrugava para conseguir um dos 400 tickets diários da subida. Agora se compra comodamente o ticket de subida junto com a entrada da cidadela na Internet.
Tempo de caminhada: 2 horas e meia (ida-e-volta).
Para saber como é, leiam a crônica da Luisa, do Arquivo de Viagens: http://www.arquivodeviagens.com/huayna-picchu/
Machu Picchu - Peru Machu Picchu - Peru

PLANEJANDO sua viagem para o PERU

Veja todos nossos posts do PERU

Planejamento ViagemBusque e reserve seu HOTEL em: LIMA | CUSCO | AREQUIPA | PUNO | TRUJILLO | HUARAZ | ICA. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Posts relacionados:
Machu Picchu – Primeiras Impressões
Como chegar a Machu Picchu
Como comprar a entrada para Machu Picchu

Chamada video 2

fotos: turomaquia_2011